Alegria e disposição marcam a abertura dos Jogos da Integração do Idoso em Guaratuba 19/10/2021 - 11:15

Na noite desta segunda-feira (18), Guaratuba foi tomada por momentos de alegria, descontração e disposição. O Ginásio de Esportes Governador José Richa recebeu a cerimônia de abertura da 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDOS).

A cerimônia foi marcada por apresentações circenses e danças. A pira olímpica foi acesa e conduzida pelos atletas John Haste, de 77 anos, e Relindes Haste, de 80 anos, que já participaram da competição diversas vezes.

Confira o Boletim Informativo com a programação do evento

Na ocasião, estiveram presentes o Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Helio Wirbiski, a Superintendente de Ação Solidária, Cristina Ricordi, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, o prefeito de Mercedes, Laerton Weber, e demais autoridades.

O Superintendente Geral do Esporte, Helio Wirbiski, expressou sua felicidade em receber os idosos no litoral paranaense. "Para mim é uma honra estar num evento tão emocionante como esse, que conta a história de todas as famílias do Paraná. Espero que vocês aproveitem e vivam grandes momentos durantes esses Jogos. Estamos muito felizes em recebê-los aqui em Guaratuba e em Pontal do Paraná. São mais de 1000 idosos que vieram praticar esporte e nos dar a honra de estar aqui no litoral do Paraná", comentou.

Durante o dia, a equipe realizou a avaliação física dos participantes, além da caminhada da saúde, de jogos de salão e de oficinas de ritmo. Para isso, foi ofertada uma capacitação aos profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios do Estado do Paraná.

EXPOSIÇÃO – Durante a abertura, o Centro de Memória do Esporte apresentou a exposição “Integração da Terceira Idade Paranaense”, contando a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, com homenagens a três atletas: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy.

JIIDOS – Os Jogos da Integração do Idoso (JIIDOS) têm como objetivo estimular a participação, o prazer e a ludicidade por meio de atividades esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração, garantindo melhor qualidade de vida aos idosos.

Esta edição reúne 32 municípios, representados por cerca de 1200 participantes, sendo 888 atletas e 312 pessoas entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores.

Além dos jogos disputados nas modalidades de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, os participantes ainda contam com uma programação especial com karaokê, baile à fantasia, festival de carteado, entre outras atividades.

O evento ofertará oficinas para os idosos que estão iniciando a prática nestas modalidades esportivas. Para isso, os Jogos terão sede em dois municípios, Guaratuba e Pontal do Paraná, sendo que no primeiro serão realizadas as competições e neste último as oficinas.

A festa de encerramento dos Jogos da Integração do Idoso acontecerá no próximo sábado (23), às 14h no Ginásio Governador José Richa, em Guaratuba.

BIOSSEGURANÇA – A abertura dos JIIDOS foi realizada seguindo todos os protocolos de biossegurança. Todos os participantes estão vacinados com as duas doses e testaram negativo para a Covid-19. Respeitando os protocolos, o evento não foi aberto ao público.

Os Jogos da Integração do Idoso são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com apoio da Prefeitura de Guaratuba e Pontal do Paraná.

Assista, na íntegra, como foi a abertura da 15ª edição dos JIIDOS, em live realizada pela TV Litorânea