Chega ao fim a 1ª etapa da Fase Regional do Paraná Bom de Bola 16/05/2023 - 14:42

O Paraná Bom de Bola, competição de futebol de campo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, foi sediado em 12 regionais diferentes no último fim de semana. Abaixo estão disponíveis as matérias, realizadas em parceria com jornalistas locais. Os resultados da competição você confere aqui.

Entre os dias 25 a 28 de maio, acontece o segundo final de semana da etapa regional do Paraná Bom de Bola.  A programação completa estará disponível na página da competição.


 

Chegou ao fim neste domingo (14) em Campo Largo/PR, as disputas da etapa classificatória do Paraná Bom de Bola – Regional 1. No local, foram realizadas entre os dias 12, 13 e 14 um total 30 partidas – disputas que ocorreram nas categorias sub-16/sub-21/master 50+, todas no masculino, com 132 gols marcados. A partir de agora, os melhores classificados se enfrentam na fase final do Paraná Bom de Bola - Regional 1 que acontece também no município campo-larguense, entre os dias 26, 27 e 28 deste mês.

“É uma satisfação imensa poder realizar mais uma vez em Campo Largo/PR – município que é parceiro do Governo do Estado na realização deste tipo de atividade, mais uma edição do Paraná Bom de Bola, atividade que está reunindo neste final de semana cerca de 8 mil pessoas - entre atletas e dirigentes de todo o Paraná, nesta que é uma grande celebração da amizade e dos valores que o esporte representa”, comenta o diretor geral do Paraná Bom de Bola - Regional 1, Vinicius Brainta.

Pela categoria sub-16, houve bastante equilíbrio nas disputas realizadas. As seleções de Curitiba/PR e de Araucária/PR foram as únicas que conseguiram se manter 100% nos seus jogos e asseguraram a liderança dos grupos B e C, respectivamente. Colombo/PR, com 6 pontos, e Guaratuba/PR, com 3 pontos, também garantiram a primeira colocação dos seus respectivos grupos D e A.

Já pelo sub-21, quem garantiu o primeiro lugar do grupo A foi a equipe de Campo Largo/PR, que venceu suas duas partidas. No grupo B, Guaratuba/PR não quis saber do favoritismo dos atuais bicampeões Colombo/PR e assegurou o primeiro lugar do grupo também com 100% de aproveitamento, em quatro jogos disputados.

O cronograma de jogos da categoria master 50+ acabou prejudicada pela desistência de uma das equipes previamente inscritas. Mas os jogadores da melhor idade que foram a campo – no caso os atletas de Campo Largo/PR e Rio Branco do Sul/PR, mostraram muita gana e vitalidade para garantirem os seus objetivos. Muito suor, muito combate e no final, vitória do time da casa pelo placar de 4 a 0.

“Agradecemos todo o envolvimento e a participação de cada município, pois sem eles, nada disso teria sentido. Aguardamos os classificados para a fase final aqui da nossa Regional”, finaliza Brainta.

 

Neste domingo (14) encerra a etapa regional do 3° Paraná Bom de Bola em Ibaiti/Jaboti, que pertence a regional 02 de Ponta Grossa. Ao todo 13 municípios participam da competição, com 22 equipes que competem nas categorias,  sub 16, sub 21 e master +50 no masculino, e +15 nas naipes feminino e masculino. Os jogos da primeira fase foram realizados entre os dias 12 a 14 de maio, nos municípios de Ibaiti, Japira e Jaboti.

Já na primeira fase, duas equipes se classificaram para a macrorregional. Na categoria 15+ do feminino, o time de Arapoti venceu Jaboti com uma goleada de 10 a zero. Já na categoria Master 50+, a equipe de Arapoti também se classificou, com duas vitórias contra Tibagi. As equipes classificadas competem na fase macrorregional em São Mateus do Sul que acontecem nos dias 27 a 30 de julho.

Para o atleta da equipe masculina de Ipiranga, Robson Dalazoana, de 17 anos, conta que mesmo com poucos treinos com o time completo, deram o melhor em campo. “O time não conseguiu treinar muitas vezes juntos, conseguimos fazer somente dois coletivos, mas hoje mostramos nossa garra”, descreve. O time do sub -16 de Ipiranga se classificou com duas vitórias para a semifinal, que ocorre entre os dias 26 a 28 de maio em Ibaiti/Jaboti.  

De acordo com o professor da equipe sub-16 de Wenceslau Brás, André Alves, a competição oferece oportunidades para os atletas. “Os jogos oferecem várias oportunidades, como crescimento profissional deles, pois essas competições pelo estado possibilitam que os atletas sejam vistos  por olheiros. Um exemplo é um atleta da nossa cidade, que foi jogar por outro município”, relata.

 

A 3ª e última rodada realizada neste domingo, 14, pela fase regional do Paraná Bom de Bola, região 6 de Umuarama, que aconteceu nas cidades de Iporã e Cafezal do Sul, apontou os classificados do sub-16 e sub-21 para a segunda e decisiva etapa que será realizada nos dias 26, 27 e 28 deste mês. Na categoria sub-16, participaram 19 equipes divididas em seis grupos, sendo cinco com 3 e um com 4 equipes, de onde se classificaram uma equipe de cada grupo e outras duas entre os melhores segundos colocados para a segunda etapa.

O sub-21, que contou com 11 participantes divididos em três grupos, um com 3 equipes e outros dois com 4 times, classificou uma equipe por grupo e outra por critério técnico entre os segundos colocados. Já o máster 50+, que está sendo disputado por 3 equipes em grupo único, teve uma partida realizada nesta primeira etapa e outras duas acontecerão na etapa decisiva.

O sub-16 foi a primeira categoria a definir os classificados. As equipes de Tapejara, Umuarama, Altônia, Cidade Gaúcha, Tuneiras do Oeste e Rondon, que venceram todos os seus compromissos, garantiram as vagas diretas de seus respectivos grupos, já, Iporã e Loanda ficaram com as vagas dos critérios técnicos como os dois melhores segundos colocados.

As vagas do sub-21 foram para as equipes de Iporã no grupo A, Nova Olímpia no B e Alto Piquiri no C. A vaga do critério técnico foi para a equipe de Umuarama. A programação para a etapa decisiva da competição será divulgada nesta segunda-feira, 15.

 

 

A fase regional da 3º edição do Paraná Bom de Bola se encerrou neste domingo, dia 15 de maio, em Jandaia do Sul. Nesta etapa foram disputadas as categorias sub-16, sub-21 e master 50+ de futebol de campo (todos masculinos). Os primeiros colocados de cada categoria, que é dividida por grupos, conquistaram vaga para a próxima fase, que acontecerá entre 25 a 28 de maio, também em Jandaia do Sul.

Na categoria sub-16 masculino o time de Alvorada do Sul, Londrina, Bela Vista do Paraíso, Arapongas e Florestópolis, avançaram no campeonato e foram para a próxima fase. O destaque dessa categoria foi para o time de Arapongas, que fechou a rodada com um saldo de 20 pontos, e nenhuma derrota durante as três partidas em que participou.

De acordo com o técnico da equipe de Arapongas, Luis Antônio Balbino (Bigu), não foi fácil chegar nesse resultado e garantiu que os atletas vêm treinando desde janeiro para representar da melhor forma possível o município. “Fizemos três bons jogos aqui, mas ainda tem a próxima fase, que é a fase mais difícil de classificação. Agora vamos com certeza nos preparar melhor ainda nesses 15 dias que faltam e vamos ver se Deus quiser a gente vai conseguir o nosso objetivo principal”, afirmou.

O técnico ainda destaca a importância do campeonato Paraná Bom de Bola como uma competição que ajuda a difundir o futebol de campo em toda a região. “Não tenho dúvida que esse formato de campeonato é ótimo. Tudo é feito com muita organização, o pessoal da arbitragem são todos profissionais federados, e para a gente é um prazer poder representar o nosso município aqui. Sempre vamos participar da melhor maneira possível e a organização do Paraná Bom de Bola é sem dúvida uma organização de primeiro nível”, pontuou.

Já na categoria sub-21 as equipes de Porecatu, Sabáudia, Florestópolis e Alvorada do Sul passaram para a próxima fase. Também teve disputas importantes entre os times da categoria máster 50 + onde as equipes de Centenário do Sul e Arapongas, se destacaram e passaram para a próxima fase.

 

O 3º Paraná Bom de Bola – Regional 12, realizado de 12 a 14 de maio, em Jardim Alegre, terminou neste domingo, (14/05). Além do município sede, também foram disputados jogos em Ivaiporã, Lidianópolis e Lunardelli. 

A modalidade disputada foi o futebol de campo. No naipe masculino contou com atletas das categorias Sub 21, Sub 16 e Master 50+ e no naipe feminino com a categoria 15+.

O Chefe do Escritório da Regional 12, de Ivaiporã – Paraná Esporte, Valdir Bento de Carvalho, disse que as equipes classificadas na 1ª etapa terão a oportunidade de participar da 2ª etapa, que será realizada na cidade de Jardim Alegre, de 25 a 28 de maio.

O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, disse que está satisfeito com a realização desta primeira etapa. “Nosso município é referência no esporte na região do Vale do Ivaí. Contamos com profissionais qualificados e gabaritados para trabalhar em uma competição desta magnitude. Parabenizo todos os atletas, dirigentes e público que prestigiou os jogos nos três dias de competição”, frisou o prefeito José Furlan.

 

Quarenta e dois jogos, disputados em quatro campos, movimentaram neste final de semana (12 a 14), em Marechal Cândido Rondon, a Fase Regional 11 do 3º Paraná Bom de Bola, com a presença de 36 equipes de 20 cidades da região, divididas em três categorias.

Ao final das três rodadas, foram definidos os semifinalistas das classes sub-21 e Máster 50+, além dos oito times que avançaram para as quartas-de-final no sub-16. Entre os dias 26 e 28 de maio, estas 16 equipes voltarão a Marechal Rondon para os confrontos decisivos, que irão definir os campões que seguirão para a Fase Macrorregional.

Um dos confrontos que definiram classificação neste domingo foi o clássico pela categoria sub-21 entre Marechal Rondon e Quatro Pontes, cidades separadas por menos de 10 quilômetros de distância. No fim, vitória dos quatrontenses por 3 a 0, com gols de Claudinei, Guilherme Scherer e Eduardo Augusto, que garantiram a liderança do Grupo A.

“Não importa se eles estavam desfalcados, Quatro Pontes e Marechal é sempre uma grande rivalidade, por isso sempre vamos dar o máximo, não importa não seja o jogo, sempre entramos para vencer. Agradeço a Deus pela vitória e aproveito para desejar Feliz Dia das Mães para todas as mães”, destacou o lateral-esquerdo Claudinei.

 

Os classificados para a próxima fase do 3º Paraná Bom de Bola foram definidos neste domingo, 14, em Marmeleiro. O time da casa na categoria Sub 21 venceu Sulina por 3 x 2 e ficou líder da Chave A com 5 pontos e Palmas se classificou em segundo com 2 pontos. Esses times farão o cruzamento com Coronel Vivida que ficou em primeiro com 6 pontos e Dois Vizinhos com 3 pontos na Chave B. 

Pela categoria Sub 16, Chave A, Sulina e Santo Antônio do Sudoeste fizeram 6 e 3 pontos, respectivamente. Na chave B, Dois Vizinhos ficou com 9 pontos e Chopinzinho 6, ambos também farão o cruzamento olímpico. 

O prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati afirmou que o município estará sempre à disposição para receber os jogos e agradeceu, sua equipe, especial Secretaria de Esportes, a todos os visitantes, ao Governo do Paraná e Secretaria de Esportes do Estado por acreditarem na cidade ao realizar o evento.

 

Mostrando superioridade contra os adversários, o time masculino master +50 de Guarapuava ganhou o primeiro lugar da fase regional do Paraná Bom de Bola. Os jogos foram realizados durante os dias 12 a 14 de maio, na cidade de Reserva do Iguaçu.

Guarapuava enfrentou as equipes de Goioxim e da casa, e terminou o placar com duas goleadas de 9 a 1 e 11 a 0, respectivamente. Com as duas vitórias, o time se classificou para a fase macrorregional, que acontece em São Matheus do Sul, entre 27 a 30 de julho.

Luiz Mernick é o capitão de Guarapuava. O autônomo de 58 anos conta que a equipe vai buscar treinar ainda mais para ganhar a macrorregional. “Para São Matheus do Sul, vamos se prepapar melhor, com mais tempo, para conseguirmos a fase final de novo”.

Mernick destaca que os atletas são de vários times da cidade e que já participaram de outras competições. Além disso, ele ressalta a importância da atividade física. “A gente sempre praticou. Não queremos parar, então, quando tem esses campeonatos, disputamos para manter a forma”.

O atleta mais velho da competição mostra que não tem idade para parar de jogar. Adalberto Campos tem 67 anos e representou Guarapuava na competição. Atleta desde a infância, ele comenta que representou vários times do estado, até chegar no município.

“Quando nos convidaram para participar, nós começamos a nos preparar. Ficamos uns dois meses se preparando”. Adalberto diz que o segredo é se manter na ativa e nunca parar. Ele ainda ressalta o lazer proporcionado pelo esporte e principalmente, por poder estar com os amigos.

Adalberto enfatiza a importância da competição para os atletas do master. “O Governador do Estado e a Secretaria de Esportes estão de parabéns por investir nesse esporte de 50+”: Ele conta que a competição anima os jogadores a continuarem treinando.

 

 

O domingo do Dia das Mães também foi dia de muita movimentação no futebol, nos municípios de Ribeirão do Pinhal, Jundiaí do Sul e Nova Fátima com a terceira rodada do 3º Paraná Bom de Bola, Regional 3. Partidas foram realizadas nos períodos da manhã e da tarde nos três Estádios que sediam as partidas.

Em Nova Fátima, no Estádio Municipal Doutor Ross, a equipe de Quatiguá venceu Uraí, por 3 a 1, no Masculino Sub 16. Na outra partida, a equipe Master 50+, os veteranos de Cornélio Procópio golearam Itambaracá pelo placar de 6 a 2. Em Jundiaí do Sul, no Estádio Municipal Nicanor Bueno Mendes, o primeiro confronto foi vencido por Bandeirantes por Wx0. O time de Andirá chegou atrasado e perdeu os pontos da partida.

No segundo jogo, São Sebastião de Amoreira venceu Siqueira Campos, por 3 a 0 no Masculino Sub 16. Na cidade sede, Ribeirão do Pinhal, jogaram Cornélio Procópio 02, Ribeirão Claro 1, no Masculino Sub 16; Ribeirão do Pinhal venceu Itambaracá, por 02 a 01 Santa Amélia, também pelo Sub 16; No Masculino Sub 21, Andirá 01, Itambaracá 00. A rodada foi encerrada com a partida do Master 50+, entre Ribeirão do Pinhal e Andirá. O placar foi de 2 a 0 para Andirá.

Neste domingo, 14, aconteceu a última rodada de primeira etapa do 3° Paraná Bom de Bola, na cidade Roncador. Dez jogos aconteceram ao decorrer do dia, na categoria sub16 e sub21, masculino.

A primeira etapa contou com participação dezenove equipes na categoria sub21, dividido em seis grupos, cinco grupos com três equipes e um com quatro equipes. Na categoria sub21, contou com a participação de oito equipes divididas em dois grupos com oito cada.

A segunda etapa irá acontecer nos dias 26,27 e 28 de maio, com as semifinais e finais da categoria sub16 e sub21 masculino, e também acontece o feminino 15+ com grupo único com duas equipes, e a masculino máster 50+ grupo único com a participação de quatro equipes.

O 3º Paraná Bom de Bola, contará com a participação de seiscentos e setenta e oito atletas e comissão técnica, na cidade de Roncador.

 

 

Entre os dias 12 e 14 de maio 18 equipes da categoria sub 16 masculino e 07 equipes da categoria Sub 21 masculino participaram da primeira fase da Regional do Paraná Bom de Bola em Terra Rica. As disputas definiram as equipes classificadas para a fase de mata mata, quartas de finais para o Sub 16 e semifinais para o sub 21.

Chamou a atenção de todos a grande quantidade de gols marcados neste final de semana, com os ataques sobressaindo sobre as defesas. Ao todos foram anotados 142 gols em 27 jogos, uma média de 5,25 gols por jogo. “Ficamos impressionados com a quantidade de gols marcados neste final de semana, com diversas equipes jogando pra cima. Isso tornou um ambiente muito agradável para os torcedores que compareceram aos estádios para prestigiarem os Jogos. Esperamos que a próxima fase apresente jogos tão bons como esses,”, declarou o coordenador de arbitragens desta Regional Eli Marini. 

Na categoria sub 21 masculino duas equipes tiveram 100% de aproveitamento na primeira fase. Maringá ganhou seus três jogos e Astorga ganhou suas duas partidas. Desta forma ambas se qualificaram para as semifinais em primeiro lugar nos seus respectivos grupos. Maringá irá enfrentar Paraíso do Norte em uma semifinal e Astorga jogará contra Santa Fé.

Já na categoria Sub 16 masculino a competição foi ainda mais acirrada. Das 18 equipes inscritas na categoria apenas 08 passaram para a fase de quartas de finais. Os confrontos serão: Terra Rica x Sarandi; Paranapoema x Paranavaí, Paraíso do Norte x Marialva, e Maringá x Astorga.

 Vale lembrar que na próxima etapa desta faz regional também acontecerão as disputas de duas outras categorias: Master 50+ Masculino e Feminino +15. “Estamos muito felizes em ter recebido mais esta edição do Paraná Bom de Bola em nosso município. Preparamos com muito carinho nossos estádios e instalações para recebermos os atletas e visitantes. Nosso comércio local também está muito satisfeito com o aumento do movimento neste final de semana produzido pelos Jogos”, declarou o secretário de esportes de Terra Rica Kalunga.

 

 

GALERIA DE IMAGENS