Atletas da seleção brasileira de futebol de cegos treinaram na sede da Secretaria de Estado do Esporte 08/04/2024 - 10:47

Na última semana, os atletas do Projeto Maestro da Bola utilizaram a sede da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em Curitiba, para preparação física. O objetivo é que o time chegasse 100% para a disputa do Regional Sul-Sudeste de Futebol de Cegos, que começa hoje (8), no município de Cachoeirinhas, no Rio Grande do Sul.

A equipe é formada por 10 atletas – alguns somam passagens pela Seleção Brasileira da modalidade. Jeferson da Conceição Gonçalves, mais conhecido como Jefinho, é um exemplo de atleta que atua na Seleção de Futebol de 5, exclusiva à deficientes visuais. Em mais de 20 anos de carreira, ele foi eleito melhor do mundo (em 2010), tricampeão mundial, tetracampeão paralímpico e pentacampeão pan-americano.

“Viemos aqui para a semana de treinamentos pré-regional. A expectativa é a melhor possível, é importante para a gente iniciar o ano com o pé direito, conquistando o Regional Sul-Sudeste, que é a competição que abre o calendário”, afirma Jefinho.

O atleta, natural da Bahia, foi bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em três oportunidades, entre 2021 e 2023. O programa do Governo do Paraná concede bolsas financeiras para técnicos, atletas de alto rendimento e também para aqueles que estão começando, com o intuito de revelar novos talentos.

“Isso mostra a visão que eles têm do esporte, ainda mais do esporte paralímpico, e mostra a importância que dão para o atleta. Uma estrutura como essa aqui, de academia, de fisioterapia, faz com que a gente chegue ainda melhor preparado nas competições e, sem dúvida, abre portas ainda maiores para o nosso esporte e para o esporte paralímpico em geral”, adiciona.

Outro jogador da seleção que foi contemplado pelo GOP (em 2022 e 2023) e participa do período de treinos é o pinhaense Tiago Paraná, bicampeão paralímpico e tricampeão pan-americano. “A gente já começou com os trabalhos de 2024 em dezembro do ano passado, do meio para fim de dezembro. Nosso objetivo no Maestro da Bola é ganhar o Regional Sul-Sudeste e depois concentrar na seleção e brigar pelo hexa das Paralímpiadas em Paris”, diz.

Sobre o apoio do Governo do Paraná, Tiago acredita que tanto o Maestro da Bola quanto o Geração Olímpica e Paralímpica ajudam o esporte a crescer. “É algo que deixa a gente tranquilo para trabalhar, para treinar e nos concentrar só dentro de quadra mesmo. Essa questão de apoio do governo é essencial para o atleta”, finaliza.

O treinador Josinaldo Costa, mais conhecido como ‘Bamba’, é o responsável por comandar a equipe no torneio que vem pela frente. “Só temos a agradecer ao projeto Maestro da Bola, que trabalha com muitas crianças, tanto no convencional como também no adaptado. Só ajuda a modalidade a crescer, não só do futebol de cegos, mas o goalball, o judô, a natação, a bocha”, completa.

A equipe comandada por Bamba é formada por 10 atletas, sendo 8 com deficiências visuais - os dois goleiros enxergam, além da comissão técnica, que vem duas vezes por ano à capital paranaense participar das fases de treinamento.

MAESTRO DA BOLA - Criada em 31 de agosto de 2017, a Associação Maestro da Bola é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu do sonho do pentacampeão mundial de futebol Ricardinho de oportunizar e incluir desportivamente crianças e adolescentes (em condições de vulnerabilidade), deficientes e todos aqueles que necessitem de inclusão perante a sociedade.

Com atuação nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Vera Cruz D’Oeste, Diamante D’Oeste (aldeias indígenas), Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, Guaíra, Londrina, Irati e Mundo Novo (Mato Grosso do Sul. Com mais de 3 mil alunos, a Associação tem como visão inspirar a sociedade a adotar o esporte como filosofia de vida, promovendo a excelência na formação de valores e contribuindo no desenvolvimento do esportista e, principalmente, do cidadão.