Câmara municipal aprova homenagem a Adir Romeo 15/04/2025 - 15:31

Na manhã de terça (15), a Câmara de Curitiba votou e aprovou uma homenagem póstuma a um grande nome do ciclismo paranaense, Adir Romeo. Conforme a proposta assinada pelo vereador Marcelo Fachinello, em coautoria com Leônidas Dias, o Centro de Esporte e Lazer Velódromo passa a se chamar Velódromo Adir Luiz Romeo.
O espaço é localizado na rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1210, ao lado do Jardim Botânico, um dos principais cartões postais da capital. O homenageado faleceu em 4 de outubro de 2024, aos 66 anos de idade. A justificativa da proposição de Fachinello dizia: “Foi professor, técnico, atleta e administrador do esporte. Formou gerações de ciclistas e introduziu milhares de crianças e jovens no esporte”.
“Agradeço ao vereador e agora secretário municipal, Marcelo Fachinello, pela sensibilidade em propor essa justa homenagem. O professor Adir Romeo dedicou boa parte da sua vida ao ciclismo, promovendo e desenvolvendo essa modalidade em Curitiba, no Paraná e no Brasil. Levou o nome do nosso estado com orgulho para o país e para o mundo, deixando um legado que merece ser lembrado e celebrado por todos nós”, disse o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski.
“Durante trinta e quatro anos, Adir Romeo teve o seu trabalho profissional relacionado ao velódromo e diretamente ligado à história do esporte paranaense. Foi uma pessoa extraordinária, apaixonada pelo esporte, apaixonada pela vida”, complementou o vereador e coautor da proposta, Leônidas Dias.
FAMÍLIA - Estiveram presentes na cerimônia a esposa de Adir, Luciane Pontarolli Romeo, e o filho, Davi Romeo. “Essa homenagem é mais do que merecida, pela carreira e pela paixão que meu pai teve pelo esporte. Foram mais de 30 anos dedicados ao velódromo do Jardim Botânico, um espaço que só é o que é hoje porque ele acreditou, segurou as pontas e fez com que as pessoas enxergassem o valor. Eu sigo tentando continuar esse legado. Mas sei que ainda estou só começando", conta o filho.
ADIR ROMEU - Adir foi fundamental para o desenvolvimento, a divulgação e o fortalecimento do ciclismo no Paraná. Formado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1984, Adir atuou por muitos anos como servidor público, inclusive na Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, colaborando com importantes projetos e ações voltadas à promoção do esporte.
Ao longo de sua trajetória, participou de diversos campeonatos importantes, como o Mundial de Juniores em pista, campeonatos de estrada nos Estados Unidos, competições no Equador, Pan-americano no Rio em 2007, Olimpíada da Juventude em Singapura e a Copa do Mundo da modalidade, em Nova York e Austrália.
Adir Romeo também teve a honra de ser um dos condutores da Tocha Olímpica durante os Jogos Rio 2016, além de integrar a equipe técnica da Seleção Brasileira de Ciclismo na mesma edição. Foi treinador da seleção olímpica brasileira por quase uma década, entre 2001 a 2010, revelando talentos e representando com excelência o esporte nacional.
Em sua atuação no serviço público, teve papel fundamental na inclusão do ciclismo em competições como os Jogos Universitários e outras iniciativas oficiais no estado do Paraná, fazendo parte da equipe do Pedala Paraná, um dos programas do Governo do Estado dedicado ao ciclismo.