Disputas em Foz apontaram representantes paranaenses em Blumenau 12/08/2019 - 09:20

O município de Foz do Iguaçu sediou entre os dias 2 e 10 de agosto a fase final dos 66º Jogos Escolares do Paraná para estudantes de 15 a 17 anos. A competição envolveu várias modalidades individuais e coletivas e contou com a participação de competidores regulares e atletas com deficiência (ACD). A competição é classificatória para os Jogos Escolares da Juventude (JEJS), organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontecem em na cidade catarinense de Blumenau, de 16 a 30 de novembro.

Os campeões das modalidades individuais vão direto para a etapa nacional. Já nas coletivas, os dois naipes do voleibol e a equipe masculina do basquetebol passarão por uma seletiva regional.

Em 2018, o esporte escolar paranaense foi um dos protagonistas dos Jogos Escolares da Juventude com o segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 38 ouros, 18 pratas e 35 bronzes. A coordenadora geral dos JEPS, Márcia Tomadon Moreira, afirmou que a meta para este ano é manter o Paraná entre os três primeiros colocados. “O nosso estado se destaca no desporto escolar brasileiro queremos que nossos alunos atletas continuem nesse patamar. A nossa expectativa é muito boa para a etapa regional, onde temos três modalidades coletivas participando, e também para a competição em Santa Catarina”, disse.

Nas modalidades coletivas, o Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, no handebol feminino e o CE Antonio Teodoro Oliveira, de Campo Mourão, no masculino já garantiram as passagens para terras catarinenses. O futsal com o CE Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste, no feminino, e o CE São Francisco Xavier, no masculino, e o basquete feminino Colégio COC Semeador de Foz do Iguaçu também asseguraram suas vagas.

Já o Colégio Expoente de Curitiba, no voleibol feminino, e o CE Fazenda Velha, de Araucária, no masculino, bem como o basquete masculino do CE Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon, ainda precisam passar por uma seletiva reunindo outros estados. Para os atletas do Paraná, a disputa acontece em casa. A Regional Amarela, com estados da Região Sul e Sudeste, além de Goiás e Matogrosso do Sul acontece de 2 a 6 de setembro em Cascavel, no oeste paranaense.

Para as modalidades individuais as vagas são distribuídas aos campeões do vôlei de praia; oito atletas campeões nas provas individuais de natação com melhor ranking na Confederação Brasileira de Natação e na Federação Paranaense de Natação; dez atletas campeões nas provas individuais de pista e campo com melhor ranking na Confederação Brasileira de Atletismo; os dois atletas com maior pontuação no ciclismo; o campeão e vice na prova individual do badminton e tênis de mesa; as duas primeiras colocadas de acordo com a pontuação nas provas da GR; somente o campeão em cada categoria do judô; os campeões da prova do xadrez rápido e os campeões em cada categoria da luta olímpica. A definição dos técnicos das modalidades individuais obedece ao regulamento enquanto nas modalidades coletivas, serão convocados os campeões por suas escolas.

Já os vencedores na Categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares 2019, entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo. A convocação dos técnicos para acompanhar os atletas será de acordo com o maior número de primeiros lugares obtidos por seus competidores e conforme a faixa etária, classificação e gênero.

Sobre as disputas em Foz do Iguaçu, a avaliação é muito positiva, segundo Márcia Tomadon. “Fomos muito bem acolhidos em Foz do Iguaçu, uma cidade muito receptiva”. Além do bom nível técnico, a competição foi além das quadras e pistas. Os jovens puderam aqui aproveitar também o potencial turístico da cidade, com visitas as Cataratas do Iguaçu, um dos locais mais procurados por turistas no mundo todo. “Isso é uma oportunidade única para muitos dele”. A coordenadora ainda lembrou que agora o foco é a etapa regional, em Cascavel, e os Jogos Escolares da Juventude em Santa Catarina. “Já estamos com o planejamento nestas duas competições, pois precisamos colocar oferecer o melhor para nossos estudantes”.

Campeões modalidades coletivas ACD

Futsal

EMEE Rafael da Rocha – Itaguajé (Feminino)
EMEE Mãos de Luz – Reserva (Masculino)