Jogos Escolares Eletrônicos abrem inscrições nesta segunda (20) 20/06/2022 - 09:40

Nesta segunda (20) abrem as inscrições para os Jogos Escolares Eletrônicos do Paraná (JEPS Eletrônicos). Em 2020, na edição piloto, os JEPS Eletrônicos tiveram 3.297 inscrições e 1.315 participantes. A introdução do e-sports nos Jogos Oficiais do Estado aconteceu visando o intercâmbio, e o entretenimento, aproximando os alunos como forma de atenuar os efeitos nocivos causados pela pandemia da Covid-19.

A grande novidade para esta edição é o seu formato híbrido, com disputas online e as finais de algumas modalidades acontecendo de forma presencial junto da fase final dos Jogos Escolares do Paraná. Ao todo, serão sete modalidades: eFootball (PES 2022 ou Fifa 2022), Clash Royale, Fortnite, Brawl Stars, Free Fire, League of Legends (LOL) e Just Dancing.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, está bastante ansiosa com a realização de mais um evento para os estudantes do Paraná. “Essa competição foi projetada no ano de 2020 por conta da pandemia para oferecer uma atividade para os alunos que estavam em casa sem aula. No ano de 2021 fizemos o evento com o mesmo objetivo para atender nossa clientela que era nossos alunos que estavam em casa em aulas remotas. Agora em 2022 retornamos esse evento mesmo com as crianças voltando às aulas presenciais. Entendemos que é importante a realização desse evento para esse público que não participa das modalidades tradicionais. Hoje em dia existe um número muito grande de pessoas que praticam o e-games, então o Governo do Estado oferece mais uma modalidade para que estes alunos possam desenvolver mais um tipo de atividade”, afirma.

A categoria de 12 a 14 anos, terão suas inscrições encerradas no dia 30 de junho. Os jogos acontecerão em dois fins de semana, nos dias 2 e 3, 9 e 10  de julho, com as partidas finais presenciais nos dias 16 e 17 julho na cidade de Campo Mourão.

Já os fins de semana de jogos online para a categoria de 15 a 17 anos, são 23 e 24, 30 e 31 de julho, com as finais presenciais nos dias 06 e 07 de agosto na cidade de Pato Branco.

O diretor de esportes da Superintendência Geral do Esporte, Cristiano d'El Rei, explica que os jogos eletrônicos hoje são uma realidade apesar de ter muita discussão sobre o conceito do que é esporte. “O Estado do Paraná não pode fugir dessa nova área de atuação. Com isso ampliamos os  jogos escolares e os jogos universitários com oferta de competição eletrônica específicas para cada uma dessas categorias”, afirma.

As inscrições são feitas pelo próprio aluno acessando o site oficial.

Formatos de disputa

Fortnite
Categoria: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Formato: 100% online -Torneio por quedas - Finais com Equipe de Narração e Transmissão.

eFootball PES 2022 ou Fifa 2022
Categoria: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Formato: Eliminatórias Online e as Finais serão presenciais com 8 jogadores – dividido em 2 grupos, o melhor de cada grupo faz a final.

League of Legends (LOL)
Categoria: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Formato: Eliminatórias Online e as Finais serão presenciais com 8 equipes – quartas / semifinal / disputa de terceiro e quarto / final.

Clash Royale

Brawl Stars

Just Dancing
Categoria: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Formato: Competição 100% presencial com eliminatórias no sábado e finais no domingo – inscrições durante o evento.

Freefire
Categoria: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Formato: Eliminatórias Online e as Finais com 16 jogadores divididos em 4 grupos, o melhor de cada grupo fazem as finais.

Os Jogos Escolares Eletrônicos do Paraná são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, Superintendência Geral do Esporte e Federação do Desporto Escolar do Paraná. Os eventos contam com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das Prefeituras Municipais.