Governo e UEPG abrem inscrições para curso de Pós-Graduação em gestão pública do esporte 20/05/2022 - 11:43

A Superintendência Geral do Esporte do Paraná  por meio do programa Escola do Esporte abre as inscrições para a 2ª Edição do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública do Esporte pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O curso é realizado em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Fundo Paraná e Paraná Esporte. As inscrições ficam abertas até o dia 03 de junho. INSCREVA-SE AQUI

Serão 300 vagas destinadas a servidores públicos municipais e estaduais de instituições sediadas no Estado do Paraná, portadores de diploma de graduação de curso superior nas diversas áreas do conhecimento que exerçam atividades na área de gestão do esporte.

O curso será à distância, gratuito, terá a duração de 12 meses com uma carga horária de 405 horas divididas em dois módulos (básico e específico) e ocorrerá no período de 01 de agosto de 2022 a 02 de julho de 2023.

Confira os módulos do curso:

1º SEMESTRE - MÓDULO BÁSICO

1 - Módulo Introdutório - 30h 

2 - Introdução à Educação a Distância - 45h

3 - O Público e o Privado na Gestão Pública - 30h 

4 - Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos - 30h

5 - Planejamento Estratégico Governamental - 30h 

6 - Elaboração de Indicadores - 30h 

7 - Princípios e Conceitos da Gestão Pública Esportiva - 30h

2º SEMESTRE - MÓDULO ESPECÍFICO 

8 - Projetos incentivados e Gestão de recursos públicos financeiros - 30h 

9 - Planejamento e Gestão de Programas e Projetos de Esporte, Lazer e QV - 30h 

10 - Políticas Públicas para o Esporte e Lazer - 30h

11 -  Marketing, Comunicação Estratégica e Mídia no Esporte - 30h 

12 - Legislação Esportiva - 30h

13 - Gestão de Equipamentos e de Instalações Esportivas e de Lazer - 30h

O superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, comenta que um curso como esse é de grande importância para tornar gestores públicos mais preparados e capacitados para atuar no meio e para o fortalecimento do esporte como um todo, “Capacitar o esporte é muito importante, para o esporte que queremos e para o futuro do Paraná”.

O superintende geral de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona, conta que a pós-graduação é uma excelente oportunidade aos gestores do esporte que tem o objetivo de profissionalizar suas ações, “Ele tem a função de realmente transformar a maneira de gerir o esporte no estado, podendo fazer com que nós tenhamos cada vez mais esse assunto sendo tratado com profissionalismo e competência. Todos os gestores do esporte são muito comprometidos e dedicados, e a formação vem complementar esse compromisso com o conhecimento técnico. Por isso, é uma iniciativa da Superintendência do Esporte que encontra o nosso apoio aqui na Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e conta com a parceria com a UEPG para oferecer o melhor aos gestores do esporte do Paraná.”

O coordenador do curso, Leandro Martinez Vargas, comenta que nos últimos anos houve uma grande mudança de servidores públicos dentro das instituições. Dos 399 municípios do estado, 322 contam com novos gestores esportivos, “Essa segunda edição do curso vem num momento importante, uma vez que houve a troca de boa parte das secretarias de esporte de diversos municípios, então aqueles servidores públicos que não fizeram a primeira edição vão ter a oportunidade de fazer o curso agora. Tanto servidores concursados quanto servidores em cargo de comissão podem fazer inscrição pro curso de especialização e gestão pública do esporte. Esperamos que ao final do curso os alunos estejam qualificados nas diversas áreas da gestão do esporte, seja no planejamento, nas finanças, no marketing ou em projetos. A nova edição vem para atender esse público, tornando os gestores aptos a trabalhar com o esporte de maneira mais eficaz, moderna e sustentável.”

O coordenador da Escola do Esporte, Antonio Carlos Dourado, lembra que para aqueles que não possuem diploma de graduação, que em breve abrirão vagas para o curso de extensão derivado da pós-graduação oferecida pela UEPG, “Em relação curso de pós-graduação da UEPG, é interessante frisar que ele exclusivamente para portadores de certificados de diploma de graduação, mas para quem não tem graduação, logo após o encerramento dessa segunda turma abre-se um curso de extensão de 90 horas com as mesmas disciplinas, para oportunizar aqueles que têm interesse, mas que não possuem diploma de graduação”. O coordenador destaca o trabalho da Escola do Esporte em parceria com outras universidades do estado com o objetivo de oportunizar cursos de aperfeiçoamento dentro da esfera do esporte, “É uma iniciativa muito boa, e essa segunda turma é resultado da grande procura pela primeira. O que acontece também através da Escola do Esporte é uma aproximação com as universidades do estado do Paraná. Hoje nós temos junto do Instituto de Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná, um diagnostico dos 399 municípios, além disso com a Universidade Estadual de Londrina, um projeto de extensão, no qual a gente cria a oportunidade de cursos com diferentes professores de diferentes universidades brasileiras ao longo de todo ano, buscando a construção e fortalecimento do conhecimento dos nossos gestores públicos. Vem por aí também junto com Universidade Estadual de Londrina uma outra oportunidade de pós-graduação, mas isso é uma novidade e uma surpresa para as próximas semanas.”

O objetivo do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública do Esporte é promover a capacitação em nível de especialização para servidores públicos vinculados a órgãos públicos de gestão do esporte, visando prepará-los para planejar, executar, gerir e avaliar projetos de políticas públicas do esporte, seja na esfera estadual ou municipal. As inscrições ficam abertas até o dia 03 de junho.

Confira o Edital de Abertura das Inscrições

O Curso de Pós Graduação em Gestão Pública do Esporte é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DO ESPORTE - Por meio de cursos e ações de aprendizagem, a Escola do Esporte é um programa que visa  auxiliar na formação básica de profissionais e acadêmicos em diversos segmentos relacionados ao esporte e lazer; aperfeiçoar o conhecimento técnico e científico; servir de sustentação para programas e projetos a serem desenvolvidos pela Superintendência Geral do Esporte do Paraná; criar interesse pelo conhecimento continuado e permanente para o desenvolvimento do esporte; estimular o relacionamento e a colaboração mútua entre profissionais e entidades; e promover a área de atividades físicas em congressos, seminários e encontros.