Governador Ratinho Júnior dá início às atividades esportivas do Verão Paraná 12/01/2019 - 19:20

Verão Paraná 2019 - Jogo das Estrelas

O governador afirmou que as atividades acontecerão até o fim da Operação Verão, após o Carnaval. (Foto: Thiago Chas)

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior fez o lançamento oficial das atividades esportivas realizadas pela Superintendência de Esporte dentro das ações ofertadas pelo Governo do Estado na Operação Verão Paraná. O evento aconteceu na manhã deste sábado, dia 12, na praia de Caiobá, em Matinhos.

Ratinho Júnior afirmou que as atividades acontecerão até o fim da Operação Verão, após o Carnaval. A previsão inicial era de que as ações de esportes seriam encerradas antes, no dia 3 de fevereiro. “Estamos estendendo as atividades esportivas como uma atração para incentivar os veranistas a ficarem mais tempo no Litoral, o que se reflete na economia dos municípios”, disse o governador.

Ele falou ainda sobre a satisfação em participar deste primeiro evento esportivo no litoral, anunciando que esta área terá um calendário amplo nos próximos anos. “A ideia é intensificar as ações porque o esporte é importante para que as pessoas mantenham uma vida saudável.  Por isso queremos criar um calendário esportivo e turístico para movimentar o litoral e o interior. Estamos muito ansiosos nessa construção com toda a equipe”, afirma.

Mais de 70 profissionais estão envolvidos no atendimento em esportes. As ações acontecem em quatro postos fixos nas praias de Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste e Caiobá e um itinerante em  Guaratuba. Entre as atividades estão caminhada, ginástica, peteca, vôlei, dança, orientação de atividades físicas, entre outras. Segundo o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski,  “a ordem do governador é para que façamos a melhor Operação Verão dos últimos anos para receber os turistas.”

Jogo das Estrelas
Ratinho Júnior também participou de uma das atrações do Verão Paraná que é o tradicional Jogo das Estrelas com a presença de equipes másters do Coritiba, Athlético, Pinheiros e das seleções de Curitiba e de Matinhos. Após as partidas de exibição todos os participantes receberam troféus que levaram o nome do ex-goleiro do Coritiba e Corinthians, Jairo do Nascimento. “É muito legal essa integração entre jogadores que marcaram história, especialmente para homenagear o Jairo que é um cara que sempre participou com a gente e agora passa por problemas de saúde”, comenta Tostão, da equipe do Coritiba que esteve presente com os campeões de 85 e 89.

O ex-volante do Athlético, Leomar Leiria, que já vestiu a camisa da seleção brasileira, repetiu a participação no Jogo das Estrelas. “Já participei em 2016 e esperamos que nos próximos anos também aconteça esse evento porque para nós é uma satisfação e reconhecimento muito importante da carreira”, destaca.

A equipe de arbitragem contou com a presença de três mulheres, entre elas está Sandra Dawies árbitra assistente nacional que encerrou oficialmente a carreira em 2018 após 14 anos atuando nos gramados. “Só tenho a agradecer o convite para estar aqui nesse jogo festivo. O futebol é um vício, mas muito satisfatório para nossa saúde. Então que todos possam aproveitar as atividades do Verão Paraná que estão acontecendo e assim se mantenham em movimento porque esse é o nosso presente para o corpo.”

Presenças
Acompanharam o governador os prefeitos de Matinhos, Ruy Hauer Reichert; de Guaraqueçaba,  Hayssan Colombes Zahoui; de Guaratuba, Roberto Cordeiro Justus; de Morretes, Osmair Costa Coelho; de Paranaguá, Marcelo Elias Roque; de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante e de Antonina, José Paulo Vieira Azim, e; o superintendente de Esporte, Helio Wirbiski; os secretários da Fazenda, Renê Garcia Júnior, e do Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega; deputado estadual Douglas Fabrício; deputado federal Rubens Bueno, deputado estadual Alexandre Curi;  o diretor presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o diretor- geral da Sanepar no Litoral, Antonio Carlos Geraldi e o comandante do 8° Grupamento de Bombeiros e Comandante da Operação Verão, tenente coronel Gerson Gross.

Josi Schmidt/Verão Paraná