Liga de Atletas Transplantados inicia campanha para Jogos Mundiais 24/05/2022 - 10:48

Foi criada, no Brasil, a Liga de Atletas Transplantados do Brasil (Liga Tx) no início de 2022. O grupo é composto por atletas brasileiros transplantados de fígado, rins, pulmão, pâncreas, coração e medula. O objetivo é reunir ainda mais atletas que foram transplantados. Atualmente a Liga conta com 20 atletas, sendo 3 deles do Paraná.

Um dos fundadores, o profissional de educação física Ramon Lima, conta que quando recebeu a notícia que precisava de um transplante teve um início de depressão pois pensou que precisaria se afastar daquilo que mais gosta, o esporte. “Quando eu conheci a primeira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados que aconteceu aqui em Curitiba  em 2019, vi inúmeras pessoas transplantadas que estavam ali competindo, se esforçando e percebi que não é limitante, que existe vida após o transplante”, comenta.

Um dos critérios que a Liga determina para competir aqui no Brasil são atletas entre 4 e 80 anos, que tenham sido transplantados há pelo menos um ano e se encontrem clinicamente capacitados. “Fundamos a primeira Liga com a intenção de abraçar o maior número de transplantados que queiram participar de competições e querem mostrar através do esporte e das competições que podemos participar e sermos representados”, afirma Ramon. 

O próximo desafio é representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Transplantados. A atuação nos jogos depende só do atleta. Por essa razão alguns iniciaram campanhas online de arrecadações para auxiliar nos custos. “Quero representar o Brasil da melhor maneira possível neste mundial. Dando o meu melhor, representar meu estado e minha cidade me motiva demais”, finaliza.

A próxima edição dos Jogos Mundiais de Transplantados (WTG - World Transplant Games) será realizada na Austrália na cidade de Perth, nos dias 14 a 21 de abril de 2023. O World Transplant Games (WTG) tem o propósito de promover a doação de órgãos e estimular os transplantados a fortalecer sua saúde por meio do esporte. Os jogos acontecem a cada dois anos e possui mais de 70 países membros.

Para quem deseja contribuir e conhecer mais o projeto visite a rede social da Liga Tx: www.instagram.com/ligatxbr