Luto no esporte: morre o Rei Pelé, o maior jogador da história do futebol 29/12/2022 - 18:36

Hoje o mundo inteiro lamenta a perda do maior jogador de futebol de todos os tempos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se pronunciou nesta quinta-feira (29) sobre o falecimento do Rei Pelé. O rei do futebol e considerado em todo o mundo como o melhor jogador de todos os tempos morreu nesta quinta-feira (29) após um mês internado em São Paulo para o tratamento de um câncer no cólon.  Ratinho Junior também publicou decreto estadual declarando três dias de luto oficial no Paraná, a partir desta quinta-feira, em decorrência do falecimento de uma das maiores figuras públicas da histórica nacional.

Tricampeão mundial com a Seleção Brasileira, Pelé estava internado há exatamente um mês no hospital Albert Einstein. O Atleta do Século tratava uma infecção respiratória após contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento do câncer no cólon. O falecimento foi anunciado pelo hospital.

O maior jogador de futebol de todos os tempos estreou na Seleção em 1957, quando também fez seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Pela equipe brasileira, com apenas 17 anos, venceu a Copa do Mundo na Suécia, em 1958. Quatro anos depois, foi bicampeão mundial no Chile e, em 1970, comandou o time brasileiro ao tricampeonato mundial, no México.

Batizado Edson Arantes do Nascimento, Pelé é até hoje o único jogador do mundo a vencer três Copas do Mundo. Por clubes, jogou apenas pelo Santos, onde fez história, e pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde ajudou a alavancar o esporte. É autor de 1.282 gols em jogos oficiais, recorde que permanece seu.

Em 2019, Pelé esteve no Paraná para o lançamento da campanha Imposto Amigo do Esporte, do Governo do Estado, e o programa Esportivo Lúdico Educacional, de iniciativa de Pelé. A campanha incentiva cidadãos e empresas paranaenses a apoiarem projetos esportivos desenvolvidos no Estado por meio da destinação de impostos. Já o programa Esportivo Lúdico Educacional foi elaborado com supervisão de Pelé e busca a inclusão social, promoção do rendimento escolar e a universalização e o desenvolvimento da prática esportiva no Brasil.

A campanha incentivou cidadãos e empresas paranaenses a apoiarem projetos esportivos desenvolvidos no Estado por meio da destinação de impostos, o que auxiliou no fortalecimento de programas de incentivo, como o Proesporte.

Pelé será sempre lembrado como o maior da história. 

GALERIA DE IMAGENS