Gêmeas da natação paranaense: Débora e Beatriz Carneiro fazem dobradinha em Mundial Paralímpico 09/08/2023 - 12:54

Na última semana, as atletas paranaenses Débora e Beatriz Carneiro brilharam nas piscinas do Mundial Paralímpico de Natação, que aconteceu em Manchester, na Inglaterra. As irmãs nascidas em Maringá, são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica desde 2015, totalizando nove edições com o apoio do maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e também recebem o incentivo do programa Proesporte.

Na prova dos 100 metros peito na classe S14, Débora conquistou o ouro e bateu o recorde das Américas com o tempo de 1:15.10, Beatriz ficou em 2º lugar e garantiu a prata com o tempo 1:15.72, sua melhor marca pessoal. Beatriz ainda conquistou duas medalhas de bronze nos revezamentos 4x100 metros livre misto e 4x100 metros medley misto. O Brasil terminou o Mundial Paralímpico em 4º lugar no quadro de medalhas, com 46 medalhas (16 de ouro, 11 de prata e 19 de bronze) ficando atrás de Itália, Ucrânia e China.

“Desde o começo do ano elas estavam treinando focadas nesse mundial e nos Jogos Parapan-Americanos, e graças a Deus deu tudo certo, elas fizeram as melhores marcas da vida e as duas nadaram abaixo do recorde das américas o que é bem expressivo”, comemora André Yamazaki, técnico das atletas há 10 anos e também bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica na categoria técnico EAD. 

Yamazaki comenta que o apoio da família e de diversos profissionais tem sido primordial para a evolução das irmãs, principalmente por ser um ano pré-paralímpico: “Ano que vem a gente tem tudo para chegar muito forte, o nosso objetivo é conquistar o topo do mundo, e elas são dedicadas. Tem o fator familiar que ajuda no controle das ações e também uma equipe multidisciplinar que acompanha elas com o trabalho de recuperação, fisioterapia, preparação física, nutricionista e eu faço a parte na água. Todo esse trabalho multiprofissional ajuda muito e tem feito o nosso desenvolvimento continuar.”

Denise Golfieri, coordenadora do programa Geração Olímpica e Paralímpica conta sobre o carinho e a convivência com as gêmeas no últimos anos: “Conheci as meninas em 2015, a primeira vez delas como bolsistas do programa, de lá pra cá temos acompanhado a dedicação delas ao esporte e também as conquistas. Elas nos encantam e nos enchem de orgulho trazendo resultados sempre com esse jeito leve e alegre em tudo que fazem, elas merecem o mundo!”

“Elas são meninas de ouro que vem conquistando cada vez mais espaço em competições internacionais”, complementa o coordenador do programa Proesporte, Otávio Taguchi.

O foco agora são os Jogos Parapan-Americanos de 2023, que acontecem entre os dias 17 e 26 de novembro em Santiago, no Chile e depois do Parapan, a seletiva para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na qual Débora e Beatriz precisam fazer o índice estipulado pelo Comitê Paralímpico para garantir a vaga.

GERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA – O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

PROESPORTE – O Proesporte é financiado pelo contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que pode destinar parte do valor devido para projetos na área. O edital de 2024 e 2025 é de R$ 50 milhões, o maior volume de recursos para fomento e incentivo na história do esporte do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS