Geração Olímpica divulga lista dos contemplados para 2021 14/05/2021 - 10:53

*Informações atualizadas em 17/05/2021 - 11h30

 

A Superintendência Geral do Esporte divulgou nesta sexta-feira (14), a primeira lista dos candidatos contemplados para a edição 2021 do Programa Geração Olímpica. Ano em que marca a celebração de 10 anos do maior programa de bolsa auxílio para atletas e técnicos do país, além de ser histórico devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

Clique aqui para acessar a lista de contemplados

"É fundamental a manutenção do Programa Geração Olímpica em 2021, além disso, continuamos com o apoio da Copel com o mesmo investimento em bolsas ofertadas apesar dessa crise vivida por conta da pandemia. Atende diretamente ao empenho do governador Ratinho Junior neste esforço do Governo do Estado em reforçar o sistema de saúde e nos pacotes de auxílio econômico à sociedade, trazendo também um papel social nesta edição.", disse o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

Atenção - Os classificados somente estarão aptos a receberem os valores após o envio da documentação solicitada no regulamento geral do Programa Geração Olímpica/2021. O prazo para envio será até as 18h do dia 28 de maio de 2021.

 

Próximos passos - Após esta publicação, a Comissão Estadual de Avaliação, seguindo o regulamento geral do Programa Geração Olímpica/2021, abre prazo de 5 dias corridos para apresentação de recursos (até as 23h59 do dia 21/05/2021) Os mesmos deverão ser encaminhados obrigatoriamente e exclusivamente para o Sistema de Protocolo do Estado do Paraná no site eprotocolo.pr.gov.br e endereçados à Coordenação do PROGRAMA GERAÇÃO OLÍMPICA IPCE/DE/CGO, dentro do prazo mencionado acima.

“Ao longo de suas edições, mais de dez mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber bolsas em forma de apoio financeiro. Vimos a evolução de atletas que iniciaram nos Jogos Escolares do Paraná e que hoje chegam ao pódio das maiores competições internacionais”, comenta a coordenadora, Denise Golfieri. “Agora, em 2021 comemoramos 10 anos de existência. E em todo esse processo, o apoio do Governo do Paraná e o incentivo e patrocínio da Copel mostram-se fundamentais e confirmam a excelência do trabalho realizado no esporte paranaense. Isso tudo nos motiva a continuar realizando o nosso trabalho e que possamos ampliar e desenvolver ainda mais talentos esportivos por todo o nosso estado”, finaliza.

Classificação dos candidatos - A coordenação do programa informa que, em todos os casos, a homologação final se deu mediante criterioso estudo e apreciação das Entidades de Administração do Desporto (EAD) e da Comissão Estadual de Avaliação que realizou nas duas últimas semanas videoconferências para analisar e homologar a classificação final de todos os inscritos.

Alterações no preenchimento das vagas poderão ser feitas se a documentação exigida não for encaminhada pelo bolsista contemplado conforme as orientações detalhadas a seguir.

Estão sendo divulgados nesta primeira lista, 877 nomes com os candidatos inscritos e aptos a receberem as bolsas.

A categoria Olimpo/Internacional terá seu resultado divulgado somente após os Comitês Olímpico e Paralímpico Nacionais divulgarem oficialmente a relação de atletas e técnicos que estarão representando o Brasil em nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio/2021.

Os contemplados para as modalidades de Bocha Adaptada, Futebol 5, Goalball, Levantamento de Peso Paralímpico, Remo e Remo Paralímpico, serão divulgadas na segunda lista a ser publicada. Por não possuírem Entidades de Administração legalmente constituídas no Estado do Paraná, a Coordenação do Programa Geração Olímpica solicitará aprovação das indicações dos candidatos aos órgãos oficiais responsáveis por essas modalidades. A análise e pontuação ficará sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Avaliação do Programa Geração Olímpica.

As demais vagas previstas em regulamento ainda encontram-se em análise, aguardando a finalização da pontuação dos candidatos.

Em breve, uma segunda lista com candidatos contemplados em vagas remanescentes será divulgada.

 

Edição comemorativa - O ano de 2021 celebra a décima edição (2011-2021) do Programa Geração Olímpica, que vive um momento de celebração ao olhar para uma década de muito desenvolvimento. Neste período, mais de dez mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber bolsas em forma de apoio financeiro. Um programa realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, e que ao longo desse tempo ajudou no desenvolvimento de suas carreiras e levou o Paraná ao status de referência nacional na área. Durante esses dez anos, a Companhia Paranaense de Energia, a COPEL, foi a patrocinadora – e a maior aliada do esporte no estado. Na edição 2021, será feito um investimento de R$ 4.750.000,00. Fique atento em nossas redes sociais @esportepr e @geracaoolimpicapr.

 

____________________________________________

Leia com atenção essas orientações a seguir:

3ª FASE - PUBLICAÇÃO DOS ATLETAS SELECIONADOS E APTOS

ENVIO DE DOCUMENTOS PARA CONFIRMAÇÃO DA SELEÇÃO

 

1. Estão publicados, no site eletrônico da Paraná Esporte - www.esporte.pr.gov.br e nas redes sociais - Geração Olímpica (Facebook e Instagram), os nomes dos bolsistas escolhidos e aptos ao envio de documentos para a confirmação de sua seleção;

2. Caso o candidato não envie, ou envie de maneira diferente da solicitada, os documentos onde se comprovem todas as informações prestadas (dados pessoais, resultados das competições e outros solicitados) a sua escolha será cancelada, sendo chamado o primeiro candidato classificado imediatamente na sequência da lista dos candidatos reservas;

3. Conforme o Regulamento Geral do PROGRAMA GERAÇÃO OLÍMPICA - TÍTULO

IV - DAS INSCRIÇÕES - Artigo 32, os dados fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato à bolsa;

4. Todos os documentos deverão ser salvos em formato PDF e conter a categoria da bolsa pretendida, o nome do candidato e o número do arquivo como demonstrado na sequência:

exemplo: foramdorjoaosilvaarquivo1.pdf - formadorjoaosilvaarquivo2.pdf - formadorjoaosilvaarquivo3 e assim sucessivamente com todos os arquivos solicitados;

5. A falta de envio de qualquer um dos documentos solicitados, ou mesmo a entrega fora do prazo estipulado, fará com que sua inscrição seja indeferida;

6. Somente serão aceitas inscrições individuais, isto é, não será permitida a mesma comprovação para um grupo de candidatos. Caso a comprovação de resultados não seja feita individualmente, o candidato ou candidatos terão suas inscrições indeferidas, salvo no caso em que a entidade de administração do desporto opte em formular um único documento para todos os seus atletas inscritos/selecionados;

7. Confira o que será solicitado:

7.1 PARA TODOS OS CANDIDATOS

 ARQUIVO 01 - Fotocópias do seu documento de identidade (RG) e do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);

 ARQUIVO 02 - Fotocópia do seu comprovante de residência (mesmo endereço que você cadastrou na inscrição);

 ARQUIVO 03 -  Para as categorias FORMADOR ESCOLAR e TÉCNICO FORMADOR ESCOLAR:

Documentos comprobatórios de todas as competições cadastradas. Nestes documentos comprobatórios deverão constar: o nome da competição, a data de realização, o nome do candidato e a classificação obtida por ele. Nas modalidades individuais também deverá constar o nome das provas disputadas (pelo atleta ou pela equipe). Estes documentos deverão ser numerados (pode ser à mão), de acordo a ordem preenchida no número do cadastro da competição efetuado no programa de inscrições. Deverá ser encaminhada apenas uma folha por competição (onde constem os dados solicitados acima);

 Para as categorias ESTADUAL (EAD), INTERNACIONAL, NACIONAL, OLIMPO e

TÉCNICO (EAD): Documento da respectiva Entidade de Administração do Desporto comprovando a participação e resultados significativos nos anos de 2019 a 2021, em competições oficiais indicadas por ela, na modalidade inscrita em que está pleiteando à bolsa;

Para os candidatos nominados no anexo III do Regulamento Geral não é necessário o envio das comprovações de resultados.

 

7.2 PARA OS CANDIDATOS MENORES DE 18 ANOS DE IDADE

Além dos documentos individuais solicitados no item 01, também deverão ser encaminhados:

 ARQUIVO 04 - Fotocópias do documento de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do seu responsável legal (o que foi cadastrado na inscrição online - 1ª fase);

 ARQUIVO 05 - Documento oficial de guarda, caso o responsável legal indicado na inscrição não seja mãe ou pai do candidato (tutor legal).

 

7.3 ALÉM DOS DOCUMENTOS SOLICITADOS NOS ITENS ANTERIORES (01 E 02)

 

 ARQUIVO 06 - Declaração de matrícula atualizada (ano de 2021) expedida pelo respectivo estabelecimento de ensino no qual o candidato está vinculado;

Observação: Específico para os candidatos à bolsa FORMADOR ESCOLAR e bolsa ESTADUAL (EAD)

 ARQUIVO 07 - Fotocópia do diploma de graduação em Educação Física (para os graduados);

Observação: Específico para os candidatos à bolsa TÉCNICO (EAD) e bolsa TÉCNICO FORMADOR ESCOLAR

 ARQUIVO 08 - Fotocópia do registro junto ao sistema CREF/CONFEF (para os graduados e provisionados);

Observação: Específico para os candidatos à bolsa TÉCNICO (EAD)

 ARQUIVO 09 - Fotocópia do documento de vínculo com o respectivo estabelecimento de ensino onde possui vínculo (leciona/treina).

Observação: Específico para os candidatos à bolsa TÉCNICO FORMADOR ESCOLAR.

ATENÇÃO - 

E-MAIL's PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA

Categoria Estadual (EAD) - estadualgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Formador Escolar - formadorgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Nacional - nacionalgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Olimpo - olimpogeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Técnico - tecnicogeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Categoria Técnico Formador - tecnicoformadorgeracaoolimpica@esporte.pr.gov.br
Observação: O envio de inscrição no e-mail que não seja o da categoria indicada na inscrição poderá acarretar no indeferimento da mesma.

 

Nesta fase de envio de documentação, os candidatos aprovados deverão providenciar também, caso não tenham, a abertura de conta corrente e enviar os dados da agência, conta e atestado médico com validade a partir do mês de abril/2021.