Confira como foi a Fase Regional 2 do Paraná Bom de Bola 29/05/2023 - 09:21

Entre os dias 26 e 28 de maio, 12 municípios do estado receberam a segunda fase regional do Paraná Bom de Bola, competição de futebol de campo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte. 

O torneio tem disputas divididas em quatro categorias sendo elas: 15+ feminino, sub 16 masculino, sub 21 masculino e master +50 masculino. Entre atletas, técnicos, dirigentes e staff são mais de 8 mil pessoas envolvidas na 3ª edição da competição, sendo 7.198 atletas, totalizando 327 equipes de todo o estado, sendo 26 equipes femininas.

Os classificados vão para a fase macrorregional, que acontece de 27 a 30 de julho nos municípios de Marilândia, São Mateus do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara do Oeste. As finais acontecem em dois finais de semana de outubro, de 5 a 8 e de 26 a 29 na cidade de Campo Mourão.

Abaixo estão disponíveis as matérias, realizadas em parceria com jornalistas locais. Os resultados da competição você confere aqui.

 

Chegou ao fim neste domingo (28) em Campo Largo/PR, as disputas do Paraná Bom de Bola – Regional 1. No local, foram realizadas entre os dias 12, 13, 14, 27 e 28 deste mês um total 43 partidas – disputas que ocorreram nas categorias feminino 15+, sub-16 masculino, sub-21 masculino e master 50+masculino. Os campeões desta fase regional asseguraram suas vagas para as disputas da Fase Macrorregional. Em 2023, os jogos acontecem em São Mateus do Sul/PR, de 27 a 30 de julho.

“Concluímos esta etapa regional aqui no município sede de Campo Largo/PR agradecidos pela estrutura e apoio disponibilizados pela organização municipal, e felizes e com o sentimento de dever cumprido - no sentido de preconizar o esporte e a importância dele como política pública para a educação e o desenvolvimento de todos que aqui participaram. O Governo do Estado está de parabéns por proporcionar isso à sociedade paranaense, pois é através da educação que se vislumbra um futuro melhor para todos. Agora é dar seguimento no que está sendo realizado porque as disputas da Fase Macrorregional já estão aí, com mais emoção para todos”, celebrou o diretor geral do Paraná Bom de Bola - Regional 1, Vinicius Brainta.

A primeira equipe que soltou o grito de campeão da garganta no último dia de disputas foi o time feminino de Piraquara, vitorioso da categoria 15+ de maneira invicta. O título da etapa veio após vitórias nos duelos contra Campina Grande do Sul (3 x 0), e Quatro Barras (5x4).

Na sequência, foi hora e vez da disputa pelo título da categoria sub-16. Em campo, Araucária e Colombo fizeram um grande jogo, e no final, o caneco ficou com a equipe araucariense. Os vencedores buscaram o empate por 1 a 1 no tempo normal e venceram na disputa das penalidades por 4 a 3.

Quem não fez feio e também garantiu um caneco – para a alegria da torcida presente, foram os anfitriões de Campo Largo. O selecionado campo-larguense assegurou o título da etapa na categoria Master 50+ ao vencer a equipe de Campo Magro pelo placar de 6 a 1, vitória que se somou ao triunfo obtido por 4 a 1 contra a equipe de Rio Branco do Sul.

O duelo que finalizou as disputas no município campo-larguense em 2023 aconteceu pela categoria sub-21. Colombo, buscando conquistar o tricampeonato do torneio, enfrentou o selecionado de Araucária. Muita disposição, muito vigor nas divididas, muitas emoções.

Araucária conseguiu segurar o ímpeto inicial dos atuais campeões e em duas chegadas, abriu 2 a 0, o que de certa forma trouxe uma tranquilidade ao duelo. Mais ajustado no segundo tempo, Colombo foi pra cima e criou várias chances de gol, até marcar já na reta final do jogo. Os últimos minutos foram de um duelo aberto, pressão e sufoco para ambas as equipes, mas no final, vitória da equipe araucariense por 2 a 1.

Os dois últimos classificados para a fase macrorregional do Paraná Bom de bola, fase regional, etapa 2, na cidade de Iporã, foram conhecidos no início da tarde deste domingo, 28. A festa ficou por conta das equipes de Cidade Gaúcha e dos donos da casa em duas decisões realizadas no Estádio Virgílio Bortolotti.

A etapa decisiva da competição que começou na sexta-feira, 26, definiu seu primeiro classificado no início da noite do sábado, quando Umuarama derrotou pelo placar de 7x0 a equipe de Iporã. Com o resultado, Umuarama alcançou 5 pontos, pois já havia derrotado na etapa anterior a equipe de Cidade Gaúcha nas penalidades máximas, gasrantindo a primeira vaga da regional para a fase macro da competição.

Na rodada desse domingo, 28, os primeiros a comemorarem a vaga foram os atletas de Cidade Gaúcha, que venceram Iporã por 3x0, já na segunda decisão, a festa ficou por conta dos donos da casa. Iporã fez 2x0 em Nova Olímpia, encerrando a regional com chave de ouro para a cidade sede.

A fase macrorregional que envolverá os classificados na região 6, acontecerá na cidade de São Jorge do Ivaí entre os dias 27 e 30 de julho.

O final de semana foi bastante movimentado em Jandaia do Sul que sediou a etapa regional da terceira edição do Paraná Bom de Bola com a participação de diversas cidades, com grande tradição no futebol paranaense. A competição foi dividida nas categorias feminino 15+ e masculino sub-16, sub-21 e Master 50+.

A equipe de Centenário do Sul foi a grande campeã no feminino e segue na disputa do ‘Bom de Bola’.  Para chegar ao título da etapa regional, as atletas de Centenário jogaram em um grupo único com três equipes. No primeiro confronto a vitória foi de 3 a 2 contra Arapongas. Já na partida decisiva venceram o time de Guaraci por 5 a 2.

Já no masculino sub-16, a garotada de Londrina carimbou o passaporte para a macrorregional. Num jogo muito disputado os londrinenses venceram Bela Vista do Paraíso e conquistaram o título. O resultado final foi 3 a 0 para Londrina, mas o jogo foi muito equilibrado e acirrado até os minutos finais. Os vencedores abriram o placar ainda no primeiro tempo e somente conseguiu ampliar no finalzinho do jogo.

Considerada a principal categoria da competição, o sub-21 da região de Jandaia do Sul seguirá sendo representado pela equipe de Florestópolis. O ‘Florão’ conquistou o título da etapa regional ao vencer Apucarana por 1 a 0, num jogo muito movimentado, com os atletas batalhando muito pela vitória durante todo o jogo. O time de Florestópolis abriu o placar no primeiro tempo e conseguiu segurar o resultado até o final, mesmo com muita pressão adversária.

Já no Master 50+, os classificados foram os Dragões do Norte da cidade de Apucarana que venceram o Arapongas. Com o gramado muito molhado, os experientes atletas demonstraram muita habilidade para fazer a bola correr. Com lindas jogadas, os atletas com mais de 50 anos, mostraram muita experiência e talento individual. No final a equipe de Apucarana levou a melhor e venceu por 4 a 0 e comemorou o título da etapa regional do Paraná Bom de Bola.

Na avaliação do coordenador geral do comitê organizador da etapa regional, Vilmar Aparecido Caus – Mazinho, a competição foi um grande sucesso com as equipes demonstrando muito talento e determinação dentro de campo. “Com certeza a região estará bem representada e com grandes chances de chegar na fase final da competição”, frisou.

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior acompanhou algumas partidas e parabenizou os atletas campeões, desejando sorte na próxima etapa da competição, quando estarão representando toda a região.

“É um prazer para cidade da Jandaia do Sul sediar uma competição deste nível como é o Paraná Bom de Bola e continuaremos investindo e sendo parceiro do Estado para realização de grandes eventos esportivos”, destacou o prefeito.

Após três dias de competição em Jardim Alegre, de 26 a 28 de maio, foram definidas as equipes classificadas para a fase macrorregional do Paraná Bom de Bola. O diretor geral, Valdir Bento de Carvalho, avaliou de forma positiva esta segunda etapa. 

“As partidas foram acirradas e contaram com lances incríveis e emocionantes. O desempenho de alguns atletas surpreendeu a torcida e superou as expectativas nesta regional 12”, salientou o diretor geral, Valdir Carvalho.

O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, agradece os atletas e dirigentes de todos os municípios participantes, a equipe da Secretaria de Esportes do município, os organizadores e o público que prestigiou os jogos.

No naipe feminino, categoria 15+, a equipe da cidade de Manoel Ribas sagrou-se campeã do Paraná Bom de Bola – Fase Regional, em Mandaguari.  As atletas receberam o troféu no dia 27/05, no Estádio Municipal José Bento Alves, de Lidianópolis. O grupo feminino foi formado por cinco municípios: Lunardelli, Manoel Ribas, Mato Rico, São Pedro do Ivaí e Faxinal.

A equipe master 50+, de Jardim Alegre, conquistou o título de campeão do 3º Paraná Bom de Bola – Fase Regional, após vencer o time de Lunardelli pelo placar de 3 X 1.

Já no sub 16, São Pedro do Ivaí levantou o troféu de campeão após a vitória contra a rival Ivaiporã. Depois do empate pelo placar de 3 X 3, a disputa foi para as cobranças de pênaltis e a equipe de São Pedro levou a melhor. 

No sub 21 o time de Manoel Ribas venceu pelo placar de 3 x 1 o duelo contra Ivaiporã. Para o zagueiro da equipe manoelribense, Gustavo Onesko Ciriaco, a vitória foi de fundamental importância, já que o time agora está classificado para a fase macrorregional. "Começamos a partida com um jogador a menos, mas com muita raça e vontade conseguimos conquistar este título", concluiu o jogador Gustavo. 

As disputas finais do master 50+, sub 16 e sub 21, ocorreram no dia 28/05, em Jardim Alegre, no Estádio Municipal Alzemiro Francisco Rech. 

Chegou ao final neste domingo (28), com a definição dos campeões das quatro categorias, a Fase Regional 11 do 3º Paraná Bom de Bola, realizada em Marechal Cândido Rondon.

Na categoria Máster, os rondonenses venceram o clássico diante de Toledo por 2 a 1 e conquistaram o bicampeonato, repetindo o feito da primeira edição, em 2021. Logo aos 10’, Osmarzinho Maionese arriscou da entrada da área e encobriu o goleiro Silvestre para abrir o placar. Aos 19’, Xoxa cobrou a falta rasteira e mandou no canto para ampliar.

Na etapa final os toledanos aumentaram o ritmo em busca da reação, mas pararam no ótimo sistema defensivo rondonense e na grande atuação do goleiro Jair Fritz, que só foi vazado em cobrança de pênalti convertido por José Carlos Lima, aos 15’. Após o apito final, festa dos donos da casa.

“Esse título vem coroar o excelente trabalho que fizemos. O professor Rubens armou o time direitinho, e contando com a ajuda de cada um conquistamos esse título merecido por todos. Tivemos uma defesa bem compacta e postada ali atrás, e contei com a ajuda dos meus companheiros em alguns lances para evitar os gols. Estamos todos de parabéns e agora vamos comemorar”, avaliou Jair, que precisou ser substituído pelo improvisado Roberto Nunes nos minutos finais após se chocar com um atleta adversário.

Na 3ª colocação da categoria Máster ficou a seleção de Medianeira, que venceu Santa Helena por 5 a 4, no campo da AACC.

Também na AACC, a seleção rondonense confirmou seu favoritismo e venceu Brasilândia do Sul com tranquilidade, por 16 a 0, e conquistou o triangular da Fase Regional, que teve Foz do Iguaçu na 2ª colocação.

Na categoria sub-16, Toledo venceu Santa Terezinha de Itaipu por 2 a 1 e ficou com o título. Aos 40’, após boa jogada de Erick pela direita, Guilherme Slongo recebeu na área, girou e mandou por baixo do goleiro Mbappé para abrir o placar. Na comemoração, Slongo tirou a camisa, e como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Aos 9’ do segundo tempo, Luis Gustavo cometeu falta dura e também deixou Santa Terezinha com um jogador a menos. Aos 33’, Eduardo cobrou falta da esquerda e o capitão Mateus Cerutti desviou de cabeça para fazer o segundo de Toledo. Sem desistir, Santa Terezinha descontou aos 35’ com Bê, após disputa a com a defesa toledana, e nos acréscimos o mesmo Bê teve a chance de igualar livre dentro da área, mas acertou a trave.

“Trabalhamos muito nas últimas semanas em cima desse título, e estou muito feliz pela conquista e por ter ajudado com um gol. Agradeço a Deus, minha família e meus companheiros, e agora vamos nos concentrar na Fase Macro, mirando a conquista da Fase Estadual do Paraná Bom de Bola”, afirmou Cerutti.

Na 3ª colocação do sub-21 ficou a seleção de Jesuítas, que venceu Terra Roxa por 5 a 2, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

Na decisão da classe sub-21, que encerrou a Fase Regional, a seleção de Missal levantou o troféu de campeão ao vencer um duelo de muita rivalidade diante de Santa Helena, por 2 a 0. O grande destaque da partida foi o meia Tadeu Fernando, autor dos dois gols na final. O primeiro saiu logo aos 4’, em cobrança de falta de longa distância que o goleiro Tonho não segurou. O segundo, que definiu o título, foi uma pintura. Aos 14’ da etapa final, após cobrança de escanteio que a defesa cortou parcialmente, Tadeu emendou de primeira de fora da área e acertou a gaveta para anotar um golaço.

“Esse título é merecido demais, Há muitos anos estamos batalhando para conseguir, mas sempre faltava aquele detalhe a mais para ficar com o título, e esse ano chegamos. Esse gol vai marcado para o resto da vida, estou feliz demais, agora é comemorar e depois pensar na preparação para a Fase Macro”, destacou Tadeu.

O 3º lugar da classe sub-21 ficou com Assis Chateaubriand, que venceu Quatro Pontes nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal. 

Com os títulos conquistados, as equipes de Missal, no sub-21, Toledo, no sub-16, e Marechal Rondon, no Máster 50+ e Feminino, estão classificadas para a fase Macrorregional do Paraná Bom de Bola, que acontecerá no final de julho em Itapejara do Oeste.

O final de semana teve bola na rede para todas as idades, do Sub 16 até o +50 para quem foi acompanhar a Fase Regional 2 do Paraná Bom de Bola em Marmeleiro. Apenas os campeões têm o direito de seguir para a Fase Macrorregional. O município de Dois Vizinhos foi a única cidade a estar presente nas três categorias, ficando com o título em uma e vice campeã em outras duas.

Os duovizinhenses venceram o time de Sulina por 6 x 2 na final levando o título da categoria Sub 16. O Professor Dino Barbosa que faz parte da equipe e treina os times afirmou que irá trabalhar intensamente para a Macro. "Precisamos agradecer a todos os projetos, públicos e privados, que começam aos 4 anos de idade até os veteranos, e envolvem toda a nossa comunidade. Nós já tivemos participação assim de nossa cidade apenas no futsal, é sem dúvida um dos melhores anos do futebol de campo de Dois Vizinhos", finalizou Dino.

Na categoria Sub 21 o Coronel Vivida venceu o time de Dois Vizinhos nos pênaltis, após um jogo disputado que terminou em 1 x 1. Na categoria +50 os atletas de Pato Branco ficaram em primeiro lugar com os nove pontos que conquistaram no fim de semana. A equipe patobranquense venceu dois jogos com placares de 3 e 4 x 0, apenas no primeiro jogo houve um placar mais apertado contra a equipe de Dois Vizinhos (1x0).

O Diretor Geral do Comitê Organizador Écio Verona elogiou as equipes pela competitividade e disciplina, ao município de Marmeleiro pela parceria com a competição e afirmou que agora o desafio prossegue na fase Macrorregional.

Durante dois finais de semana neste mês de maio a cidade de Planalto, na região sudoeste do Paraná sediou a Fase Regional 05 do Paraná Bom de Bola. Muitos jogos, muitas emoções e muitos momentos que nem mesmo com o tempo chuvoso foi capaz de remover o sorriso de alegria dos atletas participantes. A equipe do Cascavel, categoria sub-21, no masculino derrotou a equipe de Realeza com um placar de 2x1 no campo de São Valério.

Já no feminino, a equipe de Capanema obteve uma vitória de goleada de 11x1 contra a equipe de Corbélia no estádio municipal Ivo Baggio após uma derrota e uma vitória nos dias anteriores.

O time da casa não conseguiu se classificar para a próxima etapa, pois perdeu a a disputa contra a equipe de Capitão Leonidas Marques em um jogo emocionante.

Desta forma duas equipes de Cascavel, juntamente com  Cafelandia, Capitão Leonidas Marques no masculino, e Capanema no feminino estão automaticamente classificados para a disputa da Fase Macrorregional do Paraná bom de Bola, no final do mês de julho.

A cidade de Roncador, localizada na mesorregião centro ocidental paranaense, recebeu a 3ª edição do Paraná Bom de Bola, que ocorreu em duas etapas, a primeira nos dias 12, 13 e 14 de maio, com jogos classificatórios no categoria sub16 e sub21 masculina. E a segunda etapa da fase regional aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio, a onde a população de Roncador e de municípios vizinhos conheceram os campeões das categorias feminino 15+, masculino sub16, sub21 e máster 50+, que estão representando a regional 7, na fase macrorregional.

Feminino 15+

A equipe anfitriã conquistou o título perante a equipe do município de Floresta, apenas as duas equipes participaram da categoria, ocorrendo dois jogos com duas vitórias da equipe de Roncador.

Sub16 masculino

Após empate no tempo normal de jogo, a equipe de Goioerê venceu a equipe de Barbosa Ferraz nas penalidades, conquistando o título e vaga para a próxima fase. E na disputa de terceiro lugar a equipe de Araruna venceu Terra Boa, a classificação ficou a seguinte:

1º lugar Goioerê
2º lugar Barbosa Ferraz
3º lugar Araruna

Sub21 masculino

Com empate em 0x0 no tempo normal de jogo, entre a equipe de Roncador e Moreira Sales, a decisão foi para os pênaltis, com o estádio lotado pela torcida da casa que vibrava a cada lance, não inibiu os adversários que converterão as cobranças dos pênaltis a seu favor conquistando o título de campeão da categoria. A classificação ficou assim:

1º lugar Moreira Sales
2º lugar Roncador
3º lugar Manborê

Master 50+ masculino

Em grupo único na categoria master 50+ a equipe de Araruna conquistou o título, com cem por cento de aproveitamento na competição, a classificação final ficou composta com:

1º lugar Araruna
2º lugar Ubiratã
3º lugar Engenheiro Beltrão

O 3º Paraná Bom de Bola, na cidade de Roncador, que pertence a Regional 7, de Campo Mourão, a qual possui vinte e nove municípios e desses dezoito participaram da competição.

Durante dois finais de semana neste mês de maio a cidade de Terra Rica foi sede da Fase Regional 05 do Paraná Bom de Bola. Muitos jogos, muitas emoções e muitos momentos que ficarão marcados na história dos atletas. E um município com razões de sobra para comemorar. Maringá venceu três das quatro categorias da competição, anotando 100% de aproveitamento nas categorias em que participou.

O primeiro título veio na categoria feminino 15+ com as meninas maringaenses vencendo suas duas partidas na competição. Goleada de 05x00 frente Iguaraçu e vitória por 02x01 frente Terra Rica.

Neste domingo Maringá garantiu mais dois títulos. No sub 16 Masculino o título veio após vitória de 03x01 frente Paranavaí e no sub 21 masculino após goleada de 04x00 contra Astorga. Ambas as equipes tiveram atuações dominantes durante toda a competição, sobressaindo-se em relação aos adversários. 

Já na categoria Master 50+ que fez a festa foi o município de Paraíso do Norte, que derrotou a equipe da casa, Terra rica, por duas oportunidades, uma delas nas disputas de penalidades. 

Desta forma as três equipes de Maringá, mais o Master de Paraíso do Norte estão automaticamente classificados para a disputa da Fase Macrorregional do Paraná bom de Bola na cidade de Pérola, no final do mês de julho.

 

GALERIA DE IMAGENS