Geração Olímpica e Paralímpica: Vitor Tavares é campeão sul-americano de parabadminton 03/12/2021 - 10:32

No último domingo, 28, o bolsista do Programa Geração Olímpica e Paralímpica Vitor Tavares conquistou ouro no Campeonato Sul-Americano de Parabadminton 2021. O evento foi realizado na cidade de Joinville em Santa Catarina, na Universidade da Região de Joinville, a Univille.

Ele disputou o campeonato na classe SH6 que é destinada para atletas de baixa estatura. O atleta número 1 no ranking  brasileiro em sua categoria fechou 2021 com chave de ouro  “ último torneio do ano, e terminando da melhor forma possível, agradeço a todos pelas mensagens de apoio e carinho”, ressaltou.

O título – Nas disputas das eliminatórias, Vitor Tavares venceu as três partidas. Na primeira venceu a peruana Carmem Juliana pelas parciais de (21-09 e 21-15), depois desbancou Nilton Aladino também do Peru com as parciais de (21-10 e 21-13), e por fim, venceu o brasileiro  Dheyvid Bispo pelas parciais  (21-1 e 21-4). Já na semifinal, o atleta paralímpico bateu o brasileiro Faltino Saraiva com as parciais (21-3 e 21-5). A final foi disputada contra o peruano Hector Jesus, Vitor Tavares sagrou-se campeão com as parciais (21-15 e 21/12).

Sobre o esporte -  O esporte de raquete mais rápido do mundo estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e o Vitor Tavares,  do Geração Olímpica e Paralímpica, foi o único representante brasileiro na disputa. No Brasil, o esporte foi introduzido em 2006 pelo Professor Létisson Samarone Pereira. A partir de 2011, o Brasil disputou todos os campeonatos internacionais da modalidade.

GERAÇÃO OLÍMPICA E SUAS CATEGORIAS – O maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do país é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia – a Copel. Dentro de seu regulamento, há sete categorias (divididas por faixas etárias, valores e características de competição): Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional e Internacional / Olimpo.