Jogos Abertos do Paraná: Confira como foi a Regional 1 19/06/2023 - 09:50

Entre os dias 15 e 18 de junho, 12 municípios do estado foram sede dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).

A Fase Regional 1 teve participação de 260 municípios, sendo 807 equipes e 11.826 participantes, somando atletas e dirigentes, em seis modalidades: vôlei, handebol, bolão, bocha, futsal e basquete. Os resultados você confere AQUI.

A segunda fase da regional será entre os dias 30 de junho e 2 de julho nas mesmas cidades.

Abaixo estão disponíveis matérias realizadas em parceria com jornalistas locais de cada município-sede.

Chegou ao fim neste domingo (18) em Campo Largo/PR a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), competição destinada a jovens e adultos paranaenses com idade acima de 17 anos. A etapa campo-larguense reuniu na Capital da Louça desde a última sexta-feira (16) cerca de 1050 atletas representando 20 cidades, duelos validos em modalidades como a bocha, voleibol, futsal, handebol e basquete. 

Quem já garantiu a classificação direta para a fase final da competição – que acontece no município de Pato Branco, em setembro, foram as equipes que competiram na modalidade da bocha – mais especificamente os selecionados de Almirante Tamandaré/PR e Pontal do Paraná/PR, respectivamente. A equipe tamandareense não tomou conhecimento dos seus adversários e ganhou seus três duelos pelo placar de 3 a 0, assegurando assim a primeira colocação geral da etapa.

“Ficamos muito felizes em ter a oportunidade de participar desta etapa dos JAPs, ter essa troca de experiências e de garantir nossa vaga para a fase final dos jogos. A bocha também é um esporte para as outras gerações e queremos que cada vez mais pessoas se interessem, pratiquem e saibam da importância de incentivar as próximas gerações para que a atividade continue crescendo e se desenvolvendo”, cita um dos atletas da equipe vencedora, Edinho Silveira.

No município campo-larguense, os jogos aconteceram no Ginásio Antônio Lacerda Braga e Tereza Rincoski (Vila Olímpica), no Ginásio Romano Zanlorenzi (Itaqui), e na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Somente as disputas da bocha aconteceram fora do município – sendo realizadas na Sede Recreativa do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba/PR. 

Além de Campo Largo, a 65ª edição dos JAPs acontece também em 11 municípios-sede: Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Nova Esperança, Umuarama, Ubiratã, Guaraniaçu, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Missal e Jardim Alegre, envolvendo 260 municípios, 807 equipes e quase 12 mil participantes em todo o Paraná, entre atletas e dirigentes.

A segunda fase regional dos JAPs acontece entre os dias 30 de junho e 02 de julho, também em Campo Largo. A etapa define os classificados para a fase macrorregional, que em 2023 acontece entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.

A Etapa Regional dos Jogos Abertos teve 49 jogos em Coronel Vivida neste fim de semana, já definindo alguns classificados para a próxima fase. A competição continuará em diversas modalidades nos dias 30, 01 e 02 de julho com a segunda parte desta etapa, que prioriza jogos nos finais de semana. Segundo o Diretor Geral Regional Écio Ivan Verona que todas as modalidades realizaram seus jogos com a competitividade que os Jogos Abertos têm em sua essência, com jogos disputados todos os dias.

Seis equipes já confirmaram presença na Fase Macrorregional que acontece em Pato Branco. O Handebol feminino de Clevelândia que jogou no sábado, 17 e o bolão feminino de Coronel Vivida estão classificados. O Bolão masculino teve sua definição com o time de Marmeleiro vencendo São Jorge D'Oeste. No basquetebol o time de Palmas já garantiu a vaga e no masculino Francisco Beltrão venceu seus três jogos e conseguiu sua participação na próxima fase. Na bocha Palmas estará representando a região na competição.

O Secretário de Esportes Emerson Pizzi, afirmou que a cidade de Coronel Vivida através da Administração Anderson Barreto estará, novamente, preparada para receber os atletas e o público nos próximos dias da competição.

A primeira etapa da 65ª edição dos JAPS (Jogos Abertos do Paraná) – Fase Regional, realizada em Florestópolis, terminou neste domingo, (18/06) e definiu as equipes classificadas para a macrorregional nas modalidades de futsal, basquetebol, handebol e voleibol. A competição foi realizada de 15 a 18 de junho e contou com a colaboração da cidade vizinha Porecatu, que sediou os jogos de voleibol.

Esta edição contou com a participação de 16 municípios: Apucarana, Porecatu, Arapongas, Rolândia, Londrina, Centenário do Sul, Jaguapitã, Lupionópolis, Sabáudia, Cambé, Alvorada do Sul, Jandaia do Sul, Cafeara, Pitangueiras, Ibiporã e a anfitriã Florestópolis.

O diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos, disse que o Paraná atualmente é um estado que compete em nível de igualdade com os principais estados da federação: São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. "Essa é uma demonstração de que o governo do Paraná vem trabalhando em uma linha construtiva e propositiva, que certamente irá gerar frutos ao nosso esporte neste país", enfatizou Walmir Matos.

As praças esportivas que receberam os atletas para as disputas do JAPS na cidade-sede Florestópolis foram: Ginásio de Esportes Onicio Francisco de Souza, Quadra Poliesportiva Carlos Goulart e Quadra Poliesportiva Nicolau Caldeira. Em Porecatu as partidas da modalidade voleibol foram realizadas no Ginásio de Esportes Isaac Jabur.

Vale lembrar que a 2ª etapa dos JAPS também será realizada em Florestópolis e acontecerá entre os dias 30 de junho a 02 de julho.

Além da presença dos atletas e dirigentes das equipes, a cerimônia de abertura, realizada no dia 17 de junho, no Ginásio de Esportes Onicio Francisco de Souza, teve o privilégio de contar com a presença do prefeito de Florestópolis, Nicinho, deputado estadual, Tiago Amaral, diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos, chefe do Escritório Regional, Vilmar Aparecido Caus (Mazinho) e demais autoridades.

As competições da Fase Regional do 65º JAPS que teve início na última sexta (16), e foi finalizada neste domingo (18) de junho, movimentou o fim de semana em Jardim Alegre. Cerca de 797 atletas das modalidades de Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Bolão e Bocha, disputaram durante estes três dias, a classificação para a próxima etapa do campeonato, que ocorre de 30 de junho a 02 de julho. 

O time de futsal feminino da casa foi uma das equipes que garantiu a classificação para a próxima fase, e fez bonito no ultimo jogo contra a equipe de Marilândia do Sul, e venceu a disputado por 07 a 01. O Diretor de Esporte do município de Jardim Alegre, Luiz Carlos Pereira (Chocolate), comentou sobre a importância que os jogos têm para os municípios que sediam essas competições. 

“É sempre uma parceria muito importante e interessante que temos com o Governo do Estado, e com a Secretaria de Esporte, pois vemos que são pessoas que sempre acompanham e sempre acreditam no município de Jardim Alegre. Estamos passando por uma reforma muito grande aqui nesse Ginásio Municipal e se nós vamos revitaliza-lo, é devido a realização dos jogos na cidade que nos ajuda a fomentar o esporte local e investir ainda mais”, afirmou.

Além dos atletas da casa, os demais participantes que estiveram movimento e participando das competições em Jardim Alegre no último fim de semana vieram representando as cidades de: Pitanga, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí, Borrazópolis, Rio Bom, Santa Rita do Oeste, Palmital, Faxinal, Kaloré, Laranjal, Nova Tebas, Manoel Ribas, Mato Rico, Cândido de Abreu e Lidianópolis. 

As disputas em Jardim Alegre aconteceram tanto em locais esportivos do município, como também em ginásios localizados em Ivaiporã e Pitanga.

Foram três dias de muita emoção e disputas nos 65º jogos abertos do Paraná – JAPS, fase regional em Missal. Mais de 1250 atletas participaram da primeira etapa, a maior do estado em número de atletas.

24 cidades do oeste paranaense duelaram nas modalidades de Bolão, Bocha, Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol. 

A Segunda etapa volta a ser realizada na cidade Missalense entre os dias 30 de junho e 02 de julho com as equipes que se classificaram após as disputas da primeira etapa.

Destaque para a forte equipe do futsal masculino de São Miguel do Iguaçu que venceu os três jogos que disputou, fez 20 gols e não tomou nenhum. (05x00 – 10x00 – 05x00), garantido o primeiro lugar do grupo e consequentemente a vaga para a segunda etapa.

Quem vai estar na segunda etapa também após se destacar com duas vitórias é o voleibol masculino de Guaira que venceu os quatros sets que disputou, assim seguindo na competição.

Neste final de semana o município de Nova Esperança voltou a receber uma competição oficial do Governo do Estado, sendo sede da Fase Regional 05 dos Jogos Abertos do Paraná. Durante esses 3 dias de competições mais de 1050 pessoas, entre atletas, dirigentes e professores estiveram na cidade, sem contar os visitantes que passaram por Nova Esperança prestigiando o evento durante o final de semana.

“Essa é a segunda competição oficial do Estado do Paraná que recebemos em nosso município nos últimos meses. Primeiro foi a Fase Regional dos Jogos Escolares e agora sediamos a Regional dos Jogos Abertos. Isso mostra nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte local, e também como estamos em prontidão para receber eventos em nosso município”, declarou o prefeito de Nova Esperança Moacir Olivatti.

O município de Nova Esperança vem investindo constantemente em suas instalações esportivas, buscando proporcionar as melhores condições possíveis para os atletas desempenharem suas habilidades. “Estamos em constante evolução em nosso município, buscando receber sempre que possível competições oficiais do Governo do Estado. Nossa cidade tem uma estrutura muito boa, é hospitaleira e ama o esporte”, declarou o secretário de esportes Alex Cicurau.

Dentro das quadras 28 municípios disputaram quatro modalidades. Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol nesta primeira etapa. A definição das equipes campeãs acontecerá na segunda etapa da competição a ser realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, novamente em Nova Esperança. Vale ressaltar que esta é uma competição para atletas maiores de 18 anos.

Encerrou neste domingo (18) a etapa regional dos 65° Jogos Abertos do Paraná (JAPS) sediado no município de Prudentópolis. A regional 02, contou com a participação de cerca de 580 atletas, que disputaram as modalidades de futsal, basquetebol, voleibol e bocha, nos naipes feminino e masculino (+18).

As disputas iniciaram na tarde de sexta-feira (16) e ocorreram até domingo (18) à tarde. Os jogos de futsal aconteceram no Ginásio de Esporte Gilmar Agibert, com seis equipes femininas e oito masculinas, dos municípios de Prudentópolis, Carambeí, Ibaiti, Wenceslau Braz, Imbaú, Ipiranga, Telêmaco Borba, Tibagi, Ponta Grossa e Imbituva. 

Foram realizados dois confrontos por dia de basquetebol no Ginásio Municipal Milton José Copack. Na modalidade de basquetebol, apenas cinco equipes masculinas participam das disputas, dos municípios de Prudentópolis, Telêmaco Borba, Imbituva, Sengés e Ponta Grossa. 

Na modalidade de voleibol, as disputas aconteceram no Ginásio Apae. Na naipe feminina, cinco equipes dos municípios de Prudentópolis, Carambeí, Tibagi, Imbituva e Palmeira disputam vagas na final. Já na naipe masculina, os confrontos aconteceram entre nove equipes dos municípios de Prudentópolis, Castro, Palmeira, Telêmaco Borba, Imbituva, Ponta Grossa, Carambeí, Tibagi e Porto Amazonas. 

A bocha é a única modalidade que não aconteceu em Prudentópolis. As disputas foram realizadas na Associação Operária Recreativa Imbituva, no município de Imbituva. Apenas quatro equipes masculinas, dos municípios de Prudentópolis, Imbituva, Ipiranga e Telêmaco Borba disputaram a modalidade. 

A primeira fase regional dos Jogos Abertos encerrou neste domingo, 18, em Ribeirão do Pinhal. Nem mesmo os dias frios que fizeram no Norte Pioneiro fez os atletas desanimarem com disputas no Ginásio de Esportes Tigrão, quadra da escola Dr. Marcelino Nogueira, quadra do Colégio Hermínia Lupion, Ginásio Totó Carvalho e em Congonhinhas nas modalidades de basquete, futsal e voleibol. 

A organização do evento é importante, a Comissão Central Organizadora (CCO) e as equipes de arbitragens realizaram uma reunião para repassar orientações e troca de informações para o bom andamento dos Jogos no primeiro dia do evento.

A competição tem como principal característica reunir diferentes gerações, de jovens de 17 anos a atletas de 70 ou mais. Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, eles contam com o apoio das prefeituras.

O Secretário Municipal de Esportes do Município de Ribeirão do Pinhal, Deivid Melo, destacou que foram aproximadamente 900 atletas que disputam nestes dias.  “A organização municipal contou com uma equipe de aproximadamente 40 pessoas entre motoristas, professores, técnicos de enfermagens, socorristas e apoio”, comenta.

A segunda fase da regional será entre os dias 30 de junho e 2 de julho em Ribeirão do Pinhal. A etapa regional define os classificados para a fase macrorregional, que acontece do dia 31 de agosto ao dia 3 de setembro na cidade de Ivaiporã.

PAI E FILHO

Na equipe do basquetebol masculino de Jacarezinho, o pai Giuseppe P. Filho, 41 anos, e o filho Giuseppe P. Netto, 21 anos, dividiram a quadra do Ginásio de Esportes Totó Carvalho em Ribeirão do Pinhal. Esta é a segunda competição oficial que eles participam juntos (a primeira foi o Jogos Abertos de 2018 em Cornélio Procópio).

O pai conta que começou na época de escola a treinar basquete, mas acabou parando para estudar nos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. “Retornei faz dez anos com a modalidade e ele começou a acompanhar nas partidas e gostar”, conta. 

O filho brinca que no começo ele tinha o medo de errar, por jogar junto com o pai. “No início fiquei meio pressionado. Mas agora é bem tranquilo”. Eles treinam juntos e participam de campeonato de basquete 3x3. 

BASQUETEBOL

O Ginásio Totó Carvalho foi a casa do basquetebol na modalidade masculino. A primeira fase da competição contou com a vitória de Jacarezinho por 57x33 em cima de Andirá. Na outra partida o time de Cornélio Procópio venceu Santo Antônio da Platina por 56x43. 

Na próxima etapa as equipes continuam se enfrentando em turno único em busca da classificação para a fase macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná. 

VOLEIBOL

A próxima rodada da modalidade de voleibol será a semifinal da competição. Tanto na categoria masculino e feminino. As partidas que aconteceram no Ginásio Totó Carvalho, na quadra do Colégio Estadual Hermínia Lupion e no município de Congonhinhas tiveram partidas emocionantes.

Na categoria feminino, para chegar até a semifinal o time de Siqueira Campos venceu os times de Figueira (2x0), Joaquim Távora (2x0) e Santo Antônio da Platina (2x0). O adversário será Bandeirantes. A equipe venceu Guapirama (2x0) e perdeu para Ribeirão do Pinhal (1x2).

A outra partida tem a equipe de Ribeirão do Pinhal que venceu Bandeirantes (2x1) e Guapirama (2x1). O adversário será Figueira que estreou com derrota para Siqueira Campos (0x2), e vitórias sobre Santo Antônio da Platina (2x0) e Joaquim Távora (2x1).

Na categoria masculino. Um dos classificados é Cornélio Procópio que venceu Cambará (2x0) e foi derrotado por Siqueira Campos (1x2). O adversário será Jacarezinho que venceu Bandeirantes (2x0), Joaquim Távora (2x0) e Figueira (2x0).

Na outra partida, o time de Ribeirão do Pinhal chegou até a semifinal após vitória sobre Guapirama (2x0) e Santo Antônio da Platina (2x0). O adversário será Siqueira Campos que venceu Cambará (2x1) e Cornélio Procópio (2x1).

FUTSAL

Após várias partidas no Ginásio de Esportes Tigrão e quadra da Escola Dr. Marcelino Nogueira, a modalidade futsal definiu os classificados para as fases eliminatórias.

No futsal feminino a decisão da semifinal já tem data e local. A equipe de Cornélio Procópio chegou até a semifinal com vitória sobre Ribeirão do Pinhal (1x0) e Itambaracá (6x2). O adversário será Santa Amélia que perdeu para Bandeirantes (0x3) e venceu Andirá (4x1). 

Na outra chave o time de Bandeirantes conseguiu a classificação vencendo Santa Amélia (3x0) e Andirá (12x1). O adversário será Ribeirão do Pinhal que perdeu para Cornélio Procópio (0x1) e venceu Itambaracá (4x0).

O futsal masculino definiu as oito equipes que irão decidir as quartas de finais a partir do dia 30 de junho (sexta-feira). As partidas acontecerão no Ginásio de Esportes Tigrão e no Ginásio de Esportes Pedro Domingues da Costa em Congonhinhas.

Três dias intensos de competição marcaram a primeira fase dos 65° Jogos Abertos do Paraná em São Mateus do Sul. O município recebeu as delegações de Quedas do Iguaçu, Antônio Olinto, Bituruna, União da Vitória, Pinhão, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Mallet, Cantagalo, Paulo Frontin, Goioxim, Foz do Jordão, Nova Laranjeiras, Inácio Martins, Irati, Candói, General Carneiro, Campina do Simão, Cruz Machado, Rebouças, Rio Azul, Paula Freitas e São Mateus do Sul. As modalidades disputadas foram: Basquetebol, Bocha, Bolão, Futsal, Handebol e Voleibol.

Para o Secretário de Esportes de São Mateus do Sul, Jackson Cruz Soares, as expectativas como sede dos Jogos Abertos eram grandes e foram alcançadas com sucesso. "Os jogos movimentam nosso município. Tivemos muitos ginásios lotados nessa fase da competição, com uma comunidade participativa fazendo torcida. Esse tipo de evento esportivo não agrega apenas à área esportiva da região, mas também fortalece a economia do município". Jackson ainda agradece à Paraná Esportes, todos os atletas que participaram, aos professores e a todas as secretarias que contribuíram para que o evento fosse possível.

Esta edição da primeira fase dos JAPS bateu recorde de participação dos municípios da Décima Regional de Esportes. Para o Diretor Geral dos jogos e Chefe do Escritório Regional de Esportes de Guarapuava, Edson Pereira de Andrade, "Isso mostra a força do Esporte dentro do Estado do Paraná. Só temos a agradecer ao Governador Ratinho Júnior, ao Secretário de Estado de Esporte Hélio Wirbiski, a toda a equipe do esporte do Paraná e, principalmente, aos municípios que se fazem presentes, que promovem e fortalecem o esporte em nosso Estado".

Também acompanhou de perto a competição a prefeita do Município de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha. Sardanha acredita que a política pública que acontece dentro do esporte tem o poder de transformar vidas. "Promover o esporte é um investimento para o desenvolvimento da comunidade. A parceria com o Governo do Estado junto aos municípios é de extrema importância, pois também fomenta a economia local. Os eventos esportivos, como os Jogos Abertos, enchem a cidade, a comunidade participa e torce, movimenta o comércio. No final das contas, todo mundo participa dessa grande festa". A prefeita ainda destaca que, além de transformar vidas e melhorar a saúde e as questões sociais da comunidade em geral, o esporte beneficia a economia do município. "São Mateus do Sul está muito grata por ter a oportunidade de receber os 65° JAPS", disse Fernanda.

Os times da casa se destacaram em algumas modalidades, como foi no caso do Futsal. As equipes de São Mateus do Sul do naipe feminino e masculino garantiram o primeiro lugar geral no grupo A, em ambos os naipes. Após uma virada surpreendente em pouco menos de um segundo, a classificação do time masculino de Futsal de São Mateus do Sul foi repleta de emoção ao conquistarem a vitória nos pênaltis contra o time de Nova Laranjeiras.

Outro destaque dentro da competição foram os times de União da Vitória.

Os times feminino e masculino o município foram destaque absoluto na modalidade de Basquetebol. O desempenho das equipes garantiu o primeiro lugar na classificação do grupo A e do grupo B, respectivamente. Já na modalidade Voleibol, União da Vitória conquistou o primeiro lugar no grupo A feminino e no grupo B masculino. 

As expectativas voltam-se agora para a segunda fase regional da competição, que acontecerá no município de São Mateus do dia trinta de junho, até o dia dois de julho. 

A cidade de Ubiratã encerrou no início da noite deste domingo, 18, a primeira etapa dos Jogos Abertos do Paraná. Desde o início do mês, o município tem respirado esporte, pois está abrigando de uma só vez, duas competições oficiais do estado, Jogos da Juventude e Jogos Abertos. Mesmo com as baixas temperaturas registradas neste fim de semana, o público local prestigiou todos os jogos, demonstrando total carinho para com os jogos.

Dentro de quadra, os anfitriões deram um show, classificando 5 equipes para a segunda etapa da competição. Campo Mourão também demonstrou seu potencial se classificando em todas as modalidades para a sequência dos JAPS, que retornam a Ubiratã nos dias 30, 01 e 02 de julho, quando conheceremos todos os classificados para a fase macrorregional da competição.

O basquetebol feminino foi o único a apontar campeão entre as coletivas neste fim de semana. Após uma série de três jogos, Campo Mourão venceu a decisiva contra Ubiratã e garantiu sua vaga para a fase macro. No masculino, disputado em grupo único com cinco equipes, Campo Mourão terminou em primeiro com 6 pontos ganhos.

Mais uma vez, a modalidade de futsal foi quem encerrou a regional. No último jogo da noite, pelo masculino, Ubiratã venceu Terra Boa por 5x0 e garantiu sua vaga. Destaque ainda para Luiziana e Boa Esperança, que venceram seus três compromissos e encerraram a etapa invictas. Campo Mourão no grupo C e Moreira Sales no e, também venceram seus dois jogos e se classificaram. Já no feminino, os destaques ficaram por conta de Goioerê no grupo B e Campo mourão no C, que também terminaram invictas.

Campo Mourão e Ubiratã também se destacaram no handebol. No feminino, disputado por cinco equipes em grupo único, as duas equipes dividem a liderança com 6 pontos, já no masculino, Ubiratã é o líder do grupo A e fará duelo das semifinais contra Quinta do Sol, já Campo mourão, que terminou em primeiro no B, enfrenta Iretama.

Com três vitórias cada, as equipes de Engenheiro Beltrão e Juranda, são os destaques do voleibol feminino e estão nas semifinais. Engenheiro Beltrão também se classificou no masculino com Campo Mourão, Ubiratã e Doutor Camargo, este último, venceu seus três jogos na etapa.

Foram três memoráveis dias de competição na capital da amizade no noroeste do Paraná, a cidade de Umuarama como importante sede desta Fase Regional dos 65º Jogos Abertos do Paraná - JAPS, e que contou com a participação de cerca 1.000 atletas/dirigentes/arbitragem sendo todos eles muito bem acolhidos pela cidade anfitriã.

Setenta equipes estivema em quadra representando de 32 cidades participantes da Regional 6 nas quatro modalidades coletivas em disputa neste JAPS: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol nos naipes masculino e feminino.

As praças esportivas que sediram as partidas dos JAPS foram: Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, Ginásio de Esportes Mário Oncken, Ginásio de Esportes Unipar Campus 3 e Ginásio de Esportes Parque Alphaville. 

HISTÓRIA

"Umuarama" na linguagem indígena tem o significado de: "lugar ensolarado para encontro de amigos" e foi fundada oficialmente em 26 de junho de 1960 e o patrimônio de Umuarama foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado de Cruzeiro do Oeste.

O primeiro prefeito foi Hênio Romagnolli. Nos anos seguintes, a cidade viveu um crescimento populacional acelerado, chegando a ter uma população de 150 000 habitantes na época do café, na década de 1970. Com o fim do ciclo do café, a população do município diminuiu, chegando à marca dos 80 000 habitantes na década de 1990 e atualmente é de aproximadamente 113 mil habitantes.

2ª ETAPA JAPS

Com o fim da primeira etapa neste domingo, dia 18, os JAPS retorna à Umuarama no próximo dia 30 de junho, até 02 de julho, para as partidas decisivas, disputa de pódio e classificação à Fase Macrorregional da competição estadual.

APLICATIVO PARANA ESPORTE

Desenvolvido pela Secretaria estadual do Esporte e ampliado em parceria com a Ingá Digital, o Paraná Esporte foi criado na plataforma de gestão esportiva SportApp. Ele permite visualizar os resultados dos jogos já finalizados e as parciais de jogos em andamento, além de informações como agendas, notas, locais e regulamentos. O acesso a transmissões ao vivo, resultados em tempo real e classificações do torneio será possível quando esta modalidade estiver disponibilizada na plataforma SportApp.

O aplicativo Paraná Esporte está disponível para download na App Store e na Google Play.

GALERIA DE IMAGENS