Maringá campeã dos Jogos Abertos e Brasileiro de Ginástica agitaram o fim de semana 27/11/2023 - 13:50

A segunda rodada da etapa final dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), disputada de sexta-feira a domingo (24 a 26), em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, definiu os campeões da edição 2023 da competição. Na classificação geral, a equipe de Maringá se sagrou campeã, com Foz do Iguaçu em segundo e Pato Branco em terceiro lugar. Os três primeiros foram seguidos por Cascavel (4º), Toledo (5º), Londrina (6º), Campo Mourão (7º), São José dos Pinhais (8º), Ponta Grossa (9º) e Paranaguá (10º). Confira AQUI a classificação por modalidade esportiva.

As disputas do fim de semana levaram a Pato Branco 1.200 pessoas, entre atletas dirigentes e comissões técnicas, de 87 municípios. No total, os Japs tiveram mais 3.200 participantes nas duas rodadas da final – foram 2 mil no primeiro fim de semana.

Com a conclusão dos Jogos Abertos, o Governo do Estado conclui, também, o calendário de 2023 dos 11 jogos oficiais promovidos anualmente. “Encerramos o calendário deste ano dos eventos esportivos realizados pela Secretaria de Esportes (SEES). Ainda temos uma delegação viajando para a participação da Paralimpíada Escolar em São Paulo, que fecha o nosso ciclo de competições esportivas de 2023”, disse o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Homem D’El Rei. As disputas começam nesta quarta-feira (29) e seguem até sexta (01).

As atividades da Secretaria do Esporte seguem agora no Verão Maior Paraná, no Litoral e nas praias de agua doce na região Noroeste. As equipes atenderão veranistas e população local com jogos, competições e lazer.

GINÁSTICA RÍTMICA – O Ginásio do Tarumã, em Curitiba, principal espaço para prática do esporte do Governo do Estado, recebeu de sexta-feira a domingo (24 a 26) o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Loterias Caixa. A competição teve o apoio do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, e o incentivo da Copel, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). A realização foi da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com organização da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG).

Participaram do evento 48 clubes, de 12 estados, totalizando 598 ginastas das categorias Pré-Infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Infantojuvenil (13 e 14 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (a partir de 16 anos). No ano passado, os números foram 42 (clubes) e 377 (ginastas).

A bicampeã dos Jogos Panamericanos Dayane Camillo, ginasta de Londrina, foi homenageada com uma exposição realizada pela Secretaria do Esporte no Centro de Memória. Ela representou o Brasil nas Olimpíadas de Sidney (2000) e Atenas (2004). O público pode conferir fotos, artigos de jornais, medalhas e unifOrmes usados por Dayane. “Foi um sucesso, muito gratificante para mim ver todas aquelas crianças conhecendo minha trajetória, as mães vindo me agradecer pelo empenho que eu tenho com a ginástica rítmica. Uma grande alegria”, disse.

Com a presença de público alta durante todos os dias, em especial na abertura, a presidente da FPRG, Márcia Aversani, afirmou que os resultados, principalmente paranaenses, foram muito positivos. “Tivemos equipes paranaenses praticamente em todos os pódios”, disse Márcia.

Três equipes paranaenses seguem para o Sul-Americano de Ginástica Rítmica, que acontece em Assunção, no Paraguai, entre quarta-feira e sábado (29 e 2/12): a Agir, de Curitiba, na categoria infantil; a Agito, de Toledo, na categoria infantil e juvenil; e a Unopar, de Londrina, na categoria pré-infantil e juvenil. 

GALERIA DE IMAGENS