Alegria e abraços marcam a abertura dos XIV Jogos da Integração do Idoso em Guaratuba 13/08/2019 - 12:10

Na noite dessa segunda-feira (12.08), Guaratuba foi inundada por sorrisos. Em uma festa cheia de cores, danças e vibração, o Ginásio de Esportes Governador José Richa recebeu a cerimônia de abertura dos XIV Jogos da Integração do Idoso. São 12 cidades representadas por  cerca de 600 atletas. Além dos jogos, disputados nas modalidades de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, os participantes ainda têm uma programação especial de eventos, com baile a fantasia, bingo dançante e festival do carteado.

Apresentações de dança animaram a cerimônia. Foto Amanda Iargas.

Depois do tradicional desfile de entrada, as delegações trocaram abraços e presentes, cada um trazendo um produto típico da sua cidade. Apresentações tiveram danças regionais, como a flamenca e bumba meu boi, e músicas que marcaram época, como Ele é o bomGirls just want to have fun  YMCA. Ao final, todos invadiram a quadra em uma mistura de dança, abraços, alegria e poses para fotos.

O atleta Angelo Ranalli, 81 anos, o mais velho da delegação de Guaratuba e campeão da modalidade de damas em 2016, foi quem acendeu o fogo simbólico. Para ele, o fogo representa vários sentimentos acolhedores que fazem relação com o espírito esportivo: “a luz de esperança que desperta, reaviva ideais, sonhar com o futuro e ser cada vez mais uma pessoa iluminada. Também representa o amor, o fogo aquece e reúne, é lar e família”. Muito animado em participar novamente dos jogos, disse que não se deve dar importância à idade, aos números, e sim à qualidade de vida, à comunicação entre as pessoas, saúde e amizades.

Fogo simbólico foi aceso pelo jogador mais velho da delegação da cidade sede. Foto: Amanda Iargas.

Os Jogos da Integração do Idoso foram criados em Guaratuba e desde então a cidade é sede da competição, que está em sua 14ª edição. Alexandre Polati, secretário municipal de esporte e lazer disse que o esporte é fundamental na vida de todos, e ainda mais significativo em idade avançada, já que os índices demonstram que os idosos que praticam esporte tem menos problemas de saúde, uma qualidade de vida muito melhor, têm mais ânimo para viver. “O esporte realmente transforma a vida deles e isso é muito importante para nós como cidadãos e como gestores também”, afirmou.

“Cada dia estamos mais longevos e não só a medicina evoluiu, a área de medicamentos, mas um dos grandes motivos de vivermos mais é o próprio esporte”, disse o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski. E como forma de incentivar que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida e cuidem da saúde por meio do esporte, Wirbiski anunciou que o governo pretende trazer o dobro de participantes para a competição no próximo ano, com uma etapa adicional em Praia de Leste, além da tradicional etapa de Guaratuba.

O diretor-presidente lembrou ainda que, segundo o governador Ratinho Junior, o melhor plano de governo é emprego e renda. Dessa forma, o governo do estado quer fazer reagir algumas regiões que estariam em baixa temporada, como é o caso do litoral agora em agosto e em outubro, meses em que a região recebe também os Jogos de Aventura e Natureza, com 29 modalidades e cerca de 2mil atletas, movimentando a economia local.

Confira o álbum completo de fotos na nossa página do Facebook.

Amanda Iargas

iargas.amanda@gmail.com