“Gêmeas Corredoras” do Paraná conquistam medalha de ouro e vaga para disputar o Gymnasiade na França 2022 10/03/2022 - 15:46

As irmãs Ana e Helena Mees Valério (16), conhecidas como “Gêmeas Corredoras”, conquistaram duas vagas para disputa dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasíade 2022, evento organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). A seletiva nacional de atletismo aconteceu entre os dias 07 e  09 de março na cidade de Aracaju/SE e  contou com mais de 5 mil atletas.

Ana e Helena são estudantes do Colégio Estadual do Paraná e já tiveram participação nos Jogos Oficiais do Estado, como os Jogos Escolares do Paraná. Na seletiva, Ana competiu a prova dos 1.500m e Helena competiu nos 3.000m.

As irmãs, que são da cidade de Pinhais, praticam o atletismo desde os 06 anos de idade e ficaram satisfeitas com o resultado da classificação. “Viemos para a competição em busca da vaga, sabíamos que não seria fácil, porque aqui em Aracaju faz muito calor, além de ter boas competidoras. Estamos bem felizes, o objetivo foi alcançado, agora treinar mais para representar bem o Brasil e o Paraná no Mundial”, frisaram as irmãs Ana e Helena, ainda emocionadas com o resultado.

Sempre contando com o apoio da família, as gêmeas possuem uma equipe de treinamento e de preparação para as competições. O pai, Anderlin Junior, ressalta a alegria de conquistar o objetivo da classificação para o Mundial. “É muito bom para nós estarmos com essas duas vagas representando o Brasil e o estado do Paraná na França. Aqui o objetivo era a classificação, a gente esperava encontrar dificuldade com a temperatura, as duas enfrentaram dois dias muito quentes com 31 graus, mas elas treinaram muito forte, estavam bem preparadas. O objetivo não era reduzir o tempo, mas sim a classificação, pois apenas os primeiros colocados iriam para o Mundial”, finaliza Anderlin.

Além das irmãs Ana e Helena, até agora outros cinco paranaenses conquistaram a vaga para a Gymnasíade:
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Julia das Neves Botega Soares (Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira) - Individual Geral, Solo e Barras Assimétricas
Ana Luiza Pires Lima (Colegio Estadual do Paraná)- Salto sobre a mesa

ATLETISMO
Matheus Aparecido de Barros (Colégio Estadual Paraíso Do Norte) - Salto em distância
Julia aparecida Rocha Ribeiro (Colégio Ética De Londrina) - 400m rasos
Helena Mess Valério (Colégio Estadual Do Paraná) - 3000m rasos
Eric Guedes Cardoso (Colégio Sesi)- Salto em altura
Ana Mees Valério (Colégio Estadual Do Paraná) - 1.500m rasos

Acompanhe o boletim diário com o desempenho dos atletas do Paraná no site da Federação Paranaense de Desporto Escolar www.fdepr.com

Os Jogos Mundiais Escolares - Gymnasíade 2022 acontecerão na Normandia, França, a partir do dia 14 de maio. A seletiva nacional Gymnasíade é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A participação dos alunos-atletas paranaenses é de gestão da Federação do Desporto Escolar do Paraná, em parceria com a Superintendência do Esporte do Paraná e as respectivas Federações Paranaenses das modalidades disputadas.