ESPECIAL FEDERAÇÕES: 70 anos da Federação Paranaense de Basketball 19/05/2021 - 16:49

A Federação Paranaense de Basketball (FPRB) completou 70 anos em janeiro. Marcando muitos pontos para modalidade, a instituição vive um momento de inovação com o objetivo de manter o Paraná entre os principais do Brasil.

Essa é uma série especial que, a cada semana, apresenta as histórias de uma federação esportiva do Paraná, falando de seus projetos, números e parcerias com o Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte.

Criada em janeiro 1951, a FPRB tem como missão promover, com excelência e em parceria com os seus filiados e apoiadores, o basquetebol no Paraná, contribuindo para a formação e desenvolvimento de atletas, árbitros e técnicos, de maneira competente e competitiva e com destaque no âmbito nacional.

“Fazemos basquete para as equipes, para os técnicos, para os jogadores. Nosso objetivo é fazer com que a criança vá para a quadra e se desenvolvam cada vez mais. Buscando fazer uma Federação democrática, ouvir a todos e dar voz as pessoas”, ressalta presidente da FPRB, Marival Antonio Mazzio Jr.

NÚMEROS– Assim como a maioria, o trabalho dentro de quadras teve que ser remanejado para o online em 2020.  Atualmente, a FPRB tem aproximadamente 1500 atletas envolvidos nas competições e ações da instituição, 24 clubes/associações federados e 63 técnicos filiados.

Em 2020, conseguiu realizar apenas uma competição na categoria adulta – seguindo todos os protocolos sanitários para Covid-19. Em 2019, foram disputados 864 partidas de basquete oficiais e mais de 900 jogos extra oficiais chancelados pela FPRB ou com serviços prestados pelo quadro de árbitro. Segundo Marival, este quadro é um dos melhores do país e o Paraná é o segundo estado maior exportador de árbitros para o nível nacional, atuando nas Ligas Nacionais ( Liga Nacional de Basquete -NBB, Liga de Basquete Feminino - LBF e Liga de Desenvolvimento de Basquete - LDB) e na Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Entre as competições realizadas pela federação, estão: Campeonatos Estaduais Categorias de Base, Campeonatos Estaduais Categorias Adultas, Taça Paraná de Basquete de Base, Taça Paraná de Basquete Adulto, Campeonatos Sul Brasileiros de Base e Campeonatos Sul Brasileiros Adulto.  Valorizando sempre o trabalho realizado nas categorias de base, os jogos começam com as categorias sub-12 até sub-19- feminino e masculino.

“Os campeonatos da federação são os mais fortes. Desde 2014, realizamos para as categorias sub-15 e sub-18 turno e returno. Uma competição de circuito – que ocorre só em um final de semana – é emocionante, mas uma competição longa oferece um intercambio maior entre os atletas e as equipes. Nossas competições vão de março a novembro”, enfatiza Marival.

Somando aos trabalhos realizados dentro de quadra, Marival expõe que a nova diretoria é composta por pessoas técnicas, ou seja, profissionais do basquete, como treinadores.

Para Marival, assim é possível compreender a atual situação do basquetebol paranaense.

Por isso, a FPRB está focada em trabalhar a base da modalidade para dar continuidade ao esporte e a categoria adulta bem estruturada. Um exemplo da competitividade paranaense está no time Pato Basquete que disputa a Liga Nacional de Basquete (NBB). E ADM/Maringá, Coritiba Monsters Basketball e Curitiba Basquetebol/CMP que disputam a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

BASE FORTE - Desde 2010, realizam o Programa de Desenvolvimento de Atletas – Seleções Paranaenses de Base. Marival explica que o objetivo é lapidar jovens atletas e multiplicar os conhecimentos da modalidade. A entidade realiza encontros a partir do sub-12 com convites para técnicos e atletas de todo o Estado. E assim montam as seleções de cada categoria e ajudam na formação destes atletas.

Uma das atletas que surgiu da base é Julia Barboza, atualmente atleta do São José Basketball. Com oito anos, ela e a irmã gêmea Vânia conheceram o basquete por meio de uma oficina da lendária Hortência Marcaria – uma das principais atletas da história do basquete brasileiro.  Desde então, as irmãs participam de competições da federação e seguem na categoria adulta.

Para Julia, a Federação é responsável por organizar a modalidade. “Acredito como em qualquer área da nossa vida, não só no esporte, quando tenho um objetivo a ser alcançado, a base de tudo isso é organização. Eu vejo a Federação como responsável por essa organização por ter compromisso com seus atletas e todos envolvidos” afirma Julia. Além disto, Julia destaca o papel da instituição para basquete feminino. A atleta revela que a FPRB dá visibilidade para a categoria feminina e oportunidade para desenvolvimento delas por meio das competições, das seleções e da divulgação destas atletas.

CURSOS – Durante a pandemia, o trabalho da FPRB se intensificou no mundo online.  A entidade realizou diversos cursos, entre eles: Curso de Formação de Oficiais de Arbitragem, Curso de Atualização de Oficiais de Arbitragem e Capacitação Pessoal e Interpessoal – Tornando-se um Grande Formador de Atletas. E estão realizando a primeira pós-graduação em Basquete do país, em parceria com a Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB).

“O trabalho da federação não parou, mudou de foco. Ele saiu da quadra – competições, tabela de jogos, arbitragem -, acabou indo para parte online em virtude da pandemia” explica Marival.

O treinador de Londrina João Victor de Freitas Botelho Rodrigues revelou que a instituição paranaense é a principal responsável por desenvolver e massificar o basquete no Estado do Paraná. Desde 2018 quando veio morar no Estado, Rodrigues afirma que FPRB está fazendo um trabalho intenso por meio de cursos, clínicas. Ele conta que teve oportunidades únicas, como curso com o técnico do time de basquete do Flamengo, Gustavo de Conti – uma referência para os treinadores da modalidade. E agora está cursando a pós-graduação em Basquete, que afirma que ajudará impulsionar a carreira.

GERAÇÃO OLÍMPICA – Desde o início do programa Geração Olímpica  (realizado pelo Governo do Paraná com o patrocínio da Copel) até 2020, 639 bolsas foram distribuídas para atletas e técnicos do basquetebol. Para Marival, as bolsas dão incentivo aos atletas de base e suporte para os atletas de alto rendimento.

NA FPRB, os clubes e as associações montam um ranking para cada categoria e os principais colocados são contemplados com a bolsa. Marival explica que desta forma fica uma decisão justa e democrática por estarem vivendo um período paralisado para o esporte mundial.

FUTURO - Após 40 anos no mesmo local, A FPRB mudou de sede. Agora está na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 742 Curitiba. Marival enfatiza que com a mudança também veio a vontade de tirar outros projetos do papel, como Programa de Desenvolvimento de Treinadores – nos mesmos moldes do já executado para atletas da base. E estão trabalhando para realizar as competições DE 2021 por região devido a pandemia do novo coronavírus.

CURIOSIDADES:

- Em 2019, 1335 atletas e 113 equipes de basquete participaram dos Jogos Abertos do paraná.

- Em 2019, 1295 atletas e 122 equipes de basquete participaram dos Jogos da Juventude do Paraná.

- Em 2019, 239 atletas e 22 equipes de basquete participaram dos Jogos Universitários do Paraná.

- Atletas de destaque do Paraná: - Paulo Scheuer, nascido em Francisco Beltrao e atleta do Pato Basquete, que disputa a Liga Nacional de Basquete. Gabriel Servelin, nascido em Pérola D’Oeste e atleta do Pato Basquete, que disputa a Liga Nacional de Basquete. Enrico Bório, atleta do Clube Curitibano, nascido em Curitiba. Allanis Cristina Delboni da Silva – Atleta de Foz do Iguaçu – Seleção Brasileira de Base.

GALERIA DE IMAGENS