Centro de memória lança a exposição “Verão de todos os tempos” 25/11/2021 - 16:54

O Centro de Memória do Esporte, por meio da Superintendência Geral do Esporte, divulgou hoje, 25, sua quarta exposição virtual. Intitulada  “Verão de todos os tempos”, a coletânea de fotos, vídeos e depoimentos permite o acesso à história do Esporte no Verão do Paraná, começando em 1981, no litoral paranaense.

Portanto, a Operação Verão completa 40 anos de ações realizadas anualmente durante a temporada, envolvendo inúmeras instituições. O objetivo é simples: estimular os veranistas e moradores do litoral e turistas a praticarem atividade física visando o bem estar físico, mental, social e qualidade de vida, além de fomentar o turismo nestas regiões.

Em comemoração, a exposição traz informações sobre as equipes de profissionais e as práticas desenvolvidas ao longo destas quatro décadas. 

→ Clique aqui para visitar a exposição


Centro de Memória


Com objetivo de preservar, resguardar e resgatar a história do esporte do estado do Paraná, o Centro de Memória do Esporte Paranaense foi reaberto em 2019 com a exposição virtual "Os Craques da Bola". Na ocasião foram homenageados os ex-jogadores de futebol Aladim, Sicupira, Castro e Krüger (in memoriam, representado por sua esposa Iraci Krüger). 

A segunda exposição retrata os “70 anos da Federação Paranaense de Tênis”. Nela estão disponíveis os primeiros registros da criação da entidade, passando pelos principais atletas que escreveram essa história até os destaques da atualidade. 

Já a terceira exposição conta a história dos Jogos de Integração da Terceira Idade Paranaense, que iniciaram em 1995. Além dos registros dos jogos, a exposição também homenageia três atletas do estado: Takeo Tsumanuma, corredor dos 100 e 200m livres, Maria Luiza Pereira Passos, mesatenista paralímpica e José Candido Muricy, jogador de basquete.


Museu virtual


A ideia inicial do Centro de Memória era utilizar alguns espaços do Ginásio do Tarumã para apresentar ao público a história do esporte paranaense através de troféus, medalhas, fotos, livros de coletânea, fotografias, livros dos jogos, mídias digitais, proporcionando aos visitantes um resgate e aproximação com a história do esporte do Paraná.  

Logo surgiu da necessidade em expor os acervos também de forma virtual, disponibilizando conteúdos digitalizados em diferentes formatos e suportes midiáticos, tornando-os mais acessíveis, e assim ampliando significativamente o alcance para o público. A organização desse espaço virtual permite que o material produzido na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio da Paraná Esporte, juntamente com as entidades envolvidas, seja compartilhado com todos os públicos.