Cidades recebem com festa a primeira etapa da fase regional dos JAPS 05/07/2019 - 10:50

As disputas da primeira etapa da fase regional da 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) começaram na noite desta quinta-feira (04.07) em diversas sedes. O capricho dos municípios em receber o evento foi demonstrado nas festas preparadas para a abertura.

JAPS - Boa Esperança

Abertura na cidade de Boa Esperança. (Foto: Gil Riguette/Esporte Paraná)

Em Boa Esperança, na região de Campo Morão, foram momentos emocionantes durante o desfile das delegações, apresentações culturais e circenses a cargo do renomado Grupo Sou Arte. A abertura oficial foi realizada no Ginásio de Esportes Leoveraldo Vieira Lustosa com as presenças das delegações das 26 cidades que totaliza 1.289 participantes entre atletas, arbitragem e organizadores.

Abertura em Terra Rica.

Abertura para mais de 3 mil pessoas em Terra Rica. (Foto: Marco Antônio Lemes/Esporte Paraná)

Já em Terra Rica, no Noroeste, as quase 3 mil pessoas que lotaram as arquibancadas do Ginásio de Esportes Saul Soletti (Solettão) vivenciaram a receptividade com que o município acolheu os JAPS. Os organizadores consideraram a abertura memorável, que irá entrar para a história dos grandes eventos esportivos no município, a competição foi aberta oficialmente, em uma verdadeira demonstração de organização e respeito para com o espore por parte dos gestores locais.

No Sudoeste do Paraná, Dois Vizinhos, também fez festa para receber os 1.100 atletas, distribuídos em 76 equipes dos municípios de Ampére, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mariópolis, Marmeleiro, Palmas, Pato Branco, Renascença, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê, além da cidade-sede.

Abertura em Dois Vizinhos

Juramento dos 1.100 atletas na regional de Dois Vizinhos. (Foto: Jaqueline Galvão/Esporte Paraná)

A abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães, em Dois Vizinhos, com a presença de autoridades, lideranças esportivas e comunidade em geral. Foram calorosamente recepcionados pelo público as delegações de 23 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Esportes da Região 9, que, durante sete dias, vão buscar a classificação à próxima fase da competição.

Em algumas sedes a abertura oficial da fase regional dos Jogos Abertos será realizada nesta sexta-feira (05.07) ou ainda no sábado.

As disputas classificatórias da Divisão B vão acontecer em duas etapas. A primeira acontece entre os dias 4 e 7, encerrando na semana seguinte, nos dias 12, 13 e 14 de julho. Os campeões da regional vão garantir a vaga para a fase final dos JAPS Divisão B que acontece de 23 a 29 de agosto, em Ivaiporã. As melhores equipes classificadas na divisão de acesso vão disputar a Divisão A dos Jogos Abertos ainda este ano, que será realizada em Toledo, entre os dias 11 e 20 de outubro.

A fase regional acontece em 12 cidades: Assaí, Bituruna, Boa Esperança, Campo Largo, Dois Vizinhos, Guaraniaçu, Jandaia do Sul, Palotina, Pitanga, Prudentópolis, Tapejara e Terra Rica. Nesta etapa classificatória dos JAPS B estarão em disputa as modalidades coletivas de basquetebol, bocha, bolão, futsal, handebol, futebol e voleibol. Já as modalidades individuais acontecem apenas na Divisão A.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do municípios-sede. Acompanhe também a fanpage dos JAPS: www.facebook.com/jogosabertospr