Centro de Memória do Esporte Paranaense promove evento com atletas que marcaram história em nosso estado 13/12/2022 - 15:46

Na tarde desta última segunda-feira (12),a Superintendência Geral do Esporte, por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, realizou um bate-papo que reuniu inúmeras personalidades do futebol paranaense, o evento “Ei craque, você foi convocado”, que contou com a realização de uma roda de conversa com compartilhamentos de experiências e vivências acerca do tema.

A roda de conversa foi mediada pelo diretor de esportes e apresentador da Rede CNT, Osmar Antonio, e contou com a presença do preparador físico Carlinhos Neves, os ex-jogadores, e agora Técnicos de Futebol, Levir Culpi e Adilson Batista, o escritor e publicitário Ernani Buchmann e várias outras personalidades históricas do futebol paranaense.

A coordenadora do Centro de Memória do Esporte Paranaense, Débora Russo, fala sobre a volta dos eventos de integração e união da história com o presente e futuro do esporte paranaense. “O evento foi uma realização que fizemos aqui no auditório da Paraná Esporte, que contou com a presença de inúmeras personalidades do futebol paranaense. Foi um grande evento, pudemos receber o feedback dos participantes, que comentaram a importância deste tipo de evento para que possamos mostrar o passado e unir com o presente e futuro do esporte paranaense. Nós, do Centro de Memória, estamos extremamente satisfeitos com tudo o que aconteceu e queremos dizer que teremos muitos outros eventos e atividades daqui pra frente”, afirma.

Durante o evento, o escritor, ex-presidente do Paraná Clube (1996-1998) e publicitário, Ernani Buchmann, realizou o lançamento oficial do seu livro “Copa de 42 - O Simbólico Mundial Nazi-Fascista, que é uma mistura de ficção e realidade para narrar os episódios que cercaram a realização daquela Copa. 

“Eu resgatei uma crônica que escrevi lá em 1985, sobre uma pretensa Copa de 1942, um momento bem complicado para todos que vivenciaram aquela época. Eu consegui uma explicação do porquê esta copa existiu mas de uma maneira não convencional, conforme escrevi com detalhes nesta ficção. Acredito que esta história é muito importante para plantar esta semente na cabeça das pessoas, principalmente, da nova geração, para eles entenderem como a guerra afetou não só a Europa mas sim, todo o mundo.” Finaliza Ernani.

Documentário

Ernani Buchmann realizou uma grande pesquisa e escreveu o livro contando, com riqueza de detalhes, este momento com muita criatividade e um pouco de ficção. A Superintendência Geral do Esporte, por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, produziu um documentário sobre esta obra de Ernani Buchmann. Este documentário está disponível em nosso canal oficial no YouTube, confira.

 ERNANI BUCHMANN - A COPA QUE NUNCA EXISTIU

 

Centro de Memória do Esporte Paranaense

O Centro de Memória do Esporte Paranaense é um espaço público criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e tem como objetivo o resgate e a preservação da história do esporte no Paraná. 

A história do Centro de Memória teve início na década de 1990, quando diversos objetos ligados ao esporte, como troféus, fotos, medalhas, recortes de jornais, livros e documentos sobre as atividades que aconteciam na Secretaria de Esporte começaram a ser guardados. 

 

GALERIA DE IMAGENS