Bárbara Domingos é campeã geral no paranaense de ginástica rítmica; Maria Eduarda Alexandre termina com três medalhas de ouro 22/05/2023 - 12:01

O Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica, sediado pelo Clube Agir, nas dependências da Secretaria de Estado do Esporte, chegou ao fim. O torneio aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio e foi organizado pela Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), em parceria com o Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
O grande destaque ficou para a participação de Bárbara “Babi” Domingos, atual campeã brasileira da categoria adulto, medalhista de ouro no Grand Prix de Thiais (França), bronze no Sofia World Cup (Bulgária) e na Copa do Mundo da Grécia, e também de Maria Eduarda Alexandre, campeã brasileira juvenil e finalista nas Copas do Mundo de Tashkent (Uzbequistão) e Baku (Azerbaijão).
Bárbara conquistou o ouro na modalidade fita e ficou com o título geral, enquanto Maria Eduarda ficou com o ouro no arco, na bola e nas maças, encerrando a competição com a segunda maior pontuação. Juntas, elas conquistaram todas as medalhas de ouro e prata no campeonato. Babi fez parte do programa em 10 edições e Maria em quatro oportunidades, entre 2019 e 2022.
Além das duas atletas que já foram contempladas pelo programa Geração Olímpica, também se destacaram Isadora Carnielli, bolsista do programa entre 2018 e 2022, que ficou com a terceira posição geral, após conquistar o bronze na fita e Samara Arcalá Sibin, contemplada em sete edições, que completou o pódio nas demais modalidades.
Cristiano Barros, diretor de esportes da Secretaria de Estado do Esporte, diz que a ginástica rítmica no Paraná sempre foi de excelência: “Um trabalho que já tem mais de 40 anos e agora, com o aprimoramento das nossas técnicas e os intercâmbios realizados, a gente vê excelentes resultados de atletas do Estado nas competições internacionais - como a Duda e a Babi. O Geração olímpica e paralímpica é uma consequência desse resultado que elas vêm conseguindo.
As inscrições da 12ª edição do programa Geração Olímpica e Paralímpica estão encerradas, com um total de 2.559 inscrições entre técnicos e atletas, sendo o maior número desde 2020. Os próximos passos serão de muito trabalho para a Comissão Estadual de Avaliação, que avalia as categorias Internacional, Técnico Formador e Formador Escolar e as Federações esportivas responsáveis pela classificação dos candidatos às vagas das categorias Estadual. Nacional e Técnico EAD.
A técnica de Bárbara Domingo, Márcia Naves, acredita que o mais importante foi alcançado: “A vaga olímpica vem da soma dos quatro aparelhos, por isso é importante ser uma ginasta estável, que faça uma excelente competição geral. O paranaense antecede o Pan-Americano, é um torneio bom para avaliar o que deu certo e o que deu errado, para ajustar e estarmos prontas para o próximo objetivo, que é nossa competição-alvo”.
Solange Martins Paludo, técnica da Maria Eduarda, considera a participação muito satisfatória. “Estamos de acordo com a planificação anual, numa crescente de desempenho. Foi um campeonato com os objetivos atingidos em um nível muito bom, contra adversárias de elite, de seleção brasileira. Ainda buscamos melhorias para nosso objetivo final, já estamos focadas no campeonato brasileiro”, conclui.
Já focado em atletas iniciantes (a partir de 8 anos), foi realizado o Torneio Elisabeth Laffranchi, em homenagem à precursora da ginástica rítmica no Brasil, Elisabeth Laffranchi, que ocupou o cargo de vice-presidente do Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica por quase duas décadas. "Neste torneio, a gente dá a oportunidade para as crianças se apresentarem pela primeira vez com a avaliação de um árbitro. Elas levam para casa o resultado da apresentação, para discutir com a treinadora e ver no que pode melhorar para ganhar, no futuro, uma nota melhor”, explica Márcia Aversani, presidente da FPRG.
Ao final da competição, Márcia reuniu as ginastas da categoria adulto para um feedback a respeito da arbitragem de todos os aparelhos. Essa troca é importante para as atletas que irão disputar o campeonato brasileiro e principalmente para o crescimento da ginástica rítmica paranaense. “O campeonato foi ótimo, de nível altíssimo. Um evento muito bonito com organização de excelência nacional. Ter duas ginastas de nível tão alto acaba elevando o nível técnico das demais atletas do Paraná. Foi uma preparação excelente para o campeonato brasileiro, que será em junho na cidade de Campo Grande”, adiciona.