Atletas de ponta inspiram os alunos na abertura da fase regional do JEPS em Curitiba 22/05/2019 - 13:40

A capital recebeu os alunos-atletas que disputarão a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) em uma inspiradora cerimônia de abertura nesta terça-feira (21). O Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na praça Oswaldo Cruz, foi o palco de uma festa de ritmos, luzes, cores e vibração.

A banda Operários Dub abriu o palco com músicas com letras que pensam a sociedade, construídas num som que é uma variante do reggae e de outros ritmos populares. O grupo de dança Ong Origem Dance misturou passos de street dance, jazz e funk em quatro apresentações curtas e intensas. Heitor Rosseto mandou um beat box que pareceu ocupar o ginásio todo, mesmo estando sozinho no meio da quadra. Depois as garotas da GetFlex fizeram uma apresentação cheia de surpresas que arrancou exclamações do público, composto pelos alunos-atletas, professores e familiares.

Grupo de ginástica artística GetFlex fez uma apresentação cheia de surpresas, misturando trocas de roupa, adereços e muita simpatia que encantaram o público. Foto: Amanda Iargas/SEET.

O contingente de cada escola entrou carregando seu nome e bandeira. Já sentindo o gostinho da quadra a energia aumentou ainda mais quando o tenista cadeirante Cristiano Brito, 23º lugar no ranking brasileiro no esporte, tocou o hino nacional em um solo de guitarra.

O momento do juramento reforça o espírito esportivo da competição, e o compromisso de uma competição limpa e saudável, como enfatizou a aluna-atleta Maria Clara Fregati Rezende, 14, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, responsável por sua condução.

Todas as luzes do ginásio se apagaram. Cada aluno-atleta, professores e convidados acenderam seus celulares e criaram um céu estrelado dentro do próprio ginásio. No meio de tantas estrelas, o fogo simbólico foi carregado por atletas de ponta, inspirando a cada um destes alunos-atletas a seguirem buscando a vitória, ultrapassar seus próprios limites, a conquista de seus sonhos a descoberta de novas possibilidades.

O ginásio se enche de luzes para recepcionar o fogo simbólico na abertura da fase regional dos 66º JEPS em Curitiba. Foto: Amanda Iargas/SEET.

Laryssa Fróis, da seleção brasileira sub 20 de marcha atlética, Vitor Tavares, campeão panamericano de Para-badminton e Thais Fidélis da seleção brasileira de ginástica artística, 3º lugar na Copa do Mundo da modalidade tiveram a honra e a responsabilidade de levar o fogo até a pira.

Atletas de ponta carregaram o fogo que representa o espírito esportivo.

Atletas de ponta carregaram o fogo que representa o espírito esportivo. Foto: Amanda Iargas/SEET.

Autoridades - A fase regional dos JEPS na cidade é realizada em parceria com os Jogos Escolares de Curitiba. Assim a competição foi oficialmente aberta em um declaração conjunta de representantes de três esferas: do governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Autoridades oficializam a abertura da competição, realizada em parceria entre o governo do estado e do município.

Autoridades oficializam a abertura da competição, realizada em parceria entre os governos do estado e do município. Foto: Amanda Iargas/SEET.

O diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, ressaltou que cada real investido no esporte correspondem a cerca de três reais economizados na área de saúde. “Esporte é saúde, é integração, é educação, é segurança. Que os pais presentes possam ter muito orgulho dos seus filhos fazerem parte disso”.

Emílio Antonio Trautwein, secretário municipal do esporte, lazer e juventude, agradeceu aos técnicos e professores diretamente envolvidos com a organização da competição e com incentivo da prática de atividades esportivas nas escolas. Aos alunos, disse que “o esporte nos proporciona muito, o esporte nos leva longe. Com essa amizade toda, vocês mudam e transformam o mundo” e incentivou a competirem com garra, mas com paz. Para o vereador Pier Petruzziello, o esporte representa o futuro e Curitiba, como uma cidade inovadora, não pode deixar de investir nessa área.

Sobre a competição - Os jogos são realizados desta quarta-feira (22) até o dia 30 de maio e contam com alunos de 107 escolas. Serão oito modalidades esportivas divididas nas categorias feminina e masculina e nas faixas etárias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Duas modalidades, atletismo e futsal contam ainda com a disputa paradesportiva, da qual participam 10 instituições.

A fase regional de Curitiba dos 66º Jogos Escolares do Paraná é realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. A competição ocorre simultaneamente com os 46º Jogos Escolares de Curitiba, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).

Confira a programação completa clicando aqui.

Para mais informações da Esporte Paraná, acesse:
facebook.com/EsporteParaná
instagram.com/esportepr

Para mais informações dos JEPS, acesse:

Amanda Iargas/JEPS
iargas.amanda@gmail.com