Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza encerra com mais 5 mil atletas e 17 modalidades esportivas
06/12/2021 - 17:01

Com a participação de 5 mil atletas e 12 municípios-sede, encerrou neste domingo, 05, a Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS). A competição, inaugurada em 2019, busca unir a prática esportiva e a natureza em um evento itinerante, fomentando o turismo e a economia em todo o estado. 

O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, comemorou o encerramento dos jogos, que contemplaram 17 modalidades esportivas em dois finais de semana (26 à 28/11 e 03 à 05/12). “Encerramos agora não só felizes pelo sucesso na área do esporte, mas também pela movimentação do turismo e do fomento ao lazer nas regiões lindeiras", comenta o superintendente. 

Além disso, esta etapa contou com patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional, que também reformou e reabriu a principal área pública de lazer em Foz do Iguaçu, o Gramadão da Vila A. Nele, ocorreram diversas apresentações artísticas e o lançamento oficial das ações de Natal do Município, também incentivadas pela Itaipu. As atrações circenses, balonismo, roda-gigante, música sinfônica, brinquedos e as diversas decorações natalinas serviram de palco para o encerramento desta edição do JANS.

Foto da reabertura do Gramadão à comunidade de Foz do Iguaçu, após pouco mais de um ano de obras de revitalização.
Foto da reabertura do Gramadão à comunidade de Foz do Iguaçu, após pouco mais de um ano de obras de revitalização. Foto: Lucas Chagas.

 

O diretor de inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, mede o sucesso do evento por meio das grandes competições que sediou e da quantidade de atletas que reuniu. Caiaque polo, por exemplo, é uma modalidade relativamente nova no país e levou mais de 200 atletas de diversas modalidades e categorias para Foz do Iguaçu. Já a 4° Etapa do Campeonato Paranaense de Velocross e a Final do Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorreram simultaneamente, juntaram mais de 3 mil pessoas, entre atletas e telespectadores, em São Miguel do Iguaçu.

“A canoagem de velocidade, por exemplo, aconteceu junto ao torneio de pesca e foi um sucesso absoluto. Sem falar  do beach tennis, com quase 500 atletas e 10 quadras, e da participação do campeão do mundo de patinação e velocidade, o paraguaio Julio Cesar Mirena Ortiz.”, explica Campos, referindo-se também à presença de outros atletas sul-americanos, vindos da Colômbia, Chile e Argentina. “No fim, podemos dizer que foi um grande evento. Marcamos a retomada dos Jogos de Aventura e Natureza com um saldo muito positivo, e encerramos bastante felizes do resultado”.

Neste aspecto, Lucas Bonilha, skatista profissional e árbitro dentro dos JANS, vê com bons olhos a participação de atletas de peso nas competições, visto que a presença deles é uma  grande oportunidade para a cidade sede do evento e seus respectivos atletas locais. “Acredito que as competições funcionam como fomento para novos atletas e fortalece a cena local, o que também é importante para garantir à galera acesso a nossa cultura”, conta ele. Lucas é bolsista da categoria Nacional do programa Geração Olímpica e Paralímpica.

 

Patinação inline.
Patinação inline.

 

DETALHES DESTA EDIÇÃO - A competição iniciou na última sexta-feira de novembro, 26, em sete municípios do Estado. Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Mercedes, Terra Roxa e Missal foram as sedes do evento, recebendo 10 modalidades: Vôlei de Praia, BMX Freestyle, Hand Beach, Canoagem de Velocidade, Pesca, Futevôlei, Skate, Beach Soccer, Mountain Bike e o Futebol das Estrelas.

Já o segundo final de semana desta etapa dos Jogos começou nesta sexta-feira, 03, em seis cidades. Foz do Iguaçu, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira sediaram 14 modalidades: Paraquedismo, Beach Tennis, BMX Freestyle, Caiaque Polo, Futebol das Estrelas, Punhobol, Patinação 5, Skate, Vôlei de Praia, Handebol de Areia, Futevôlei, Mountain Bike, Paraciclismo e Velocross.

Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral do Esporte, com o apoio dos municípios-sede. A etapa lindeiros contou com patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional -  líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,7 bilhões de MWh desde o início de sua operação.
 

 

GALERIA DE IMAGENS