Futevôlei e Beach Flag abrem oficialmente os Jogos de Aventura e Natureza no Verão Maior Paraná 05/01/2023 - 18:00

As competições esportivas do Verão Maior Paraná, organizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, começam neste fim de semana no litoral. Caiobá será palco da Copa Verão Maior Paraná de Futevôlei nos dias 7 e 8; e Shangri-lá receberá o Campeonato de Beach Flag nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. As competições fazem parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza.

COPA VERÃO MAIOR PARANÁ DE FUTEVÔLEI
Unindo duas paixões, o futevôlei continua em ascensão e faz parte das modalidades presentes nos Jogos de Aventura e Natureza. Praticado em quadras montadas nas orlas com medidas de 9 metros de largura, 18 de comprimento e divididas ao meio por uma rede com 2,20 m de altura, o esporte é jogado em sistemas de duplas.

Como regra, o jogador pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos, como no futebol. E, assim como no vôlei, as disputas são realizadas em sets, em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das quadras pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.

A competição contará com cinco categorias a serem disputadas: bronze, mista, super master, open e uma específica para militares. Com um total de 80 duplas.

Os jogos serão transmitidos no canal do YouTube da Secretaria do Esporte.

CAMPEONATO DE BEACH FLAG FOOTBALL
O Beach Flag é uma modalidade esportiva derivada do futebol americano, com o objetivo de chegar no fim do campo adversário. Disputado por 4 jogadores em cada time, com dois períodos de 10 minutos.

REGRAS DO BEACH FLAG
1)Disputado 4×4 jogadores com até 6 reservas por time.
2) Qualquer tipo de calçado é ilegal.
3) Protetor bucal é obrigatório.
4) O jogo terá dois períodos de 10 minutos com um intervalo de 2 minutos entre eles.
5) Relógio de jogo será corrido até o aviso de 1 minuto restante.
6) Relógio de jogada será sempre de 25 segundos.
7) Será permitido 2 pedidos de tempo por equipe em cada período de jogo.
8) Conversão para 1 ponto será da jarda 5 do ataque.
9) Conversão para 2 pontos será da jarda 10 do ataque.
10) A bola é posicionada na jarda 1 de defesa para o primeiro snap. (touchback)
11) Cada série de posse terá 4 descidas de scrimmage.
12) O quarterback tem 5 segundos para passar ou entregar a bola após o snap.
13) Os blitzers precisam se posicionar a 5 jardas da linha de scrimmage.
14)  Chutes são proibidos.
15) Quarterback não pode correr com a bola além da scrimmage.
16) Passes para trás permitidos apenas atrás da scrimmage.
17) Jogador que sair de campo não pode receber passe.
18) Se o jogo terminar empatado (Overtime), série de chances simples alternadas da linha de 5 jardas do ataque.

A competição está sendo promovida em conjunto com a Federação Paranaense de Futebol Americano. Com a participação de seis times, sendo quatro masculinos e dois femininos.

A transmissão ao vivo dos jogos será feita no domingo (08) no canal do YouTube da Federação.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site http://www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e do Sicredi, com o apoio da Fecomercio/SESC e das prefeituras municipais.