A 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná está começando! 05/05/2023 - 17:42

O JEPS é uma competição que reúne estudantes-atletas de todo o estado e promete agitar o cenário esportivo paranaense nos próximos dias. Os jogos serão divididos em três etapas regionais, sendo a primeira delas realizada entre os dias 5 e 10 de maio. A Regional de Curitiba acontecerá entre os dias 11 e 21 de maio, enquanto a terceira, a Regional 2, será realizada entre os dias 19 e 24 de maio. Estudantes de diversas modalidades esportivas terão a oportunidade de competir, se divertir e mostrar todo o seu talento nas quadras e campos do estado.

No ano passado, a delegação paranaense fez sua melhor participação da história nos Jogos da Juventude, ao conquistar 82 medalhas (37 ouros, 18 pratas e 27 bronzes), fazendo com que o Paraná se consagrasse o grande campeão da competição.

O resultado positivo também se deu nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), que aconteceram em novembro, no Rio de Janeiro. A delegação paranaense contou com 283 participantes e conquistou 107 medalhas (34 ouros, 31 pratas e 42 bronzes), ocupando o 2º lugar no quadro de medalhas.

O secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski, afirma que os Jogos Escolares do Paraná são os jogos de maior significado da grade esportiva da Secretaria de Estado do Esporte. “Pela formação de milhares de crianças por meio do conceito que o esporte traz, de saúde,  disciplina, e principalmente da prática esportiva. Talvez muitos não se tornem grandes atletas, mas com certeza serão grandes cidadãos, protegidos pela educação e pelo esporte. Dessa forma, damos abertura ao JEPS, com muito envolvimento de professores e com o apoio das famílias dos participantes. Parabéns a todos que iniciam hoje essa grande disputa”, completa o secretário.

Baseado no propósito de formar atletas com potencial para conquistar resultados nacionais e internacionais, o JEPS reuniu, em 2022, mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, participando das disputas nas modalidades futsal, basquetebol, voleibol, handebol, xadrez, atletismo e tênis de mesa.

Márcia Tomadon, Supervisora do Esporte Escolar, conta que a expectativa é enorme para a edição de 2023, por conta do elevado número de inscrições. “Só Curitiba tem quase 5 mil atletas e dirigentes inscritos. As outras 16 regionais também estão surpreendendo - mostra que a pandemia ficou para trás e todos estão apostando em eventos esportivos como os Jogos Escolares”, conclui. O aumento no número de inscrições, comparado ao ano anterior, foi maior que 15%.  Nas primeiras 17 regionais, são cerca de 30.000 participantes, somando atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem e equipes de apoio, mostrando a confiança da comunidade nos eventos esportivos do Paraná.

O JEPS vai além dos aspectos educativos e esportivos, buscando também a promoção da inclusão social nas várias regiões do estado. O evento proporciona intercâmbio e reflexão sobre a importância do esporte, com o objetivo de situar a escola como centro cultural, esportivo e educativo da comunidade. Além disso, os jogos surgem como uma oportunidade de desenvolvimento global dos alunos, com foco na integração social, principalmente dos alunos com deficiência (ACD), facilitando sua relação com o meio.

Os jogos são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.