Jogos de Aventura e Natureza: capital paranaense recebe a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 23/05/2023 - 15:21

A segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023 ocorre entre os dias 26 e 28 de maio, no Parque Náutico Iguaçu, na cidade de Curitiba. O campeonato faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza e está sendo organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pela Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN), com apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Este evento marca o retorno da canoagem brasileira à capital paranaense, após cinco anos e deve contar com a participação de mais de 300 atletas de todo o país. Além disso, ajuda a definir o 1º Ranking da Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que somará os pontos da primeira etapa, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro do ano de 2023, em todas as categorias.

O presidente da CBCa, Rafael Girotto, agradece ao governo do Estado pelo apoio e pela parceria com a canoagem. “Estamos muito felizes com o evento em Curitiba, pois é uma das casas da canoagem brasileira, é onde nossa sede administrativa se encontra. A volta desse evento é motivo de bastante alegria, promete muito”, adiciona.

Simultaneamente ao evento nacional, também acontecerá o Campeonato Estadual de Canoagem Velocidade. Todos os atletas paranaenses que estiverem devidamente cadastrados à fase inicial da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, independentemente da faixa etária, estarão automaticamente participando do Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade de 2023.

Encerrada a fase classificatória, o comitê organizador deverá separar os atletas paranaenses dos demais atletas brasileiros e, de acordo com os tempos conquistados na pista, declarar oficialmente os campeões paranaenses, sem prejudicar em nada a organização do evento nacional. Tais campeões poderão somar os respectivos pontos no programa Geração Olímpica e Paraolímpica 2024 do Governo do Estado do Paraná.

Apenas as categoria K1MINF e K1FINF 200 metros serão inseridas na programação paranaense, sem estar presente na programação nacional oficial.

Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado do Esporte, o evento vai de encontro com o objetivo dos Jogos de Aventura e Natureza, atraindo grandes eventos esportivos e fomentando o turismo. “Estamos bem animados com esse grande evento abrindo os jogos. Nossa capital vai receber os melhores atletas de canoagem do Brasil”, afirma.

As disputas de Canoagem Velocidade serão divididas em oito categorias: Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Master, Menor e Cadete e Júnior e Sênior, todas com provas de 200m, 500m e 1000m. Já as provas da Paracanoagem serão de 200m, nas categorias KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1, KLT2. Todas com participação de atletas masculinos e femininos.

Igor Alex Tofalini é o atual campeão mundial de paracanoagem, e estará participando da Copa Brasil, um dos passos em busca do grande sonho: os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. “Minha participação no mundial foi muito boa, ter sido campeão mundial é um resultado de muito trabalho e muita dedicação. A expectativa para esse fim de semana é muito boa, espero fazer um bom trabalho e um bom resultado, estou treinando bastante para alcançar o resultado”

Os 5 primeiros atletas de cada classe pontuarão da seguinte maneira: 5 pontos para o 1º colocado; 4 para o 2º colocado; 3 para o 3º colocado; 2 para o 4º colocado; 1 ponto para o 5º colocado.

PROGRAMAÇÃO

25/05 - 08:00 às 18:00 - Classificação funcional. 18:00 às 19:00 - Reunião técnica.

26/05 - 07:00 às 18:00 - Provas de 1000m e 500m

27/05 - 07:00 às 18:00 - Provas de 500m e 200m

28/05 - 07:00 às 18:00 - Provas de 200m

TRANSMISSÃO

O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira, em todos os dias de provas do evento.

MAIS INFORMAÇÕES

Progama de Provas