Festival da Família marca o início dos Jogos de Aventura e Natureza - Corredores das Águas 23/09/2023 - 10:39

Os Jogos de Aventura e Natureza - Corredores das Águas foram oficialmente abertos na manhã deste sábado (23), na Praça da Catedral, em Maringá. O pontapé inicial dos jogos que vão até dia 1º de outubro também em Marialva, Paranavaí, Marilena, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Nova Londrina e Terra Rica, é o Festival da Família, que está sendo realizado desde as 9h, e segue até amanhã, às 18h.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor Presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos, representando o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski. “Se tem uma coisa que gratifica a gente é poder ver um evento como este, que foi criado no primeiro mandato do governo Ratinho Júnior e abrange cerca de 8 municípios com mais de 40 modalidades sendo disputadas, então é motivo de muito orgulho para a Secretaria de Estado do Esporte”, afirma Walmir Matos.

O evento conta, hoje e amanhã, com uma lista extensa de oficinas, apresentações, shows e competições, confira:

Patinação 
Punhobol
Duoboll
Beisebol
Softball
Tiro com Arco
Estilingue
Apresentações Culturais
Aulas de Dança e Ritmos
Karatê
Bete-ombro
Perna de pau
Xadrez
Dominó 
Paredão de Escalada
Tirolesa
Voo cativo de balão 
Tênis de mesa
Teqball
Futebol
Concurso PET da Família 

De acordo com Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, o evento está bem movimentado, com várias atividades, oficinas de diferentes modalidades, jogos intelectivos, brincadeiras antigas como amarelinha, perna de pau, atividades de palco, várias organizações para toda a comunidade, desde a criança até a terceira idade. “É um momento realmente para a família vir passar em conjunto no gramadão aqui da Catedral de Maringá, os jogos estão chegando aí com tudo, mais de 5 mil atletas presentes movimentando a região até 1º de outubro”, adiciona.

JOGOS INDÍGENAS - A competição, que celebra a cultura e a tradição das comunidades, faz parte do Festival da Família e conta com mais de 400 pessoas competindo em diversas modalidades esportivas.

A recepção das aldeias por parte do município foi realizada ontem (22) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mesmo local onde aconteceu a abertura dos jogos. 

Na parte da tarde, iniciam oficialmente as competições, que envolvem futebol feminino e masculino, peteca, malha, cabo de força, corridas de velocidade e de fundo, arremesso de lança, arco e flecha, além de lutas corporais.

Apesar da abertura dos jogos e o Festival da Família só terem acontecido hoje, alguns eventos já começaram ontem. É o caso do Campeonato Paranaense de Paraquedismo, que teve seus primeiros saltos no aeroporto do município de Paranavaí.

Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, e também com as prefeituras municipais e com o apoio das federações esportivas de cada modalidade.

GALERIA DE IMAGENS