Bolsistas Geração Olímpica e Paralímpica conquistam 70 medalhas no PARAJAPS 12/11/2021 - 12:52

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) disputados em Londrina, de 29 a 31 de outubro, marcaram o retorno das competições paradesportivas no Estado do Paraná e contaram com mais de 1600 pessoas envolvidas em sua realização (entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes). O Programa Geração Olímpica e Paralímpica foi representado por diversos atletas, alguns com experiência nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, como Giovane Vieira, Beatriz e Débora Carneiro, Tuany Barbosa, Mari Santilli e Daniel Jorge. Ao todo, foram conquistadas 70 medalhas, sendo 51 de ouro, 17 de prata e duas de bronze.

A edição deste ano reuniu 14 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, tênis de mesa, vôlei paralímpico e xadrez.

Atleta da natação, Tisbe de Souza conquistou três ouros nesta edição do PARAJAPS. Ela comentou sobre seu desempenho e sobre a importância da competição para o desenvolvimento técnico dos esportistas:
“É uma competição mais tranquila do que muitos de nós estamos acostumados. Porém, é muito importante ter uma competição paralímpica para que os atletas possam melhorar seu tempo, visto que ficamos bastante tempo sem competir. Consegui ir bem nas provas, bati o recorde da competição. Foi uma experiência importante e legal para essa retomada, encontrar pessoas”, avalia a medalhista.

Tisbe ressaltou a importância da competição para os atletas mais jovens e como o PARAJAPS marca o desenvolvimento do esporte paranaense. “Participo sempre do PARAJAPS, desde 2012 quando iniciei no esporte. É muito bom também ver o início de vários atletas jovens, pois para eles têm uma importância gigante. Acompanhamos, assim, a evolução do esporte”, finaliza Tisbe.

 
Confira todas as medalhas conquistadas pelos bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica


HISTÓRIA - Em sua 9° edição, os PARAJAPS são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e contam com o apoio das prefeituras e entidades que atuam com o paradesporto do Paraná.

O primeiro PARAJAPS aconteceu em 2012, no município de Londrina. Similar aos Jogos Abertos do Paraná, é destinado a adultos de todas as idades. Junto a outras ações voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência, possui como meta o engrandecimento do atleta. O Governo do Estado patrocina e subsidia toda a competição, é o único entre os jogos oficiais do Estado a oferecer alimentação e hotelaria gratuita aos municípios.

GERAÇÃO OLÍMPICA E SUAS CATEGORIAS – O maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do país é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia – a Copel. Dentro de seu regulamento, há sete categorias (divididas por faixas etárias, valores e características de competição): Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional e Internacional / Olimpo.

GALERIA DE IMAGENS

  • PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS
    PARAJAPS