Com paranaenses no time, Brasil conquista ouro na Copa do Mundo de Ginástica rítmica na Romênia 17/07/2023 - 13:04

Entre os dias 14 e 16 de julho a cidade de Cluj-Napoca na Romênia recebeu a Copa do Mundo de Ginástica Rítmica. A seleção brasileira da modalidade fez uma campanha histórica ao conquistar quatro medalhas, sendo a primeira vez que o Brasil conquista mais de uma medalha em uma mesma etapa de Copa do Mundo.

Fazendo parte da seleção estavam as atletas paranaenses Bárbara “Babi” Domingos, Nicole Pircio e Giovanna Silva e a técnica Márcia Naves, todas bolsistas do programa de bolsa-atleta do Governo do Estado Geração Olímpica e Paralímpica, e também a técnica Camila Ferezin e a professora de ballet, Bruna Rosa.

Programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria do Esporte, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa de bolsa-atleta de nível estadual. Neste ano está em 12ª edição e, desde sua criação já investiu cerca de R$ 50 milhões, em apoio financeiro a atletas e técnicos paranaenses, com o patrocínio exclusivo da Copel, atendendo de jovens promessas a estrelas de renome internacional.

Márcia Aversani, Presidente da Federação Paranaense de Ginástica e integrante do comitê técnico da Federação Internacional de Ginástica fala sobre o sucesso da seleção e o trabalho árduo que vem sido desenvolvido ao longo dos anos e a relação do Paraná com a ginástica rítmica: “A ascensão da modalidade no Brasil é um trabalho de muito anos e de muitas pessoas, várias delas aqui do Paraná, hoje a seleção de conjuntos é conduzia pela Camila Ferezin com o auxílio da Bruna Rosa, ambas de londrina, temos a Babi, a Nicole e a Giovanna se destacando, a Márcia Naves que não é paranaense mas trabalha há muitos anos em Curitiba.” 

Para Márcia a referência do estado na modalidade é importante para as novas gerações: “São várias pessoas do estado do Paraná envolvidas nesse sucesso da ginástica rítmica, e isso é muito bom para as nossas futuras gerações de ginastas que podem ver que há um caminho a ser seguido. Agora o Brasil está rumo a vaga olímpica de Paris e o sonho de estar em pódios internacionais se tornou realidade”, finaliza.

No individual, Babi Domingos conquistou o bronze na fita, ao som de Bad Romance de Lady Gaga, a ginasta fez a nota 30.250. No conjunto, o qual as ginastas Nicole e Giovanna fazem parte, o Brasil conquistou o ouro na prova mista (fitas e bolas) com a nota 31.700 e a prata no cinco arcos, com 34.450. Por fim, a seleção brasileira conquistou o bronze no individual geral. 

A londrinense, Nicole Pircio comenta que a conquista na Copa do Mundo é um combustível para chegar até o Campeonato Mundial, que acontece em agosto: “Estou muito feliz e muito realizada porque temos a certeza de que estamos no caminho certo para o nosso grande objetivo, trabalhamos muito para chegar bem nessas competições que antecedem o mundial, então esse resultado nos deixa ainda mais fortes e querendo mais”.

A treinadora do conjunto, Camila Ferezin comemora a medalha e execução das atletas na série: “Fiquei muito feliz, porque essa série estava entalada, vínhamos cometendo muitos erros, mas ver o resultado de tanto trabalho finalmente ser coroado, às vésperas de um mundial pré-olímpico, me tocou muito”, finaliza. 

Para a paranaense ex-atleta olímpica, Dayane Camillo, ver o triunfo da seleção brasileira de ginástica rítmica é gratificante: “Eu fico muito feliz em ver o Brasil novamente no topo do mundo na modalidade, porque depois das olimpíadas de 2004 em Atenas, quando fomos finalista, o Brasil não tinha tido o êxito que as meninas vem tendo esse ano, não tenho dúvidas que elas vão conseguir a vaga para Paris.”

GALERIA DE IMAGENS