Etapa litorânea dos Jogos de Aventura e Natureza encerrada com sucesso 08/11/2021 - 12:52

Muita disputa e adrenalina marcaram o final de semana com competições na terra, água e mar, nos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Litoral. No domingo (7) encerraram as competições nas modalidades de bodyboarding, beach tênis, parapente, aquathlon, corrida de aventura e ciclismo.

Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba sediaram o evento que recebeu um bom público. Mais de três mil pessoas participaram da etapa do litoral, em dois finais de semana. Nos dias 30 e 31 de outubro aconteceram as disputas de 12 modalidades:  Beach Soccer, Beach Tênis, Parapente, Patinação Inline Marathon, BMX Freestyle, Cross Games, Futebol das Estrelas,, Surfe,  Vôlei de Praia, Handbeach, Skate, Vela, Corrida de Aventura,  Canoagem Riverside Cross

O parapente foi uma das atrações em Matinhos, atraindo muitos curiosos, especialmente na aterrisagem na areia. Volnei Cardoso, atleta de parapente de Curitiba, falou da emoção em participar dos JANS. " É muito divertido, voar é o sonho do homem, uma experiência única. O apoio do Estado é muito importante, e acaba sendo uma troca, pois a gente traz também o turismo, além de colorir o céu, é fantástico"!

 

Guaraqueçaba recebeu a corrida de aventura, atraindo muitos participantes. O atleta Alan Passos, da equipe Guartelá, relatou a dificuldade da rota: "Foi um a prova muito boa, pegamos uma subida de bike, passamos pelas cachoeiras com uma paisagem muito bacana, e pra finalizar um trecho de caiaque, mas a maré baixou e tivemos dificuldades no mangue. A prova foi nota 10, parabéns aos organizadores".

 

Para Tiago Campos, diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte, o evento foi completo. "Chegamos ao último dia dos Jogos de Aventura e Natureza, e foi um sucesso. Tivemos sol, chuva, vento, a competição é assim mesmo. Todos os atletas e federações ficaram satisfeitos,, os municípios felizes. Movimentamos o litoral num período de baixa frequência turística. Atletas de todo Brasil e também do exterior estiveram presentes. O balanço foi muito positivo".

 

PROXIMA ETAPA

Entre os dias 27 de novembro a 05 de dezembro, acontece a etapa dos municípios Lindeiros, em treze cidades. As modalidades e clínicas disponibilizadas a comunidade ainda serão confirmadas.

A primeira edição dos JANS ocorreu em 2019 e se destacou por ser um projeto inovador que uniu a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante, que beneficiou a população paranaense tanto esportiva quanto economicamente. 

 

Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte.  E conta  com patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional.

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS