Geração Olímpica e Paralímpica reúne comissão estadual de avaliação do programa 04/04/2023 - 18:06

Na manhã desta terça-feira (04), o Geração Olímpica e Paralímpica reuniu pela primeira vez a Comissão Estadual de Avaliação da 12ª edição do programa. A equipe que compõe a Comissão conta com 40 representantes da comunidade esportiva do Paraná, indicados pelas Entidades de Administração do Desporto (Federações Esportivas) , Secretaria de Estado do Esporte, Inteligência Esportiva e Copel.

A comissão tem como objetivo analisar e homologar decisões relacionadas ao programa e construir uma política esportiva efetiva que beneficie técnicos e atletas do Paraná. Neste primeiro encontro a coordenação do Geração Olímpica e Paralímpica apresentou a nova equipe administrativa do programa e em conjunto com a Comissão Estadual de Avaliação, discutiram o regulamento da edição de 2023 que deve ser publicado ainda em abril.

O diretor de esporte da SEES, Cristiano Barros d'El Rei fala sobre a importância da comissão para o programa, “Foi muito produtiva e extremamente importante porque definimos várias questões do regulamento da edição de 2023, e também os integrantes novos da comissão puderam entender um pouco mais sobre o programa”. O diretor ainda comenta sobre novidades da 12ª edição do programa, “Aumentamos o valor do investimento e o número de bolsas, graças a Copel, saímos de R$ 4,75 milhões para R$ 5,225 milhões, então deixamos aqui o nosso agradecimento ao presidente da Copel, Daniel Slaviero, ao diretor David Campos e a toda a equipe que nos assessora e nos apoia dentro da Copel, porque sem ela não seria possível fazer o que estamos fazendo agora”, finaliza.

Denise Golfieri, coordenadora do programa comenta sobre o impacto do Geração Olímpica e Paralímpica para o desenvolvimento esportivo do estado, “Desde 2011 o programa tem se mostrado eficiente para ajudar a carreira esportiva de atletas, nas últimas três olimpíadas tivemos atletas do programa participando”. Denise finaliza falando sobre a influencia do programa para o esporte no Paraná, “O Geração Olímpica e Paralímpica se tornou uma vitrine do esporte paranaense dentro e fora do estado, então a reunião de hoje é importante para que o programa continue a desenvolver esse trabalho de incentivo ao esporte de alto rendimento”.

Desde o inicio do programa, Clodoaldo Zafatoski, atleta da esgrima em cadeira de rodas representa os atletas do paradesporto na Comissão Estadual de Avaliação, “É importante acompanhar todo o processo, ter um representando aqui dentro faz com que a gente entenda melhor o programa e possa auxiliar os atletas quanto as bolsas.” Zafatoski também discorre sobre a importância do programa para atletas, “ É fantástico, o Geração Olímpica trouxe desde o início muitos benefícios para os atletas de uma forma que se tornou essencial para que eles não fiquem desassistidos e que possam continuar a se desenvolver em suas modalidades”.

A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Monica Braga atua na comissão desde o início do Geração Olímpica e Paralímpica, “Para nós, federações, o programa é fundamental, sem ele nossos atletas não teriam o nível que tem hoje, temos atletas paralímpicos e olímpicos participando de competições fora do Brasil que começaram no projeto lá trás.” Monica comenta  sobre o trabalho da comissão: “A comissão gera as normas para que o programa possa acontecer, nós fazemos parte de um grupo que norteia diversos aspectos, o governo, a Copel e as federações que fazem isso acontecer, então a comissão é muito importante”, finaliza.

Fique de olho nas redes sociais do Geração Olímpica e Paralímpica e acompanhe todas as informações e novidades do programa.
INSTAGRAM: @geracaoolimpicapr
FACEBOOK: www.facebook.com/GeracaoOlimpicaPR/

SOBRE O PROGRAMA - Criado pelo Governo do Estado em 2011, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta, segundo a pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. Na última edição foram 1.160 bolsas ofertadas e investidos R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.