Adrenalina e perrengues selam amizades com um bocado de lama na Trilha de Jipes 11/08/2019 - 00:10

Ronco dos motores cortando a mata, lama voando, atolamentos. O que esse povo gosta mesmo é de desafio, sentir o cheiro do mato, o solavanco da trilha e a emoção a cada atoleiro deixado para trás. 23 jipes carregando 58 corações aventureiros passaram pela Trilha da Butuca, em Pontal do Paraná nesse sábado (10.08) nos Jogos de Aventura & Natureza. Como modalidade de apresentação, ou seja, não competitiva, o espírito é de comunidade. De vez em quando um jipeiro fica atolado numa zona de terra mais fofa e precisa de uma mãozinha. Na verdade, um cabo forte e um pouco de tração. Mas logo já vai todo mundo seguindo o caminho. E tem sujeira mas tem banho também. É só passar no alagado e a lama diminui um pouco. Bem pouco.
 
A modalidade de Trilha de Jipe fez o percurso da Butuca, em Pontal do Paraná

Modalidade de Trilha de Jipe fez o percurso da Butuca, em Pontal do Paraná. (Foto: Amanda Iargas/Esporte/Paraná)

 
Um dos jipeiros mais velhos e ex-presidente do Jipe Clube de Curitiba, Joselito Voltolini, contou que, apesar de já ter feito várias trilhas, essa é a primeira vez na Trilha da Butuca. Foi em 1996 a primeira vez que andou de jipe e, de lá pra cá, não largou mais. “Já tentei outras coisas mas tem que ser o jipe, o jipe ‘tá’ na veia”. E quase ninguém vai para trilha sozinho, cada jipe leva uma família.  “O mais importante é o companheirismo, o grupo, a diversão é tudo!” falou Voltolini. Quando as crianças crescem, acabam entrando na brincadeira dos adultos. Agora Joselito leva a esposa e o filho pequeno no seu jipe, enquanto a filha, Daniele Voltolini, segue a ‘trilha’ do pai abrindo seu próprio caminho dentro do esporte.  “Antigamente quase não víamos mulheres na trilha, mesmo acompanhando seus maridos. Acho que isso ocorre em todos os esportes automobilísticos. Agradeço muito por ter um pai que foge a regra e que fazia questão muitas vezes que eu fosse pra oficina junto com ele”, contou Daniele. 
 
A modalidade de Trilha de Jipe fez o percurso da Butuca, em Pontal do Paraná

Daniele Voltlini se apaixonou pelo esporte por influência do pai, Joselito. Hoje a família toda faz trilhas. (Foto: Amanda Iargas/Esporte Paraná)

 
O atual presidente do clube, Allan Chimentão, disse que o esporte une a família, sela amizades, cria companheirismo. Neste sábado ele estava na trilha na companhia da esposa e dos dois filhos. Para ele, a parte mais divertida é “puxar cabo, atolar. E o churrasco depois”, brincou. No caso de Allan, a paixão pelo off road começou já na infância. Ele e o irmão, Anselmo, andavam de moto com o pai e o tio nos arredores da chácara da família. Os dois têm uma loja de carros em sociedade e, quando começaram a andar de jipe, gostaram tanto que passaram a comercializar apenas esse tipo de veículo. Eles vivem nas trilhas, já fizeram várias em todo o Brasil, inclusive a que é considerada a mais pesada, a trilha do Telégrafo. Em 29 horas eles completaram o percurso, que pode durar vários dias. 
 
A modalidade de Trilha de Jipe fez o percurso da Butuca, em Pontal do Paraná

Jipeiros encaram trechos difíceis e atolamentos como desafios divertidos. (Foto: Amanda Iargas/Esporte Paraná)

 
“O mais difícil é quando o carro quebra, aí não tem como, ou você se vira com parafuso, alicate e arame, o que você tem na mão, ou você tem que pedir ajuda para alguém vir te puxar. Mas o legal é você conseguir arrumar e tirar o carro do lugar”, contou Allan. Para quem quer se meter no mato dentro de um 4x4, mas tem receio, Anselmo explicou que a pilotagem em trilha não tem segredo, é só prestar atenção no jipe que vai na frente, manter a trajetória. Mas e o primeiro jipe? “Aí é arriscar, precisa de coragem!”  
 
Os Jogos de Aventura & Natureza são realizados pelo Governo do Estado do Paraná por meio da Esporte Paraná. A competição acontece em cinco etapas entre agosto e dezembro, sediada por 26 cidades. O objetivo é movimentar cada região e incentivar o turismo.
 
Amanda Iargas
iargas.amanda@gmail.com
Jogos de Aventura e Natureza
 

GALERIA DE IMAGENS