Atletismo é marcado por novos recordes 21/06/2019 - 19:00

Aquela máxima que diz que recorde foi feito para ser quebrado foi levada bem a sério pelos competidores do atletismo da 8ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS). Quem foi à pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL) nesta sexta-feira (21) acompanhou de perto uma série de quebras. Nem mesmo o forte calor no primeiro dia de inverno foi capaz de tirar o ímpeto dos atletas, que estabeleceram dezenas de novos recordes para a competição.

E não tem como falar dessa sequência de novos recordes sem citar Tuany Barbosa Siqueira, de Curitiba. A atleta de 26 anos participou de duas provas – lançamentos do disco (22,97 metros) e dardo (14,31 metros) F57 – e não teve muitas dificuldades para estabelecer novos recordes para a competição em ambas. “Estou muito feliz. São duas metas importantes que consegui cumprir”, contou. E a marca ainda pode melhorar, já que amanhã (sábado) ela ainda compete na prova de sua especialidade, o arremesso de peso, na qual ela é a atual segunda colocada no ranking sul-americano.

A performance em Londrina dá confiança para a atleta natural do Rio de Janeiro, que tem em mente voos maiores para a temporada. “É um resultado importante visando a preparação para o ParaPan. E tem o Mundial também, que estou tentando o índice”, lembrou Tuany, integrante da equipe IPPB Brasil Curitiba e é treinada por Fernando Barbosa de Oliveira.

Quem também fez bonito no quesito recordes quebrados foi a jovem Josiele Megenis Dias, de 17 anos, da pequena Querência do Norte. São dela agora os recordes no salto em distância – 3,35 metros – e 400 metros rasos – 1min53seg71 (classificação T36). “É uma felicidade enorme, por que tenho me esforçado muito nos treinos visando bons resultados. Quero agradecer muito ao meu técnico Eduardo Borsato e minha família pelo apoio”, disse.

Competindo há cinco anos, ela aguarda ansiosa a convocação para os Jogos ParaPan-Americanos do Peru, em Lima. “Estou muito confiante de que vai dar tudo certo. Venho de uma cidade pequena e ter a oportunidade de disputar uma competição como essa seria demais”, destacou a jovem, que é integrante do Bolsa Atleta, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A programação do atletismo prossegue amanhã (22), na UEL, com previsão de término das disputas na hora do almoço. A entrada é gratuita.

Os Jogos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Londrina.

Confira alguns dos novos recordes estabelecidos no atletismo dos PARAJAPS 2019

Emanuel Victor Siqueira (Curitiba)

Arremesso de peso – F37

Recorde: 12,77 metros