Jogos da Integração do Idoso reunirão cerca de 1200 participantes em Guaratuba e Pontal 15/10/2021 - 15:34

Começa nesta segunda-feira (18) a 15ª etapa dos Jogos da Integração do Idoso, com abertura do evento realizada em Guaratuba, às 20h, no Ginásio Governador José Richa. Neste ano, Guaratuba e Pontal do Paraná serão as sedes do evento e reunirão 32 municípios com aproximadamente 1200 participantes, sendo 888 atletas e 312 pessoas entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores.

JIIDOS – Os Jogos da Integração do Idoso (JIIDOS) têm como objetivo estimular a participação, o prazer e a ludicidade por meio de atividades esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração, garantindo melhor qualidade de vida aos idosos.

Confira o Boletim Informativo com a programação do evento

O Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Helio Wirbiski, ressalta a importância de retomar os jogos no Paraná. “O retorno dos JIIDOS é um momento emocionante e importante para o Paraná, faz parte do nosso plano de recuperação pós-Covid e permite que os nossos idosos tenham melhoras na condição física, na motricidade, no convívio social e, principalmente, na qualidade de vida. É uma alegria proporcionar isso a eles”,  comenta.

O atleta Rubens Schane participou dos últimos jogos e está animado para a edição deste ano. “Participei dos últimos Jogos da Integração do Idoso e foi muito legal, neste ano a expectativa de reencontrar os amigos é a maior. O esporte, sem dúvida, melhora a qualidade de vida, principalmente agora, neste período pós-pandemia. Quem ganha somos nós”, afirma.

MODALIDADES – Todas as modalidades de competição são adaptadas: vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol. Neste ano, tem mais uma novidade. O Governo do Estado do Paraná ofertará oficinas para os idosos que estão iniciando os trabalhos nestas modalidades esportivas. Para isso, os JIIDOS terão sede em dois munícipios, Guaratuba e Pontal do Paraná, sendo que no primeiro serão realizadas as competições e neste último as oficinas. Além disso, foi ofertada uma capacitação para os profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios do Estado do Paraná.

EXPOSIÇÃO – Na abertura dos JIIDOS, o Centro de Memória do Esporte apresentará a exposição “Integração da Terceira Idade Paranaense”, contando a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, com homenagens a três atletas do estado: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy.

BIOSSEGURANÇA – A retomada dos JIIDOS será efetuada seguindo todos os protocolos de biossegurança. Todos os participantes deverão estar vacinados com as duas doses e testar negativo para a Covid-19. Respeitando os protocolos, o evento não será aberto ao público.

O evento é uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com apoio da Prefeitura de Guaratuba.