Delegação do Paraná estreia com medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2023 31/10/2023 - 08:38

Com a conquista de medalhas no judô, no atletismo, na ginástica rítmica e no karatê, a delegação paranaense fez sua estreia nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Brasília (DF). O campeonato organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) iniciou na sexta-feira (27) e vai até 8 de novembro, com 15 modalidades oficiais.

O torneio é dividido em dois blocos: um entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro e o outro de 3 e 9 de novembro.

JUDÔ - Os judocas brilharam nos tatames de Brasília, somando 11 medalhas para o Estado. Na série ouro, Valentina Demeterco e Antony Albano ficaram com o ouro na categoria acima de 64kg, enquanto Ellyda Knoth (até 58kg), Helena Watanabe (até 44kg), Anne Barbosa (até 48kg) e Fernando Ishiwata (até 40kg) ficaram com a medalha de bronze.

Na série prata Benjamim Cândido levou o ouro na categoria até 36kg e Miguel Ferreira ficou com a prata na categoria até 53kg. Natali Vieira (até 63kg) e Isabela Mocelin (até 40kg) deixaram o torneio com a 3ª colocação. Na série bronze, Caetano da Rosa ficou com o bronze na categoria até 64kg. A equipe é treinada por Fernando Santos, João Darmieli e Maria Helena.

ATLETISMO - No domingo (29), a seleção paranaense também subiu diversas vezes ao pódio. Foram 9 medalhas para o estado, sendo 3 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze.

A medalha dourada foi conquistada por Emanuela Rolim, no salto em altura, por Victor Hugo Alcântara, no arremesso de peso, e Laryssa Schon de Morais, na corrida de 80m com barreiras. Raquely Aparecida Agibert Bandeira, do lançamento de disco, e Gabriel Benícios Leite, do arremesso de peso, ficaram em segundo lugar.

As medalhas de bronze ficaram com Paulo Pirotta, do salto com vara, Eduardo Oesi Aguiar Padovan, na série prata dos 800m, Raquel Bonani, da série prata do salto com vara e Maria Vitória dos Santos, da série prata do pentatlo.

GINÁSTICA RÍTMICA - As meninas do Paraná levaram a melhor e se consagraram campeãs da categoria por equipe dos Jogos Escolares Brasileiros. A equipe foi treinada por Mayara Ehlke e Gracielle Moraes.

O quarto formado por Anna Júlia Carvalho e Isabella Asturian, do Clube Agir de Curitiba, Julia dos Santos Lorenzatto e Giovana Santos Oliveira, da Agito, somaram pontos suficientes para colocar o estado na primeira colocação geral.

Anna Júlia foi campeã geral nas maças, vice-campeã na bola e ficou com o terceiro lugar geral. Isabella foi campeã geral.

Essa é mais uma conquista do Clube Agir, localizado na sede da Paraná Esporte, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. É lá que treinam Bárbara Domingos e sua técnica Márcia Naves, que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.

KARATÊ - O karatê do Paraná encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros com um resultado considerado satisfatório pela equipe técnica, formada por Zilmar Tramontin e Gilmarcos de Bastos Júnior.

Foram conquistadas 6 medalhas. Ana Fedalto levou a medalha de bronze na série ouro da categoria kata feminino. Ana Laura Schluga de Oliveira conquistou medalha de bronze na série ouro categoria kumitê (-54kg). 

No segundo dia de disputas, Pedro Vieira conquistou a medalha de prata na série prata da categoria kumitê masculino (-52kg). Giovana Takeshi levou a medalha de ouro na série bronze categoria kumitê (-47kg), Poliana Sestentf a medalha de ouro na categoria (-42kg), e Rodrigo Nakayama a medalha de bronze na série prata.

A equipe paranaense garantiu a primeira colocação geral no feminino série bronze.

JEBS - Mais de 6 mil atletas de 12 a 14 anos, de vários lugares do país, estão participando da competição. No Paraná, as vagas foram definidas nas finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), disputadas em Apucarana, no Vale do Ivaí, em agosto. Os Jeps são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte.

A delegação do Paraná é composta por 262 pessoas (230 atletas), entre dirigentes, oficiais e técnicos, participando em todas as modalidades, exceto na ginástica artística masculina, que não é realizada dentro do Estado.

“Temos uma expectativa muito boa, onde estaremos ali brigando junto com São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, pelos primeiros lugares dos Jogos Escolares Brasileiros. Nos esforçamos ao máximo junto com todos os integrantes da delegação para que possamos alcançar o melhor resultado”, afirma o diretor de Esporte da Secretaria e chefe de delegação do Estado, Cristiano Barros Homem D’el Rei.

As modalidades são basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, karatê, taekwondo, wrestling e natação. Estarão em fase de demonstração as competições de escalada, corrida de orientação, curling e esgrima.

Confira as próximas disputas:

BLOCO 1 (o que falta)

Basquete (28/10 a 01/11)

Futsal (28/10 a 01/11)

Vôlei de Praia (28/10 a 01/11)

BLOCO 2

Taekwondo (02 e 03/11)

Ciclismo (04 e 05/11)

Natação (04 e 05/11)

Wrestling (04 e 05/11)

Badminton (04 a 06/11)

Vôlei (04 a 08/11)

Ginástica Artística (06 e 07/11)

Tênis de Mesa (07 e 08/11).

GALERIA DE IMAGENS