Atletas paranaenses contribuem para destaque brasileiro do Campeonato Sul-Americano Sub-23 03/10/2022 - 14:09

No último final de semana Cascavel recebeu o Campeonato Sul-Americano Sub-23 no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA). Foram mais de 270 atletas de 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Com 79 atletas, o Brasil contou com a maior seleção da competição e somou 462 pontos na classificação geral, sendo campeã ainda no masculino, com 223, e no feminino, com 239 pontos. Na classificação por medalhas, a seleção brasileira somou 57 conquistas, sendo 18 de ouro, 19 de prata e 20 de bronze.

Os atletas do Paraná contribuíram para a vitória da seleção brasileira na competição. Ao todo foram convocados 13 atletas do Paraná, sendo eles: Érica Geni Cavalheiro, Letícia Ruzilla de Paula, Gabriela de Freitas Tardivo,Gabriela Araújo Gil de Sá, Marya Izabella Botega Netto, Stefany Beatriz Navarro da Silva, Renan Correa Gallina, Vítor de Oliveira da Silva, Felipe Izidoro da Silva, João Carlos Percegona de Souza, Henrique Motta Frazão, Paulo Henrique Ribeiro e Gabriel Luiz Boza.

Um dos destaques do Sul-Americano foi o velocista Renan Gallina, de Maringá, que conquistou o ouro nos 200m com o tempo 20.15, e também a prata no revezamento 4x100m com Lucas Gabriel Antunes, Lucas Rodrigues Silva e Erik Felipe Cardoso. Além de ter sido recordista na prova dos 200m, Renan conseguiu o índice para o Mundial de Budapeste, na Hungria.

Estreando na seleção brasileira e no Campeonato Sul-Americano, Marya Izabella Botega, de 19 anos, ficou com a medalha de ouro no lançamento do disco (47,59 m).

Na marcha atlética, Paulo Henrique Ribeiro, nascido em Pitanga, mas atualmente treinando em Santa Catarina, conquistou o ouro nos 20.000m com o tempo de 1:29:53.

Gabriel Boza, nascido em São José dos Pinhais conquistou a prata no salto em distância com a marca de 7,60m . Atualmente Gabriel treina em São Paulo, mas ainda compete nos Jogos Abertos do Paraná.

"Tivemos 11 países de um total de 13 que integram a área. É sempre um desafio fazer um Sul-Americano fora do eixo Rio-São Paulo, foi a primeira vez que veio para o Panará, no Centro de Treinamento em Atletismo de Cascavel. Mas vimos bons resultados e um destaque, inclusive, além do Brasil e dos nossos atletas, para a equipe da Argentina que teve oito recordes argentinos e 18 PBs, algo que não acontecia há 30 anos", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

Acrescentou que a parceria entre a CBAt, a Federação Sul-Americana, o município de Cascavel e o Governo do Estado do Paraná é um modelo a ser seguido para descentralizar e fomentar o atletismo.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO

O Campeonato Sul-Americano Sub-23 é uma competição, realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC).