Bárbara Domingos é a 1ª brasileira disputar final individual no Mundial de Ginástica Rítmica 28/10/2021 - 16:29

A paranaense Bárbara Domingos fez história no Campeonato Mundial de ginástica rítmica em Kitakytushu, no Japão.  Nesta quinta-feira, 28, a atleta e também bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica  se tornou a primeira atleta brasileira a chegar à final individual.

A ginasta do Clube Agir de Curitiba alcançou a nota de 69,800 nos aparelhos e avançou à decisão em 13º lugar. No Campeonato Mundial, apenas as 18 primeiras avançam para a final. “Estou me sentindo muito feliz. Não caiu a ficha ainda a respeito da importância desse resultado. É tudo muito novo, mas tenho a certeza de que é resultado de um trabalho muito intenso. Não só meu, mas de toda equipe técnica”, afirmou Bárbara para Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

No primeiro dia, a ginasta terminou na 11ª posição com apresentações nos aparelhos arco e bola. Durante a apresentação da fita, a paranaense arrancou aplausos com sua coreografia ao som de samba (20,500). Depois nas maças, Bárbara confirmou seu excelente momento com 22,500. Totalizou com a nota de 69.800 e garantiu a classificação para a final do individual geral.

O melhor resultado brasileiro fora obtido pela própria Bárbara no Mundial de 2019, em Baku, Azerbaijão. Naquele ano, a ginasta terminou a competição na 31ª posição. “O feito da conquista foi inesperado com as mudanças das regras, porque eram 24 meninas selecionadas e diminuiu para 18. Sabíamos que seria difícil pela maioria das meninas terem participado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. De 2019 para agora, é possível ver o amadurecimento e a mudança de postura da Bárbara como atleta. Um feito maravilhoso”, relatou mãe de Bárbara, Roseli de Fátima de Godoy Domingos.

Sob o comando da técnica Marcia Naves, Bárbara voltará a competir no sábado, às 2h30 (horário de Brasília). “A Bárbara vai brigar por medalha. As séries dela têm um grau de dificuldade alta, então, com possibilidade de nota alta. Contamos com a torcida de todos e energias positivas”, enfatiza Roseli.

GERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA - Desde 2012, Bárbara veste à camisa do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Atualmente, é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade de bolsa-atleta e conta com patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel. Bárbara iniciou na categoria escolar evoluindo para nacional, olimpo e internacional.

GALERIA DE IMAGENS