Esporte lança projetos em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa e UEPG 27/08/2021 - 11:53

A Superintendência do Esporte, a Prefeitura de Ponta Grossa e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram programas esportivos e realizaram  assinatura de termos de cooperação, visando novos projetos para o município e a região.

Estiveram presentes no evento o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski; a prefeita de Ponta Grossa, Professora Elisabeth; e o pró-reitor da UEPG, Ivo Motin Demiatte, representando o reitor Miguel Sanches Neto.

PROGRAMAS – Entre as assinaturas estão a criação de duas ciclorrotas na região (do programa Pedala Paraná) e a adesão à Frente Paranaense pela Educação Paralímpica (uma parceria entre Estado e Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB para fomentar o paradesporto nas escolas).

“Foi uma reunião muito importante recebendo toda a comunidade esportiva aqui dos Campos Gerais, anunciando vários eventos. Inclusive passando por uma abertura da Universidade para práticas esportivas, junto com um plano de recuperação pós-covid”, disse o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

“Ponta Grossa sempre sonhou com essa integração entre o esporte e o turismo. É exatamente isso que estamos vendo acontecer no Paraná inteiro, com esse projeto especial, o Pedala Paraná”, celebrou a prefeita Elisabeth, que completou: “É importante para que façamos uma retomada (pós-pandemia) com força, vigor e saúde”.

JOGOS - Entre os lançamentos, destaque para a 66ª edição dos Jogos da Primavera, organizados pela UEPG, e as etapas dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) e Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), que acontecem em setembro, outubro e novembro, com as disputas de três modalidades: handebol, basquetebol e voleibol.

ESPECIALIZAÇÃO – Aproveitando o encontro, também foram entregues os certificados de conclusão de curso referentes à 1ª turma da Pós-Graduação em Gestão Pública do Esporte (lato sensu). Ofertada pela UEPG em parceria com a Superintendência do Esporte e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A pós foi gratuita e contou com 300 alunos matriculados.

“A conclusão da primeira turma é uma conquista para o Paraná e para as instituições envolvidas. Desse modo, estamos qualificando pessoas em todos os nossos municípios”, comentou o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.