Festival da Família: escolinhas e disputas vão movimentar a sede da Secretaria do Esporte 07/12/2023 - 08:33

A Secretaria de Estado do Esporte (SEES) realiza neste sábado (09) a última edição de 2023 do Festival da Família. O evento acontece na sede da pasta, localizada no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, entre 12h30 e 17h. Serão várias atrações nas quadras e ginásios que fazem parte do complexo.

Eduardo Gallina, coordenador do evento e responsável pelas atividades esportivas desenvolvidas no espaço da SEES, explica que ideia é finalizar as ações do Festival da Família e marcar o fim do ano da Secretaria do Esporte junto com os servidores da pasta e os parceiros que desenvolvem atividades na estrutura da sede.

“Teremos algumas atrações como revoada de balões, escolinhas de tênis, de voleibol, de rugby, futebol e de pickleball”, diz Gallina.

Confira as atrações:

BEACH TENNIS – Entre os eventos programados está o 1º Torneio de Beach Tennis para os servidores públicos estaduais e municipais do Paraná. A competição tem vagas limitadas a 16 duplas por categoria (mista, feminina e masculina), definidas por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas via Google Forms (aqui) e o equipamento padrão será de responsabilidade de cada atleta, desde que atenda aos padrões estabelecidos.

REVOADA DE BALÃO – O famoso balão que sempre anima os Jogos de Aventura e Natureza estará no evento, embora os voos dependam do clima. Será realizado um sorteio entre os participantes, que estarão portando uma pulseira com número único, para selecionar quem poderá participar do voo.

RUGBY DAY – O Curitiba Rugby Clube promoverá o Rugby Day, com demonstrações de jogos e muitas atividades de vivência e conhecimento sobre a modalidade.

QUADRAS DE VOLEIBOL – A CIA do Vôlei participa do Festival da Família com a realização do vôlei câmbio, uma adaptação do vôlei para o público master (terceira idade), além de jogos 4x4 e atividades estafetas (brincadeiras com base em corridas) para toda a família.

PICKLEBALL – A nova modalidade, que conta com raquetes, uma bola e uma quadra parecida com a de tênis será apresentada com o objetivo de conquistar novos adeptos através de oficinas de fundamentos e regras básicas, além de desafios, como acertar alvo com um saque ou bater na bola sem deixá-la cair pelo maior tempo possível.

TÊNIS DE CAMPO – A Federação Paranaense de Tênis vai promover oficinas para os interessados em conhecer mais sobre a modalidade, incluindo footenis, fundamentos de raquete, quebra monte e saques em área reduzida. A atividade será entre 13h e 17h.

GINÁSTICA RÍTMICA – Atividades promovidas pelo Clube AGIR – com oficinas, circuito e apresentação da equipe de competição. Serão realizadas uma seletiva para o alto rendimento (meninas de 5 a 11 anos), uma apresentação das ginastas da equipe de alto rendimento e uma oficina de ginástica rítmica com alunas e pais da escolinha.

GINÁSTICA ARTÍSTICA – Promovidas pela Federação Paranaense de Ginástica, as atividades serão nos aparelhos de ginástica artística para os familiares e atletas de outras modalidades, em dois circuitos.

CAMPO DE FUTEBOL – O Instituto Compartilhar, junto da Associação de Voleibol do Paraná (AVP), promove o mini voleibol. O evento será no formato de festival, onde os alunos do projeto, pais e comunidade poderão jogar juntos nas oito quadras distribuídas no gramado (quatro da categoria 4x4 e quatro da categoria 3x3).

Os participantes estarão distribuídos em filas para entrar nas quadras, podendo jogar quantas vezes quiserem, respeitando a ordem de chegada e o final das partidas. A quantidade de pontos por jogo será determinada pelos professores e coordenação do projeto, dependendo do número de participantes no momento. Os professores também vão auxiliar na organização das filas e entrada para as quadras. Entre 13h e 17h.

OUTRAS ATIVIDADES – A Escolinha do Nilo vai promover uma triangular de futebol, categorias 13 a 15 anos e 8 a 12 anos, a partir das 13h30; a Federação Paranaense de Golf 7 realizará atividades de vivência com a modalidade, paradesporto, a partir de 13h30; o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levará ao evento um simulador de capotamento - equipamento que transmite a reação em situação de capotamento pelos ocupantes do veículo.

EXPOSIÇÃO CENTRO DE MEMÓRIA – O Centro de Memória do Esporte Paranaense (CMEP) também vai marcar presença no Festival da Família de Curitiba com uma retrospectiva de diversas ações e projetos promovidos pela Secretaria do Esporte ao longo de 2023.

Estarão na exposição o 1º Festival Pedala Paraná, legado da colonização japonesa no esporte, 17ª Edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), Sonia Maria de Oliveira, Cláudio Myagima, Exposição Ei, Sicupira, Exposição Ei, Craque, Exposição Gaspar Matos e Exposição Dayane Camillo.