Foz do Iguaçu é sede do Campeonato Mundial Escolar de Voleibol 20/06/2022 - 08:56

Primeira vez em que o evento esportivo sairá do continente europeu e acontecerá na América do Sul. O campeonato será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 26 de junho. Conta com 14 países participantes sendo eles Argentina, Brasil, Chile, Taipei, Croácia, Chipre, França, Grécia, Israel, Lituânia, México, Holanda, Sérvia e Turquia, e compõe com aproximadamente 500 participantes.

Para o Superintendente do Esporte do Governo do Estado, Helio Wirbiski, é um evento muito importante não só para a formação de futuros campeões e de grandes atletas, mas principalmente pelo movimento que terá em toda região. “Teremos atletas do mundo inteiro junto com comissões técnicas e familiares, ficando uma semana hospedados em Foz do Iguaçu se alimentando e fazendo turismo. Mais um evento que o Paraná recebe de braços abertos incluindo a largada do Rally dos Sertões que acontece em agosto contando com mais de 3 mil pessoas em Foz”, afirma.

Os jogos irão acontecer no ginásio Costa Cavalcanti, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e no hotel Bourbon Cataratas. Um dos diferenciais é a montagem de uma quadra oficial dentro do hotel/resort e todos os alunos, técnicos, professores, organizadores e árbitros estarão hospedados no mesmo hotel.

O Presidente da Federação de Desporto Escolar do Paraná, Jackson Douglas Almeida, conta com a parceria entre a Federação do Desporto Escolar e o Governo do Estado. “Através dessa parceria verificamos um grande aumento tanto no quantitativo de participações dos alunos-atletas do estado do Paraná quanto das oportunidades desses atletas na participação de eventos como o Campeonato Mundial Escolar”, comenta. 

 

Teremos a presença de duas escolas do Paraná no campeonato. Associação Educacional e Assistencial Martin Luther da cidade de Marechal Cândido Rondon representando o vôlei feminino e o Colégio Estadual São Vicente de Paula - EFMNPR da cidade de Nova Esperança representando o masculino.

Para o representante do Paraná na Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e coordenador geral da competição, Clésio Prado, a expectativa está alta ainda mais com a capacidade organizacional do Paraná. “Faz parte de um sonho, uma conquista feita em 2018 que o Brasil pleiteou esse campeonato no voleibol, sendo a primeira vez saindo do continente europeu vindo para a américa do sul. Fizemos um evento teste que foi um sucesso o Campeonato Brasileiro de Voleibol aqui em Foz, sendo o maior evento escolar aqui no brasil nas participações e organizações. Estamos tendo um apoio da prefeitura de Foz do Iguaçu, do Governo Federal através da secretaria do esporte e do Governo do Paraná através da superintendência do esporte”, declara.

A cerimônia de abertura será dia 20 no Hotel Bourbon Cataratas e a competição se encerra no dia 26 com a cerimônia de encerramento acontecendo no ginásio Costa Cavalcanti.

 

GALERIA DE IMAGENS