Atividades esportivas e de recreação viram hits no Verão Maior Paraná com mais de 310 mil atendimentos 11/01/2023 - 08:41

Aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos. Estas são algumas das atividades oferecidas pela Secretaria de Estado do Esporte no Verão Maior Paraná. Elas são ofertadas gratuitamente no Litoral e na Costa Noroeste do Estado, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Nas primeiras semanas de ações, de 26 a 08 de janeiro, foram registrados 313.861 atendimentos.

São seis pontos fixos no Litoral, nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, três equipes itinerantes, além de outros dois postos fixos no Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Os postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. As quadras ficam à disposição da comunidade, que pode emprestar os equipamentos necessários. Há, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes.

Todas as atividades são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação, que passaram por uma capacitação para melhor atender os veranistas e a comunidade litorânea.

Entre as atrações com maior número de participantes estão as atividades de palco, que englobam as aulas de dança, ginástica e demais interações. De acordo com o professor de Educação Física, coordenador do posto fixo em Guaratuba, Rafael Borges, a realização de atividades como aulas de dança e ginástica tem grande importância para a saúde e o bem-estar. ‘’As atividades de palco, além de contribuírem com a coordenação motora, mobilidade e condicionamento cardiovascular, proporcionam alegria e liberam hormônios como a endorfina e a serotonina, que causam sensação de bem-estar e satisfação’’, explica.

Para o profissional de Educação Física e um dos responsáveis pelas atividades de palco, Victor Volpato, as coreografias de dança e a ginástica são pensadas para todas as idades. “Mesmo estando de férias, as pessoas procuram meio de se divertir e a dança é um ótimo caminho para que todos, inclusive crianças, adultos e idosos consigam participar e a forma mais lúdica é fazendo coreografias onde, facilita a possibilidade de idosos participar, porque é um público que gosta muito de dançar”, comenta.

O secretário do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, avalia positivamente o início das atividades. "O litoral está muito movimentado. Era o que nós esperávamos, trabalhamos durante seis meses de planejamento para atingirmos, agora na segunda semana, mais de 310 mil atendimentos. O esporte está dando exemplos, mas todas as estruturas do governo, forma irmanada e de forma planejada, estão recebendo muito bem o cidadão paranaense e o turista. Agora com os shows acontecendo, temos uma estrutura completa e muito segura para receber os veranistas" finaliza.

Além da programação contínua, o Verão Maior Paraná contará com eventos esportivos nos fins de semana, como os Jogos de Aventura e Natureza, Cross Games, Campeonato Paranaense de Beach Soccer, apresentações de BMX Freestyle, apresentações de Wheeling e outros campeonatos ao longo da temporada.

Confira a programação diária dos postos fixos:
8h30 – 11h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material
8h30 – 9h15: Caminhadas
8h30 – 11h45: Torneios com inscrição
9h30 – 10h30: Recreação infantil
10h30 – 11h: Mexa-se (atividade de palco)
11h – 11h15: Torneio relâmpago

15h – 18h45: Muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material
15h30: Torneio relâmpago
16h – 17h: Recreação infantil
17h30 – 18h: Danças e ritmos
18h – 18h45: Ginástica Verão

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e do Sicredi, com o apoio da Fecomercio/SESC e das prefeituras municipais.