Encontro de Gestores Municipais do Esporte é realizado em paralelo aos Jogos de Aventura & Natureza 10/08/2019 - 09:00

Está sendo realizado, em paralelo a programação dos Jogos de Aventura & Natureza, o Encontro de Gestores Municipais do Esporte do Estado do Paraná. O evento, proposto pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, reúne autoridades e profissionais da área esportiva para o compartilhamento de conhecimentos e a reflexão sobre possíveis alternativas de fomento ao esporte paranaense.

A capacitação e atualização de gestores esportivos nos municípios do Estado, assim como as diferentes formas de captação de recursos por meio de leis de incentivo, foram os principais assuntos abordados na tarde de ontem (09), durante o primeiro dia de evento.

Autoridades e comunidade se reuniram para discutir o esporte no litoral (Foto: Beto Pacheco)
Para o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Hélio Wirbinski, pensar nas formas de fomentar o esporte por meio da capacitação de gestores é uma grande conquista dessa gestão, levando em consideração que, segundo ele, há anos isso não acontecia no Paraná: “Nós temos mas  muitos nichos para buscar financiamento, muitas formas modernas de conduzir o esporte e partimos do princípio de que o planejamento estratégico vai utilizar o dinheiro público e valorizá-lo ainda mais. Vamos tratar o esporte com responsabilidade, planejamento, transparência e envolvendo a comunidade esportiva melhorar seus orçamentos”, completou.

O evento foi acompanhado de perto pela comunidade esportiva do Estado (Foto:Ana Reimann)

Uma das estratégias da nova gestão para a capacitação e atualização de gestores é o investimento em um curso de pós-graduação realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O atual reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, esteve presente no evento e explicou a importância da especialização, a se realizada pela modalidade de Educação à Distância (EAD): “A capacitação permite ações conjuntas, sistêmicas, de tal forma que o esporte se desenvolva no estado como um todo. Destacamos a capilaridade que a modalidade dará ao projeto, pois, todos os municípios que tiverem interesse poderão ter integrantes que queiram frequentar o nosso. Estamos apostando na expertise da UEPG na modalidade à distância para a formação de gestores esportivos em todo o Paraná.

A relação entre o investimento e os retornos financeiros provenientes do esporte também estiveram em pauta durante o encontro. Questões sobre como as ações esportivas são formas preventivas de economia no futuro foram abordadas com seriedade. Segudo Wirbinski, as leis federal, estadual e municipal, por exemplo, realizadas por meio de renúncia fiscal, são formas de arrecadação de verbas que contam muito para o desenvolvimento do esporte. Ele destacou que 8 milhões de reais foram destinados ao edital da lei de incentivo estadual nesse ano e que, para o próximo, serão 10 milhões: “Queremos mostrar que cada real investido em esporte são 3 economizados em saúde e segurança. E é assim que vamos conduzir essa gestão”, finalizou.

Comunidade esportiva acompanhou o evento na Associação Banestado (Foto: Ana Reimann)

O Encontro de Gestores Municipais do Esporte segue até hoje ao meio dia. Para o prefeito de Matinhos Ruy Hauer, os eventos são de extrema importância porque fortalecem uma das principais diretrizes do atual governo: o incentivo ao turismo: “Temos certeza de que 5 mil pessoas estão evolvidas só nesse evento. Os jogos estão apenas começando e já movimenta hotéis, pousadas e restaurantes por aqui.  E não é só apenas o litoral, mas o Paraná como um todo que será beneficiado, já que os jogos acontecerão em diferentes regiões do Estado. O esporte é saúde, é tudo na vida das pessoas”, completou.

COM/ Esporte Paraná
Ana Reimann