CURITIBA: Jogos Escolares do Paraná começam na capital paranaense 12/05/2022 - 23:05

Evento de abertura aconteceu na Praça Oswaldo Cruz
Evento de abertura aconteceu na Praça Oswaldo Cruz (Foto: Thiago Chas/Paraná Esporte)

A abertura da etapa de Curitiba dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) aconteceu nesta quinta-feira (12) no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, local muito tradicional para o esporte curitibano. As disputas iniciam nesta sexta-feira (13) e vão até o dia 21, quando serão conhecidos os atletas que irão competir na fase macrorregional.

O evento foi uma amostra do tamanho que tem a etapa curitibana, tendo mais de 100 escolas participantes e cerca de 3.200 alunos-atletas competindo, socializando e fortalecendo os valores morais inerentes à atividade esportiva. Os JEPS contam com oito modalidades, sendo elas atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, cantou o hino da capital paranaense ao lado da aluna Lú Talamini, finalista do concurso Canta Curitiba, e desejou uma excelente competição a todos os participantes. "Depois de dois anos sem podermos realizar os jogos escolares devido à pandemia, é com emoção que declaro aberta esta edição. Eu recebo com muito gosto todas estas meninas e estes piás das 102 escolas inscritas que vão competir em diversas modalidades. Que vençam os melhores, viva o esporte, viva Curitiba e viva os curitibinhas", concluiu Greca.

APRESENTAÇÕES
Na abertura dos jogos também aconteceram apresentações especiais. Além da Lú Talamini, que encantou com sua voz, mostraram talento as meninas da equipe brasileira pré-infantil de Ginástica, formada por atletas de Curitiba e que levou ouro no Campeonato Sul-americano que aconteceu na Colômbia.

Alunos da escola Footwork Patinação e Dança, ao som de Thriller, de Michael Jackson, fizeram uma apresentação de encher os olhos e que levantou os "curitibinhas" que lotaram a arquibancada do ginásio.

Em seguida, foi a vez do atleta de futebol freestyle, João Octavio, mostrar toda sua habilidade e malabarismo com a bola nos pés.

O grupo Tropical Funk, da Lótus Extreme - Escola de Dança e Centro Artístico, fechou as apresentações com um número de dança especial.

JURAMENTO E FOGO SIMBÓLICO
Os atletas que estão participando dos jogos também desfilaram na quadra do Ginásio e perfilados fizeram o juramento do atleta comandado por Isadora Tibucheski, atleta de Xadrez da Escola Estadual Júlio Mesquita.

Encerrando a festa, foi aceso o fogo simbólico dos jogos. A tocha foi carregada pelos atletas Victor Tavares, do parabadminton, Júlia Ricardo, da ginástica rítmica, e também por Mariana Hanggi, da escalada.

A programação completa do jogos está no site oficial dos JEPS.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte em conjunto da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba