Celepar Experience une gerações, tecnologia e esportes 10/08/2019 - 10:30

Nessa sexta e sábado (09 e 10.08) acontece em Matinhos a Celepar Experience, uma mostra de tecnologia que integra os Jogos de Aventura e Natureza. Com experiências que colocam pessoas de todas as idades em contato com robôs, drones, uma plataforma básica e divertida de programação e objetos esculpidos por uma impressora 3D, o evento propicia um contato mais próximo com as diversas possibilidades que o mundo digital oferece.

 Luiz Gustavo Dalazen, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade social da Celepar explicou que a ideia é proporcionar conexões, aproximando as duas vertentes, tecnologia e natureza, que parecem distantes num primeiro momento. “Queríamos que as pessoas vivenciassem pequenos frames da tecnologia e que esse insight que colocamos aqui traga uma maneira mais inteligente de pensar no futuro”.

 

Celepar Experience

Crianças aprendem e interagem com a tecnologia durante a Celepar Experience (Foto: Amanda Iargas/Esporte Paraná)

 

Robótica

Imagine um desastre natural ou acidente em que pessoas precisam ser resgatadas, mas, para salvá-los, outros seres humanos estariam correndo riscos. Nesse cenário, as equipes  que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) precisam construir um robô capaz de superar obstáculos, chegar até os feridos e levá-los a um local seguro, tudo isso de forma autônoma, ou seja, com uma programação prévia e sem controle manual, mesmo que remoto.

Três protótipos classificados para a fase estadual da competição foram o ponto de partida de uma conversa divertida sobre a robótica e suas possibilidades entre alunos das equipes do projeto Doctor's Machines, do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, e os pequenos visitantes da rede municipal de ensino.

 

Celepar Experience

A mostra alegrou as crianças na tarde de sexta-feira em Matinhos (Foto: Amanda Iargas/Esporte Paraná)

 

João Victor Ferreira Otero e Bruno Xavier de Melo fazem parte da equipe campeã da fase regional da OBR. João contou que a robótica instiga pessoas que não se acomodam com o cotidiano e traz desafios e soluções para a realidade. “É algo que me motiva, me dá um rumo, uma profissão um norte”. Alguns dos primeiros alunos do projeto hoje cursam engenharias e outros cursos correlatos com a área e são inspiração para a nova geração. 

Com a apresentação dos robôs na Celepar Experience, esses frutos já vão deixando outras sementinhas. É o caso de Bryan Neckel dos Santos, 10 anos, que visitou o evento. É a primeira vez que ele tem contato com programação e robôs e já ficou com vontade de trabalhar com isso no futuro. E essa geração já vem com outra concepção do esporte, bem mais abrangente. Porque quando o Bryan foi questionado sobre qual esporte ele gosta mais, ele não hesitou em responder “eu gosto de ser gamer”. 

 A exposição contou também com um robô cãozinho que, identificando cores por meio de um sensor, respondia com uma ação. Além de levantar a patinha como se fizesse xixi ou sentar para dormir, o robôzinho mais paparicado do dia dava um pequeno salto quando tinha suas costas acariciadas repetidas vezes.

 

Voando de carona com drones

As crianças também tiveram a oportunidade de se sentirem mosquitinhos por um instante. Usando óculos especiais elas podiam ver em tempo real o que filmava uma pequena câmera instalada em um dos drones que sobrevoava o hall da Prefeitura de Matinhos. O zumbido característico do equipamento dava o tom da brincadeira. Rogério Berlanda é gestor pedagógico da Drone Kids School, uma escola de Curitiba que tem como foco no desenvolvimento  e engajamento nas áreas de ciências, engenharia, artes e matemática por meio do prototipagem e da construção dos equipamentos e do aprendizado e prática da corrida de drones. 

“A corrida de drones hoje já é um esporte mundial, com circuitos oficiais em diversos países”. A competição consiste em completar um percurso cheio de obstáculos, com manobras em alta velocidade. O competidor controla o drone usando a visualização em primeira pessoa (FPV), a mesma que as crianças experimentaram na exposição.

 

Celepar Experience

A tecnologia é importante para o desenvolvimento das crianças (Amanda Iargas/Esporte Paraná)

 

SOS Smartphone 

Enquanto isso, um grupo que assistiu televisão quando ela era uma inovação tecnológica recém chegada no Brasil ganhou um workshop só para eles. É que de lá para cá foram muitas inovações e mudanças e nem sempre é fácil acompanhar. Com seus smartphones na mão, senhores e senhoras de um grupo de atividades para idosos da cidade, tirava dúvidas e recebia informações novas a respeito desses aparelhos que hoje carregam mundos e vidas no espaço de um bolso. Zoelita Machado Ramos, 67 anos, e Anadir Silva de Jesus, contaram que os filhos e netos nem sempre tem tempo ou paciência de ensinar os mais velhos a mexer nos celulares e que por isso adoraram a aula e ficaram querendo mais. Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado do Paraná por meio da Esporte Paraná. A competição acontece em 5 fases entre agosto e dezembro, sediada por 26 cidades. O objetivo é movimentar cada região e incentivar o turismo, envolvendo diversas instituições dentro da área de atuação de cada uma. 


Amanda Iargas

COM/Esporte Paraná

(41) 9937.4039

 

GALERIA DE IMAGENS