Fase final 12 a 14 anos define os classificados para os Jogos Escolares da Juventude 22/07/2019 - 15:40

Apucarana recebeu entre os dias 12 e 20 de julho a fase final dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) para alunos-atletas de 12 a 14 anos. Estiveram em disputa 14 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez e bocha adaptada com a participação de atletas regulares e atletas com deficiência (ACD).

A competição é classificatória para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado, são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Na etapa regional e nacional dos Jogos Escolares da Juventude as disputas acontecem simultaneamente em ambas as categorias 12 a 14 anos e 15 a 17. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul, Sudeste, além dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, que terá como sede Cascavel (PR), entre os dias 2 e 6 de setembro. Já a sede da etapa nacional, que acontecerá de 16 a 30 novembro, será em Blumenau (SC).

Nas modalidades coletivas desta categoria estão classificadas para a etapa regional as equipes de basquetebol Colégio Passo a Passo, de Terra Rica (feminino) e Colégio Positivo Júnior, de Curitiba (masculino); no futsal Colégio Estadual João Paulo II, de Arapoti (feminino) e Colégio Estadual Lúcia Schoffen, de Altônia (masculino); a equipe de handebol do Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes (masculino) e no voleibol as equipes Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus, de Guarapuava (feminino) e do Colégio Dom Bosco Maringá, de Maringá (masculino). Devido a classificação do handebol feminino na etapa nacional em 2018, o campeão paranaense deste ano, Colégio Dom Bosco Ahú, de Curitiba, não vai precisar disputar a etapa regional e já tem vaga garantida para Blumenau.

Os campeões das modalidades individuais classificaram direto para a etapa nacional. As vagas para esta etapa são destinadas aos campeões do vôlei de praia; oito atletas campeões nas provas individuais de natação com melhor ranking na Confederação Brasileira de Natação e na Federação Paranaense de Natação; 10 atletas campeões nas provas individuais de pista e campo com melhor ranking na Confederação Brasileira de Atletismo; os dois atletas com maior pontuação no ciclismo;  o campeão e vice na prova individual do badminton e tênis de mesa; as duas primeiras colocadas de acordo com a pontuação nas provas da GR; somente o campeão em cada categoria do judô; os campeões da prova do xadrez rápido e os campeões em cada categoria da luta olímpica. Os critérios de definição dos técnicos nas modalidades individuais obedecem o que consta no regulamento. Já nas modalidades coletivas, serão convocados os respectivos técnicos campeões por suas escolas.

Já os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares 2019 que serão realizadas entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). Classificam para esta etapa nacional os atletas paranaenses de 12 a 18 anos primeiros colocados com o melhor índice técnico em relação aos resultados da competição nacional de 2018, de acordo com sua respectiva prova, nas modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa. A convocação dos técnicos para acompanhar os atletas na categoria ACD será de acordo com o maior número de primeiros lugares obtidos por seus atletas e conforme a faixa etária, classificação e gênero.

Para a coordenadora geral dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, mais um vez a cidade de Apucarana mostrou excelência em receber e organizar uma competição dessa magnitude. “Foram nove dias de intensas disputas envolvendo mais de cinco mil participantes, com 747 estabelecimentos de ensino, de 270 municípios. Poucos cidades têm uma estrutura de praças esportivas e alojamentos que comportem esses números. Somos gratos a Apucarana que novamente se dispôs a estruturar e receber nossos atletas”, agradeceu Tomadon.