Beach Rugby leva atletas de seleção para jogo de exibição no Verão Maior em Guaratuba 04/02/2020 - 09:46

Um dos esportes coletivos mais praticados no mundo foi uma das atrações, deste fim de semana, na estação do projeto Verão Maior em Guaratuba. Organizado pela Superintendência do Esporte em parceria com o Curitiba Rugby Clube, foi realizada duas partidas de exibição do beach rugby, modalidade que tem se popularizado em solo paranaense. Na sequência aconteceu uma clínica esportiva, onde os veranistas e moradores locais puderam conhecer os fundamentos e conceitos do rugby.

Ao contrário do rugby padrão, no beach rugby podem jogar entre cinco e sete jogadores por time mais três a sete reservas. O jogo é realizado em dois tempos de cinco minutos, em uma quadra 40x20, não há postes de gol, apenas o try é marcado, sendo que cada try equivale a um ponto. “Apesar de ser um esporte de impacto, de intenso contato físico, o rugby carrega muitos ensinamentos de valores e respeito entre atletas, adversários, arbitragem e torcedores, assim como existem modalidades como Tag ou Touch Rugby que são de pouco contato e podem envolver a família toda”, afirmou a professora e ex-atleta Leca Jentzsch.

De acordo com a profissional, apresentar o beach rugby no Verão Maior é uma excelente oportunidade das pessoas conhecerem melhor o esporte e de despertar o interesse por sua prática. “A Superintendência do Esporte tem valorizado muito a modalidade, assim como outros esportes que não tem tanto protagonismo, nos oferecendo espaços para fomentar sua prática”, declarou Leca, que encerrou sua carreira nos gramados em 2009, após conquistar quatro títulos estaduais.

Participaram do jogo de exibição jogadores que compõem as seleções paranaenses e brasileira, entre eles Adelso Junior, Adrian Adam, Ariel Torres, Douglas da Silva, Fábio Taverna, Guilherme Sumida, Guilherme dos Santos, Jonathan Vicoski, Leonardo Kossovski, Lucas Taverna, Vinícius da Silva, Yuri Schroeder, Gustavo Pereira, Alice dos Santos, Andressa Ledes, Anair Lajarin, Brenda Domingos, Bruna Ramos, Camila Gonçalves, Eduarda Santos, Eduarda Pionkevicz, Julia de Lima, Laryssa dos Santos, Letícia Baldo, Manuela Dutra, Maria dos Santos, Maysa da Silva, Noemi Furquim, Beatriz da Luz e Wanderleia Jentzsch. Destes 30 atletas 10 já foram bolsistas do Programa Geração Olímpica, maior projeto em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta.

Há oito anos defendendo as cores da sua cidade natal, o jogador curitibano Adrian Adam, que atua na terceira linha, está na transição da categoria juvenil para a adulta e é uma das revelações do Estado. “É fundamental divulgarmos o esporte em todos os cantos que pudermos, justamente porque sonhamos em popularizar o rugby, em formar profissionais preparados e qualificados em todas as categorias. Muito mais que profissionalizar atletas, o rugby é um esporte para se divertir”, frisou Adrian, bicampeão estadual dos Jogos da Juventude do Paraná e por dois anos consecutivos conquistou o 3º lugar com a Seleção Paranaense no Campeonato Brasileiro. 

Desde 2013, a pilar Camila Gonçalves compõe a Seleção Brasileira, e recentemente participou de uma série de treinamentos com a seleção principal na Nova Zelândia, visando uma melhor preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontece de julho a agosto deste ano.

A atleta foi uma das estrelas do jogo de exibição e enfatizou a importância da abertura que o rugby vem tendo em competições e eventos oficiais promovidos pelo Governo do Paraná. “Esse espaço é fantástico para as pessoas conhecerem um pouco mais do rugby, além de ser uma ótima maneira de divulgar o esporte, assim como para convidar as pessoas que frequentam o litoral a conhecer o rugby. Essa parceria com a Superintendência do Esporte é fundamental para divulgação da modalidade, que já muito praticada no Paraná e que vem revelando anualmente muitos atletas talentosos”, destacou Camila.

O Verão Maior é uma ação integrada do Governo do Estado, em parceria com os municípios do litoral, das praias de água doce no Noroeste e Oeste do Paraná, cujo objetivo é aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantindo saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.


COM/Verão Maior
Jaqueline Galvão
jaquelinefsgalvao@gmail.com
WhatsApp: (45) 9.9139-1005

GALERIA DE IMAGENS