Cerimônia de abertura dos 66º JEPS tem presença de campeã olímpica 13/07/2019 - 11:40

Atletas, familiares, dirigentes e membros do público lotaram as arquibancadas do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) na noite desta sexta-feira (12), para a cerimônia de abertura da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, categoria de 12 a 14 anos.

Ginásio Lagoão lotado na cerimônia que marcou a abertura da final dos JEPS. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Os atletas-alunos foram acolhidos nesta fase final da competição com uma sucessão de espetáculos especiais para agradar a todos os gostos. A banda Municipal de Apucarana Maestro João Florindo aqueceu o público antes do início da cerimônia, com músicas como The Final Countdown, We will rock you e o tema da vitória de Ayrton Senna. Os gêmeos Raíssa e Thalis Fernandis animaram a arquibancada toda com suas coreografias improvisadas. A dupla da escola Magnos Colibri, de Apucarana, vai competir pela primeira vez nos JEPs no atletismo.

Duas apresentações artísticas encantaram a todos os presentes: a Escola Municipal de Dança e a Escolinha de Ginástica do município de Apucarana.

Apresentação artística Escolinha de Ginástica de Apucarana. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Logo em seguida, atletas representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação participantes da competição lotaram a quadra do Lagoão, desfilando as bandeiras de seus municípios.

“Que orgulho ver esperança nos olhos dos pais, atletas e professores”, celebrou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac. “A identidade de Apucarana é ligada ao esporte de várias modalidades e temos como prioridade a educação, então sediar um evento que une esporte e educação é uma honra para nós. Os dois são requisito importantes, mas o esporte desenvolve socialmente também. O atleta aprende muita coisa, a ganhar, a perder, a se comunicar, a jogar em equipe. Ele vivencia vários papéis, e leva isso para vida mesmo se não for atleta profissional, ele é um bom cidadão”, explicou ele.

Autoridades presentes no evento. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

A coordenadora dos 66º JEPs, Márcia Tomadon, diz que a fusão das secretarias de esporte e educação não alterou a organização do evento, e que o trabalho continua praticamente como anteriormente. Organizar esta edição dos JEPs B foi tranquilo por conta da experiência da equipe, já que este é o 6º ano consecutivo de final da competição em Apucarana

Hélio Wirbinski, diretor presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte no Estado do Paraná lembrou a importância do investimento público no esporte: “segundo a Organização Mundial da Saúde, cada um real investido em esporte significa uma economia de três reais em saúde”.

Hélio Wirbinski, diretor presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte no Estado do Paraná. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Maureen Maggi

O grande ponto alto da noite para muitos atletas foi a presença da medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008, Maurren Maggi. Ela fez a volta olímpica no ginásio acompanhada por atletas de atletismo de Apucarana, e acendeu em conjunto com o atleta apucaranense José Vitor Ribeiro a pira olímpica.

Maureen Maggi e o atleta apucaranense José Vitor Ribeiro. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Ela ressaltou a importância do esporte para o desenvolvimento dos cidadãos mais jovens: “O esporte é educação, cultura, lazer, é um meio de comunicação pra gente falar com o mundo exterior, eu dei a volta ao mundo três vezes.”

Mas ela também alertou sobre a importância da resiliência para os atletas: “Espero que essas crianças continuem esse caminho, não é um caminho fácil, vão ter vários tropeços, mas tem que persistir, porque é daí que sai um campeão”.

Ela motivou a todos a darem o seu melhor, dizendo que estaria de olho na nova geração de atletas. “Façam o melhor possível, porque estou de olho!”.

Homenagem a Maureen Maggi durante a cerimônia. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

A competidora de atletismo de Jacarezinho, Bianca Souza, de 13 anos, realizou um sonho antigo de conhecer Maurren, sua atleta favorita. “Quando ela apareceu de longe eu já fiquei bem feliz, porque ela é uma atleta bem famosa”, contou ela, que pratica nas provas de corrida.

Basquete com acrobacias

O último momento da noite, que enlouqueceu desde os mais jovens até os mais velhos, foi o show da equipe que mescla basquete com ginástica acrobática, o Ginasloucos.

Apresentação Ginasloucos agitou a festa. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Apresentação Ginasloucos animou ainda mais a festa. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Confira a programação dos jogos aqui.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Apucarana.

Acompanhe a fanpage dos JEPS: https://www.facebook.com/jogosescolaresdoparana/

COM/JEPS
Juliana Blume