Federação Paranaense de Ginástica faz estágio de treinamento e cursos técnicos com recursos do Proesporte 24/05/2021 - 11:47

Aprimorar os movimentos corporais misturando a arte, a música e a capacidade física com a supervisão de uma treinadora búlgara foi uma realidade para mais de 400 ginastas rítmicas paranaenses. Esta ação, promovida pela Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), ocorre em parceria com o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE) durante o mês de maio no Complexo Esportivo Tarumã, sede da Superintendência Geral do Esporte.

 

Após participarem do primeiro edital – em 2018, a FPRG se inscreveu para a edição de 2019 para nova captação de recursos por meio do PROESPORTE. Foram contemplados com R$169.915,00, tendo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) como incentivadora. Seguindo os protocolos sanitários, as participantes do evento foram testadas antecipadamente e mantidas em isolamento social durante o período do curso. 

 

Valor que possibilitou neste mês que fossem realizados o Estágio de Treinamentos e Cursos Técnicos com 12 ginastas selecionadas pela entidade, oito treinadores de seis clubes paranaenses e atletas convidadas do Clube Agir de Ginástica Rítmica, que cedeu o espaço e equipamentos. Evento que contou com transmissões ao vivo para clubes de ginástica rítmica de todo o estado do Paraná.

 

A presidente da FPRG, Márcia Aversani, explica que foram selecionadas as melhores atletas paranaenses, as quais conquistaram medalhas em campeonatos internacionais, Brasileiro/Individual e/ou Paranaense Individual nível 1 em 2019 ou integram a Seleção Brasileira em 2021.  E também atletas promissoras. O objetivo é ajudar no desenvolvimento das ginastas para estarem nos próximos pódios de eventos nacionais e internacionais.

 

Para comandar esses treinamentos, foi escolhida a técnica búlgara Reny Karachomakova. Segundo Márcia, o Leste Europeu é referência mundial na ginástica rítmica e Reny carrega um currículo com medalhas olímpicas e mundiais, além de treinar diversas equipes búlgaras e realizar cursos por diversos países. “O Brasil já aprendeu muito com os búlgaros. Toda vez que vem uma treinadora internacional ou que a gente vai para uma competição, aprendemos com eles. O curso é esse momento do trabalho de preparação da atleta”, ressalta Márcia.

 

O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro chamado de estágio é quando as ginastas rítmicas apresentam suas coreografias. Nesta hora, a treinadora Reny auxilia nas correções de movimentos, tempo, entre outros. E também na parte criativa com novos elementos e ideais que ajudem a melhorar a apresentação. O estágio iniciou no dia 15 de maio e encerra dia 28 de maio.

 

Já a segunda etapa foi o curso, em que Reny apresenta técnicas para capacitação física – que pode ocorrer de forma presencial e remota. “A metodologia de Reny é muito boa para ensinar. As meninas apresentaram suas coreografias. E as meninas de forma remoto puderam conhecer um pouco mais do processo da preparação corporal para poder ter um desenvolvimento melhor em suas cooreográfias. A Reny coloca os aparelhos já na preparação física, o que ajuda na habilidade da atleta” explica Márcia.

 

Com a transmissão ao vivo, a FPRG conseguiu atingir simultaneamente mais regiões paranaense – que se fosse de forma presencial precisaria de dois a três eventos. Para Márcia, a pandemia do novo coronavírus ensinou a todos a trabalhar de forma remota e usar o online como uma poderosa ferramenta. Esta etapa ocorreu do dia 17 ao dia 19 de maio.

 

Os recursos captados pelo PROESPORTE possibilitaram a realização do estágio e do curso com a presença de uma treinadora búlgara (viagem, hospedagem e encargos), mas também possibilitaram a hospedagem e alimentação das atletas. Com os recursos, a FPRG adquiriu um tapete oficial para jogos realizados pela entidade, como Jogos Abertos do Paraná, Jogos da Juventude do Paraná, entre outros. Para Márcia, a aquisição ajudará melhorando o nível estrutural das provas por ser mais fácil o transporte.

 

PARTICIPANTES – Entre as atletas selecionadas, estão Maria Eduarda Alexandre, Julia Kurunczi e Isadora Carnielli. O trio faz parte da Seleção Brasileira Juvenil Individual e estão se preparando para o Pan-Americano Juvenil no dia 22 a 28 de junho na cidade de Guatemala. A competição na América Central será classificatória para os Jogos Pan-Americanos Júnior, em novembro, em Cali, na Colômbia.

 

“Uma professora internacional pode ter mais experiência. Ela está ajudando com as nossas coreografias após mostrarmos no estágio. E também para podermos aprender técnicas internacionais”, destaca Maria Eduarda que treina desde os oito anos e agora está com 14 anos. Já Julia Kurunczi revela que Reny está ensinando técnicas internacionais que está auxiliando no desenvolvimento das ginastas para o desafio de junho.

 

PARECERISTAS PARA O PROESPORTE -  Se encerra nesta segunda-feira, 24 de maio, o prazo para credenciamento de parecerista para o Edital 2020 do PROESPORTE. Os selecionados serão responsáveis pelas análises e emissão de pareceres técnicos dos projetos inscritos no último edital, publicado em 2020 e em atual fase de habilitação.

 

Poderão se credenciar pessoas físicas que estejam em conformidade com as exigências do  Edital de Credenciamento 01/2021 . O edital tem prazo de vigência de 12 meses.

As dúvidas poderão ser sanadas pelo proesporte@esporte.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS